Isolamento social no escritório é possível?

Isolamento social no escritório é possível?

Sabemos que com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, diversas empresas passaram a aderir ao Home Office, já que a principal medida para evitar o contágio é o isolamento social. Porém, com o afrouxamento das medidas por parte do Governo, alguns escritórios voltaram ou pretendem voltar com o trabalho presencial.

Com o retorno ao trabalho, a grande dúvida que surge na mente dos colaboradores e dos empregadores é: como manter um isolamento social eficaz dentro do escritório? Aliás, isso é mesmo possível?

Estamos certos de que se isolar socialmente dentro de um escritório se torna mais complicado do que quando o isolamento é feito no Home Office, já que, ao trabalhar em casa, o profissional não tem contato com mais ninguém além de sua própria família. Porém, existem sim algumas medidas que podem ser tomadas para que o isolamento seja bem sucedido e é sobre elas que falaremos hoje. Confira a seguir!

7 medidas para manter o isolamento social no escritório

Conforme mencionamos anteriormente, praticar o isolamento social no escritório é difícil, mas não é impossível. Além de seguir as medidas que vamos passar aqui, é preciso ter em mente que colocá-las em prática exige esforço e dedicação do RH, dos gestores e de todos os colaboradores da empresa.

Sendo assim, vamos as dicas!

1. Remodelar o ambiente de trabalho

Busque remodelar o ambiente de trabalho de forma que a disposição das mesas favoreçam o isolamento social. Para isso, é válido manter mesas individuais e afastadas umas das outras ou até mesmo, usar baias de vidro, por exemplo. Dessa forma, o contato físico entre as pessoas é evitado.

2. Estabelecer regras de distanciamento físico

Para evitar o contágio do COVID-19, é recomendado que as pessoas mantenham um distanciamento de pelo menos 1 ou 2 metros entre si. Portanto, para manter o isolamento social dentro do escritório, estabeleça regras de distanciamento físico entre os colaboradores.

3. Optar por reuniões em videoconferência

Em todo escritório é necessário fazer reuniões, mas, com o distanciamento social, essas reuniões devem ser feitas de forma virtual por videoconferência. Caso não seja possível, também é possível fazer as reuniões ao ar livre, mantendo o distanciamento físico e sempre utilizando máscaras.

4. Flexibilizar a jornada de trabalho

Flexibilizar a jornada de trabalho tem a ver com flexibilizar os horários de entrada e de saída dos colaboradores. Fazer isso evita a aglomeração de pessoas na entrada e saída e também. Além disso, os colaboradores que dependem do transporte público evitam o horário de pico.

5. Incentivar o uso contínuo de máscara

Mesmo tomando as medidas para manter o isolamento social, incentive o uso de máscara no ambiente de trabalho durante toda a jornada. Uma boa ideia é distribuir kits com pelo menos 2 máscaras reutilizáveis para cada funcionário. Assim, eles dificilmente ficarão sem.

6. Reprogramar os horários por departamento

Para fortificar ainda mais o isolamento social, busque reprogramar os horários de intervalo e almoço de forma que cada departamento tenha um horário diferente. Ao fazer isso, você evita que muita gente saia ao mesmo tempo e diminui as chances de contato físico.

7. Restringir o acesso de fornecedores e visitantes

Algumas empresas costumam receber visitantes e fornecedores no escritório. Então, para conseguir manter o isolamento social é importante restringir esses acessos, permitindo-os somente quando for realmente necessário.

Quer saber mais sobre como se preparar para o retorno ao trabalho? Veja esse artigo que preparamos:

https://blog.lugarh.com.br/retorno-ao-trabalho-como-minimizar-os-impactos-da-pandemia

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão