Liderança e motivação são palavras que andam juntas, ou pelo menos deveriam. Não é segredo para ninguém que profissionais motivados produzem muito mais do que colaboradores sem motivação. E quando falamos disso, não estamos nos referindo a um bom salário, mas sim, uma liderança de qualidade.
Considerando que estamos presenciando um mercado cada vez mais competitivo, onde todo esforço é necessário, caso você não saiba exatamente como aplicar uma liderança que realmente motiva os funcionários, não deixe de ler esse post!
O que é um líder?
Um líder dentro de um empresa, representa um papel muito importante e, ao contrário do que muitos podem pensar, ser líder e ser chefe são coisas totalmente diferentes. Então, para explicar melhor o que é um líder, vamos falar um pouco sobre quais são suas funções num empreendimento.
A primeira delas, é saber como gerir as relações interpessoais. Ou seja, saber como interagir com todas as áreas para estabelecer as demandas e prazos de entrega de forma que faça sentido para os resultados da empresa e para as possibilidades dos colaboradores.
Além disso, um importantíssimo papel que o líder desempenha e que tem impacto direto na relação entre liderança e motivação, é o de conseguir ouvir e entender cada um de seus liderados para que, dessa forma, seja possível entender as habilidades e pontos fortes dos mesmos.
É aí que entra um ponto de que diferencia o líder do chefe. Afinal, um líder consegue enxergar os pontos fortes e pontos de melhoria dos colaboradores para, junto com eles, traçar um plano de ação que envolva uma alta nos resultados. Já o chefe que não se interessa por liderança e motivação dos funcionários, comanda de cima por meio de cobranças sem, de fato, ajudar os subordinados.
Liderança e motivação
Ao analisar as funções de um líder dá para ter uma clara noção da relação entre liderança e motivação. Afinal, um dos papeis principais de um bom líder é manter seus liderados motivados ao máximo. Sendo assim, trouxemos aqui algumas das características que um líder motivador tem.
Para atrelar liderança e motivação, é preciso primeiramente, que o líder tenha uma boa comunicação para saber passar as informações e, claro, saber ouvir os colaboradores. Um bom líder deve também, participar das atividades juntamente com os liderados. Ou seja, além de demandar as tarefas, ele deve interagir com os profissionais na hora da execução para fortalecer o trabalho em equipe.
Outro ponto importante é evitar criar qualquer tipo de barreira que possa existir entre o líder e o subordinado. Afinal de contas, deve haver uma relação de total confiança entre os dois lados. Assim, desentendimentos são evitados e os resultados são mais facilmente alcançados.
Por fim, para que liderança e motivação andem juntas, o líder deve lembrar que cada pessoa tem sua individualidade e que essas individualidades devem ser sempre respeitadas. Inclusive, elas auxiliam os líderes a identificarem pontos fortes e pontos fracos dos profissionais para que os fortes sejam ainda mais desenvolvidos e os pontos fracos sejam melhorados ou, dependendo do caso, eliminados.
Enfim, um líder motivador precisa caminhar juntos com os colaboradores e conhecê-los bem para manter um engajamento alto e um bom relacionamento entre todos.