HR Tech: o que é e por que são fundamentais?

Com a tecnologia se desenvolvendo a todo vapor, as empresas são muito favorecidas com soluções e sistemas para otimizar todos os setores. As HR Tech, por exemplo, são empresas voltadas para otimizar os processos do setor de Recursos Humanos a partir de tecnologias que automatizam e digitalizam processos da área.

Como as HR Tech ajudam o setor de RH?

Todos nós podemos ver na prática, as vantagens que as tecnologias trazem para as pessoas e para as empresas. Com o passar do tempo, cada vez mais o acesso a essas tecnologias é facilitado e se torna mais abrangente.

As HR Tech são empresas de tecnologia que visam solucionar as dores do setor de Recursos Humanos. Ou seja, elas otimizam e automatizam o máximo de processos possíveis do RH.

Até não muito tempo atrás, o setor de Recursos humanos era visto em boa parte, como um setor de tarefas operacionais. Contudo, desde que as empresas de tecnologia para RH surgiram este cenário começou a mudar e então, começou a surgir o que vemos hoje como uma grande evolução dos Recursos Humanos.

Afinal, por que as HR Techs são tão importantes e como elas ajudam o setor de RH a evoluir? Vamos responder agora mesmo! As empresas de tecnologia para Recursos humanos:

  • Ajudam a dar mais eficiência aos processos administrativos;
  • Permitem uma melhor coleta e análise de dados com inteligência artificial;
  • Favorecem o acesso às informações e aos dados;
  • Automatizam as funções repetitivas e operacionais;
  • Incentivam o RH estratégico;
  • Desburocratiza o setor de Recursos humanos
  • Melhora os resultados da empresa.

Enfim, além de desafogar o setor de RH de trabalho operacionais e burocráticos, as HR Techs permitem que a empresa atinja suas metas com mais eficiência e alavanca os resultados da organização.

Exemplos de soluções tecnológicas voltadas para o setor de RH

Como você sabe, o setor de RH é bem abrangente e possui funções diversas. Por isso, existem as mais variadas funções para o departamento. Alguns exemplos de HR Tech muito utilizados na empresa são os seguintes.

HR Tech de admissão

Uma das HR Tech muito procurada pelas empresas é a de admissão. Soluções para o processo de admissão são capazes de automatizar todo o processo desde a seleção, passando pela parte de documentações até a assinatura do contrato.

O Lugarh é um exemplo de empresa de tecnologia para RH. Nele, os profissionais podem fazer todo o processo de à distância e em poucos cliques

Folha de pagamento

A folha de pagamento digital é outra dessas soluções de HR Tech. Com ela, todas as informações trabalhistas dos colaboradores são transformadas em dados contábeis como salário bruto, salário líquido, benefícios, INSS etc.

Tudo isso é feito de forma completamente automatizada economizando dinheiro e tempo das empresas.

Controle de ponto e jornada

Por fim, o último tipo de HR Tech que vamos falar é a de controle de ponto e jornada. Esta permite que os colaboradores batam ponto pelo celular, por exemplo para que o RH veja tudo em tempo real.

Além de manter as informações validadas em tempo real, o controle de jornada digital permite que todos os cálculos de horas extras e banco de horas sejam feitos automaticamente.

Quer mais dicas sobre RH? Então continue acompanhando nosso blog!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão