Seja no trabalho presencial ou no trabalho remoto, a importância da liderança é algo que merece destaque. Afinal de contas, uma equipe engajada e que produz com constância e com qualidade, não se cria sozinha. Mesmo que não exista um gestor a frente do time, sempre há um líder “guiando” os profissionais.
Nesse artigo, vamos mostrar o por quê do líder ser tão importante, principalmente quando se trata de gerenciar equipes remotas. Continue lendo para entender!
Qual a importância da liderança?
A importância da liderança nas empresas engloba vários pontos, porém, todos eles têm um único objetivo final: conseguir fazer com que os colaboradores liderados cumpram suas atividades em dia e com a maior qualidade possível, sempre dentro do que a organização espera, ou seja, sempre alinhados com os valores, visão e missão da empresa.
Para alcançar esse grande objetivo, o líder precisa sempre se preocupar com os outros pontos de importância os quais mencionamos que existem. Além de, é claro, ser uma pessoa organizada, saber coordenar a equipe e também saber identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional.
Para ilustrar melhor, separamos a seguir uma lista sobre a importância da liderança seja no trabalho remoto:
- Repassar a cultura da empresa para os liderados;
- Manter os colaboradores e a equipe engajados;
- Disseminar a missão, visão e valores da empresa;
- Manter a equipe motivada e produtiva;
- Trazer ideias de inovação para a organização;
- Melhorar cada vez mais a qualidade do trabalho;
- Incentivar um clima organizacional saudável;
- Dar feedbacks construtivos, sejam eles positivos ou negativos;
- Gerenciar as atividades e os projetos a serem desenvolvidos;
- Zelar pela boa comunicação e boa convivência do time.
Esse é o trabalho de um líder e, se a pessoa que está à frente da equipe não cumprir esse papel, provavelmente a organização não conseguirá atingir suas metas finais.
Como ser um bom líder no trabalho remoto?
Manter a equipe engajada, produtiva e eficaz em seu trabalho já é uma tarefa difícil para quem trabalha presencialmente. Por isso, a importância da liderança no trabalho remoto se faz ainda mais presente. Se você é um líder e está encontrando dificuldades em fazer esse trabalho à distância, confira essas dicas que trouxemos de como exercer esse papel:
- Mantenha um contato próximo e contínuo com os colaboradores
Mantenha um contato próximo com os colaboradores. Para isso, faça daily meetings se possível, e responda a dúvidas e questionamentos dos colaboradores durante o dia.
- Incentive que todos se mantenham envolvidos nos projetos
Utilize ferramentas de gestão de projetos, como o Asana ou o Trello, por exemplo. Dessa forma, todos se mantém engajados nos projetos que estão sendo desenvolvidos.
- Estabeleça metas coerentes
Não estipule metas que não sejam tangíveis e alcançáveis. Isso, com certeza, desmotivará os profissionais da equipe.
- Promova ensinamentos para aumento da produtividade
Existem diversas plataformas com treinamentos online. Encontre algo que faça sentido para a evolução na carreira dos profissionais do time liderado e incentive-os a fazer.
- Use e abuse de ferramentas de gestão online
Use ferramentas de gestão das atividades, gestão de horas trabalhadas, de documentos admissionais etc. Para saber mais sobre essa dica clique: https://blog.lugarh.com.br/melhores-ferramentas-para-trabalhar-em-casa/