Job description para recrutar o candidato certo!

Job description para recrutar o candidato certo!

Você já parou para pensar na importância que uma boa job description tem? Fazer a descrição de vaga perfeita inclui muitos fatores e pode demandar um certo tempo do profissional de RH.

Mas uma coisa é certa: ao investir o seu tempo nisso, com certeza você encontrará o melhor candidato para a vaga e, inclusive, a taxa de retenção de talentos irá aumentar na empresa.

O que é e qual a importância da job description?

Quem é de RH e trabalha com a parte de Recrutamento e Seleção de uma empresa, com certeza já teve que elaborar muita Job Description.

Ela nada mais é do que a descrição do trabalho, usada na hora de divulgar a vaga nos sites de Recrutamento de candidatos.

Apesar de parecer algo simples de ser feito, se você quer ter o resultado esperado, não basta simplesmente adicionar uma lista de tarefas que o futuro colaborador terá.

Na verdade, a job description vai muito além disso. Sua importância está no fato de que ela é uma ferramenta poderosíssima para que a empresa demonstre sua real identidade e atraia pessoas que realmente tenham fit com a organização.

Isso porque, muitas vezes, o primeiro contato do candidato com a empresa pode vir dessa descrição de vaga. E nos dias de hoje, com o mercado de trabalho competitivo como é, para se destacar e atrair os melhores candidatos é preciso mostrar o motivo da sua vaga ser a melhor de todas.

Como fazer uma descrição de vaga que atraia talentos?

Agora que você já entendeu qual é a real importância de uma boa job description, está na hora de saber como fazer uma que vai atrair os melhores talentos!

Para isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a sua descrição de vagas

onboarding

Descreva a empresa na Job Description

Para quem está procurando uma vaga de emprego, é fundamental saber se a empresa condiz e está de acordo com seu perfil.

Então, um dos pontos principais que você deve se atentar na hora de fazer a job description é a descrição da empresa.

Para fazer isso, você precisa saber exatamente quais são a missão, visão e valores da empresa. A partir desses conceitos você saberá exatamente no que a organização acredita, onde ela pretende chegar e com base em quais princípios.

Ou seja, mostre para o candidato a real identidade da empresa e atraia pessoas que tenham o mesmo perfil que ela. Assim, as chances de ter funcionários realmente engajados é muito maior. Além disso, a tão temida taxa de turnover se manterá em padrões aceitáveis.

Deixe claro quais serão as responsabilidades do cargo

Com a ajuda do gestor da área referente à vaga, inclua na Job description quais serão as responsabilidades exercidas pelo futuro funcionário.

Ou seja, fale sobre o que a pessoa contratada precisará fazer, quais serão as cobranças exercidas sobre ela, qual o nível de liderança que ela terá com a vaga, etc.

É muito importante que você seja muito transparente a respeito disso e de tudo o que colocar na Job Description. Afinal, além de encontrar talentos, a empresa também precisa reter esses talentos.

Quando um profissional é contratado para uma vaga esperando algo e, depois de começar a trabalhar, percebe que não era bem daquele jeito, há grandes chances dele se tornar um funcionário desmotivado e que provavelmente não ficará muito tempo na organização.

Exponha na Job Description quais são os pré requisitos esperados

Toda e qualquer vaga de trabalho possui pré requisitos. Por exemplo, as vagas podem exigir que o candidato possua um certo grau de formação, CNH, habilidades com informática, conhecimentos específicos sobre determinado assuntos, entre outras especificidades.

Para evitar candidaturas em excesso de pessoas que não se qualificam para a vaga ou que não possuam esses requisitos mínimos, é essencial que a job description tenha tudo isso discriminado.

Dessa forma é poupado o tempo tanto do recrutador ou recrutadora, quanto das pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego.

Cite os benefícios que a empresa oferece

Para tornar a vaga ainda mais atraente, cite de forma sincera quais são os benefícios proporcionados pela empresa.

Por exemplo, o colaborador terá plano de saúde? Ele receberá algum bônus ou comissão? E quanto ao vale transporte e refeição?

Deixe tudo isso claro na Job Description, mas lembre-se: não cite nada além do que a empresa realmente oferece. Dessa forma ninguém sairá frustrado.

Use a linguagem correta

Para cada tipo de profissional, a linguagem a ser usada na Job Description pode ser diferente.

Então, na hora de descrever a vaga, coloque-se no lugar do candidato e pense como é que a descrição ficaria atraente para o seu futuro colega de trabalho.

A linguagem deve ser mais formal ou informal? A job description permite termos técnicos para esse profissional? E assim por diante.

Mas lembre-se que apesar de escrever a descrição com uma linguagem atraente para o candidato, você nunca deve fugir do que padrão de identidade da empresa!

Com essas dicas para montar a Job Description perfeita vai ficar impossível contratar a pessoa errada!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: