headcount

headcount: o que o profissional de RH precisa saber?

O uso de métricas e indicadores é importante em qualquer setor de uma empresa. Isso porque, é somente por meio deles que é possível traçar metas e acompanhar o desempenho da organização de forma organizada e realista. Além disso, eles possibilitam entender o que pode ser melhorado. Para os Recursos Humanos, uma métrica muito importante é o headcount.

Se você trabalha com gestão e ainda não conhece este termo, veja esse artigo e entenda a importância dele para o RH!

O que é Headcount?

Headcount é um termo muito usado principalmente pelo setor de Recursos Humanos. Em sua tradução literal, ele significa “Contagem de cabeças” e, na realidade, é basicamente isso o que ele representa. Em resumo, Headcount se refere à quantidade de colaboradores de uma empresa.

O Headcount pode ser referente à empresa como um todo, mas também pode ser utilizado para a contagem de colaboradores de um setor em específico, ou de uma equipe, área, unidade da empresa etc.

A quantidade de pessoas que trabalha em uma empresa é um dos indicadores mais importantes paro o RH, pois é por meio desse número que o departamento pode identificar a demanda de funcionários da empresa em relação ao mercado de trabalho. Além disso, a métrica é muito utilizada na hora de atrelar aos planejamentos financeiros e de gestão.

Sendo assim, o Headcount pode ser definido como uma métrica ou indicador que tem como função alinhar as metas e objetivos da empresa com a quantidade de funcionários necessários para atingí-los. E também, é um excelente indicador para que o RH consiga trabalhar estrategicamente no dia a dia.

Podemos dizer então, que essa métrica é usada para delimitar o número de funcionários de forma inteligente para então, melhorar a qualidade do trabalho e economizar nos gastos desnecessários. Afinal, ao medir o Headcount e analisar outros indicadores da empresa, é possível entender se a empresa está ou não, com a quantidade adequada de colaboradores trabalhando.

É importante lembrar que analisar a quantidade de funcionários de forma isolada não é promissor. Por isso, deve-se sempre atrelar a outros números que façam sentido para que você encontre o que precisa para tomar ações estratégicas na gestão dos colaboradores e da empresa.

Como medir a quantidade de funcionários?

Calcular a quantidade de funcionários de uma organização não é tão difícil, na verdade é simples e rápido de ser feito. Para fazer o cálculo basta contar a quantidade de funcionários que trabalham na empresa, lembrando de incluir todos eles na soma.

Embora essa soma seja muito simples de fazer, é preciso se atentar a qual estratégia de crescimento o Headcount estará atrelado. Isso porque, ao saber qual é a estratégia de crescimento, fica muito mais fácil distribuir a quantidade de funcionários entre cada departamento ou setor.

Então, antes de realizar qualquer admissão de funcionários, o departamento de RH deve ter em mãos este número e também, a estratégia que será usada para que a empresa atinja suas metas. Desta maneira nenhuma contratação equivocada ou até mesmo, desnecessária, será feita.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: