A Guia da Previdência Social é um documento que tem como finalidade fazer o recolhimento de contribuições previdenciárias. A questão é que em muitas empresas, a dúvida de como calcular a GPS corretamente ainda é muito recorrente.
Pensando nisso, resolvemos escrever esse artigo ensinando como calcular a GPS de uma forma fácil e descomplicada! Aprenda para nunca mais errar!
O que é Guia da Previdência Social?
Como mencionamos acima, a Guia da Previdência Social é um documento que visa recolher as contribuições previdenciárias relacionadas aos colaboradores de uma determinada empresa.
Todas essas contribuições são encaminhadas para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que, por sua vez, tem a função de assegurar os benefícios de aposentadoria, salário-maternidade, auxílio doença, pensão por óbito e outros benefícios do tipo.
Para fazer o recolhimento correto da GPS, o cálculo deve ser feito mensalmente com base na Folha de Pagamento dos funcionários. Isso quer dizer que o valor pode variar de acordo com o quanto foi pago para os colaboradores.
Nos casos em que a Guia da Previdência Social é recolhida fora do prazo, a empresa é punida com o pagamento de juros e multas. Sendo que o juros é equivalente à taxa Selic, e a multa é equivalente a 0,33% por dia de atraso, tendo como limite, 20%.
Já nos casos em que a Guia da Previdência Social é preenchida erroneamente, é possível recalcular fazendo uma retificação, por meio de um pedido de RetGPS pelo Portal eCac, o Centro Virtual de Atendimento. Isso quer dizer que não é preciso comparecer à Receita Federal.
Como calcular a GPS?
Embora alguns detalhes tenham que ser levados em consideração na hora de fazer o cálculo da Guia da Previdência Social, não é tão difícil quanto parece, basta ter atenção e seguir corretamente o passo a passo que iremos mostrar aqui.
Em primeiro lugar, você precisa saber que o cálculo é feito com base no valor bruto total do salário registrado na folha de pagamento dos colaboradores. Ou seja, o responsável deve levar em consideração os valores de horas extras, faltas, atrasos, saídas antecipadas etc.
Cada valor mencionado na folha de pagamento fará diferença na hora de calcular a Guia da Previdência Social e, por isso, nada deve ser esquecido ou desconsiderado, nem mesmo benefícios como vale-alimentação, plano de saúde, vale-transporte ou outros.
Para facilitar o processo, o cálculo pode ser realizado de forma online por meio do site da própria Receita Federal, ou por telefone. No caso do cálculo feito por telefone, basta ligar no Central 135 e seguir as instruções passadas.
Por outro lado, para fazer o cálculo pelo site, o passo a passo é o seguinte:
- Acesse o site de Sistema de Acréscimos Legais – SAL
Esse site permite que sejam feitos os cálculos de Guia da Previdência Social estando ela em atraso, ou não.
- Escolha um dos módulos disponíveis
Os módulos disponíveis no site são: Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999, Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999 e Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos.
- Depois de escolher o módulo, insira o número do PIS/PASEP do trabalhador.
- Digite o texto solicitado para provar que você não é um robô
- Clique no botão “confirmar”
- Insira todos os dados solicitados na página que abrir
- Por fim, acesse sua Guia da Previdência Social
Pronto, depois é só imprimir a Guia com o cálculo já feito automaticamente pelo Sistema de Acréscimos Legais !