Liderança liberal x Liderança autocrática: qual é o melhor tipo?

Liderança liberal x Liderança autocrática: qual é o melhor tipo?

Os líderes são peças fundamentais para que uma empresa prospere e se desenvolva. Por conta disso, é fundamental também, que tais líderes estejam preparados e coloquem em prática o tipo de liderança adequado para alcançar os objetivos da organização, seja esse tipo uma liderança liberal, liderança autocrática ou qualquer outra.

E como decidir qual é o melhor tipo de liderança para a empresa? É exatamente isso que vamos responder nesse post! Acompanhe!

Quais são as diferenças entre liderança liberal e autocrática?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer como funciona cada um desses tipos de líderes para que você saiba diferenciar a liderança liberal da liderança autocrática.

É claro que existem muitos outros tipos de liderança, inclusive, se você quiser saber melhor sobre cada um deles, sugiro que leia o post que preparamos explicando detalhadamente:

blog.lugarh.com.br/quais-sao-os-principais-tipos-de-lideranca

Se você já sabe como funcionam os outros tipos, podemos seguir a leitura por aqui!

Como funciona a liderança liberal?

A liderança liberal tem uma nome bastante sugestivo para seu significado. Como já é de se esperar, este tipo de liderança é definido pela ausência de uma influência direta do líder sobre os liderados.

Aqui, os colaboradores têm muita liberdade em suas ações no trabalho e nas tomadas de decisão durante a execução de projetos. Dessa maneira, o líder só interfere no trabalho dos liderados quando é requisitado.

Podemos dizer até, que na liderança liberal, o líder é visto mais como um facilitador das atividades desenvolvidas pela equipe. Afinal, sempre que requisitado, ele tem a função de fornecer informações, tirar dúvidas, motivar os colaboradores etc.

Na mesma linha de raciocínio, este tipo de liderança também é conhecido como Liderança Laissez-faire, que traduzindo do francês para o português significa “deixe fazer”. Ou seja, os líderes realmente deixar a equipe fazer seu trabalho e confiam na capacidade e potencial dos colaboradores para executarem suas funções e se autogerirem.

Em resumo, as quatro principais características da liderança liberal são:

  • Abordagem de não intervenção do líder (hands off);
  • Os colaboradores são encarregados da tomada de decisões;
  • Mesmo não intervindo nas decisões, a responsabilidade é sempre do líder;
  • Os profissionais devem ser muito bem capacitados e autônomos.

Como funciona a liderança autocrática?

A liderança autocrática possui um viés completamente diferente da liderança liberal. Isso porque a liderança autocrática é caracterizada por um líder completamente centralizador.

Neste tipo de liderança todas as decisões são tomadas pelos líderes sem que haja espaço para opiniões ou ideias dos liderados. Ou seja, ele impõe regras e padrões no processo e essas regras e padrões devem ser seguidos a risca.

Basicamente, o líder autocrático, ao contrário do que acontece na liderança liberal, comanda a equipe baseado numa relação de poder e autoridade, sendo um dos tipos de liderança mais rígidos nas empresas.

As principais características da liderança autocrática são:

  • Os processos são tradicionais e, geralmente, burocráticos;
  • A relação entre líder e liderados é uma relação de poder;
  • As tomadas de decisão ficam por conta do líder;
  • Existem muitas regras para a execução dos trabalhos.

Como decidir entre liderança liberal e autocrática?

Se você ainda não sabe decidir se escolher entre liderança liberal e liderança autocrática, trouxemos algumas dicas para te ajudar.

Primeiramente, a liderança liberal é recomendada nos casos em que os membros da equipe possuem um alto nível de experiência. Caso contrário, os profissionais podem se sentir desmotivados e um pouco perdidos. Além disso, este é um ótimo estilo de liderança quando a intenção é estimular a criatividade dos colaboradores.

Já a liderança autocrática, é recomendada em organizações onde a obediência às regras e às diretrizes é fundamental, como as empresas da área da saúde, por exemplo.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: