Liderança situacional o que é e como saber se é ideal pra minha equipe

Liderança situacional: o que é e como saber se é ideal pra minha equipe

Liderança situacional: o que é e como saber se é ideal pra minha equipe

Liderança situacional: o que é e como saber se é ideal pra minha equipe. Esse modelo de liderança foi idealizado nos anos 60 e pode dar muito certo se feito da forma correta.

Então, no artigo de hoje te contaremos um pouco mais sobre o que a Liderança situacional e como identificar se está pode fazer parte do dia a dia da sua corporação, acompanhe.

O que é a Liderança situacional?

Essa teoria é muito utilizada pelos RH’s modernos e reconhece que nenhum tipo de liderança é superior a outro!

Entretanto, alguns métodos utilizados podem ser mais eficazes quando usados no contexto certo.

Sendo assim, faz parte da responsabilidade de um líder entender qual estilo de liderança deve aplicar conforme o andamento das equipes. Respeitando também suas dificuldades, necessidades e em qual projeto estão trabalhando no momento.

Este pensamento se baseia pelo livro escrito por Paul Hersey e Ken Blanchard – Gerenciamento do Comportamento Organizacional.

Os 4 tipos de Liderança situacional

Na Liderança situacional existem 4 tipos característicos de líderes. São eles o Direcionador, o Orientador, o Apoiador e o Delegador.

Então, vamos conhecer um pouco sobre estes a seguir.

  • Direcionador: O líder é autocrático e determina as ações dos seus subordinados. Sendo assim, informa o que deve ser feito e como a tarefa deve ser realizada.
  • Orientador: O líder é um pouco mais flexível do que o anterior e aposta na troca de informações com a equipe. Dessa forma, tenta induzir aos demais o que deve ser feito de uma forma mais amena e agradável.
  • Apoiador:  O líder é democrático e considera todos os pontos de vista antes da tomada de decisão.
  • Delegador: O líder é liberal e não se envolve na tomada de decisão, preferindo deixar que a equipe decida.

 

Benefícios de aplicar na empresa, equipe ou colaborador

Este modelo de liderança pode melhorar diversos fatores dentro de uma empresa! Começando pela comunicação que ocorre entre líder e equipe/profissional.

Isso porque a comunicação efetiva esclarece os comandos do líder e facilita o entendimento dos demais profissionais acerca de suas demandas. 

Com isso, a relação entre os colaboradores tende a melhorar. Tendo uma boa base para solucionar problemas e apresentar soluções, o líder e os funcionários ficam a par de tudo o que acontece na empresa. São evitados assim desentendimentos, além de aproximar os profissionais envolvidos.

E então, a flexibilidade do líder traz harmonia para o ambiente de trabalho! O que gera funcionários satisfeitos que trabalham melhor, tendo os objetivos rapidamente alcançados.

Compreender que cada profissional é necessário naquela empresa para que o resultado seja positivo é importante. A valorização fortalece a equipe e fomenta a produção e o desenvolvimento individual.

A amplitude da visão estratégica também é significativa. A liderança situacional exige que o líder observe todo o contexto empresarial e avalie a competência de seus funcionários. Podendo encontrar a melhor estratégia a ser aplicada naquele momento, valorizando o seu capital humano.

Pronto! Agora você já entende tudo sobre a Liderança Situacional! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! <3  

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: