O Marketing convencional é conhecido por garantir uma boa comunicação entre a empresa e o mercado em que atua. Em gestão de pessoas esse conceito é usado também, mas de forma um pouco diferente: com o marketing interno ou endomarketing!
O endomarketing é o responsável por manter uma comunicação consistente entre a empresa e seus colaboradores. E com isso, algumas vantagens podem ser percebidas no ambiente e no clima organizacional. Quer entender melhor? É só continuar lendo esse artigo.
O que é Marketing interno?
O Marketing interno nada mais é do que uma estratégia de Marketing que acontece dentro da própria empresa. A finalidade de aplicá-lo é simples: disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores. Ou seja, expor a missão, visão e valores, de forma que seja possível construir um engajamento entre empresa e funcionários.
A ideia é criar um ambiente organizacional onde exista uma boa comunicação entre todos, implicando em um local de trabalho colaborativo e com um conceito de parceria bem instaurado.
Além disso, outro propósito do endomarketing é fazer, assim como faz com os consumidores e clientes, com que os profissionais que trabalham na empresa vistam a camisa e realmente acreditem no produto ou serviço para o qual dedicam tanto esforço. Podemos até dizer que esse tipo de marketing transforma os colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca.
Quais são as vantagens do Marketing interno?
Como qualquer estratégia de gestão de pessoas, o Marketing interno traz algumas vantagens para a empresa que o aplica. Tais vantagens se estendem desde os colaboradores até a própria empresa.
Ambiente colaborativo
O Marketing interno tem a capacidade de melhorar a comunicação dentro de um setor inteiro. Aliás, ele melhora a comunicação de toda a empresa. E é justamente por conta disso que os profissionais de todos os cargos conseguem manter o ambiente mais colaborativo e com um bom clima organizacional.
Colaboradores motivados
Com um ambiente organizacional saudável, os colaboradores consequentemente se sentem mais motivados. Então, essa é outra vantagem que o Marketing interno pode trazer para a empresa.
Maior produtividade
Colaboradores motivados = maior produtividade! Como todos sabem, a motivação dos colaboradores faz com que eles queiram trabalhar mais e entregar mais resultado. Logo, a empresa ganha com mais produtividade dos profissionais quando aplica o marketing interno!
Turnover controlado
A taxa de turnover pode ser um motivo de preocupação nas empresas. Mas, a boa notícia é que quando se tem uma boa política de marketing interno na organização, os colaboradores se mantêm mais engajados e a retenção de talentos tende a ser maior.
De quem é a responsabilidade do Marketing interno?
Apesar de o conceito de marketing ser muito aplicado no Marketing interno, quem tem a responsabilidade de implementá-lo na empresa é o setor de Recursos Humanos. Mas é claro que como o próprio endomarketing prega, é necessário que haja colaboratividade entre setores. Portanto é completamente normal que o RH o Marketing trabalhem juntos nessa estratégia!
Então que tal começar a aplicar o conceito de endomarketing desde já, começando por reunir o departamento de RH com o de Marketing para montar uma boa estratégia?!