Manter a produtividade dos profissionais sempre alta é um dos grandes desafios que a maioria das empresas possui. Os gestores estão sempre buscando formas de conseguir isso, mas nem sempre obtêm sucesso. Isso acontece porque muitos não sabem que a cultura organizacional faz toda diferença nesse quesito e que a meditação no trabalho pode ser uma ferramenta fundamental.
Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios da meditação no ambiente organizacional e como inseri-la na rotina da empresa.
Qual é a função da meditação no trabalho?
O estresse no ambiente de trabalho é um vilão muito conhecido pela maioria dos profissionais. Esse estresse pode ocorrer pelo acúmulo de atividades, por conta do clima organizacional, falta de autonomia, desentendimento entre colaboradores, falta de tempo etc.
Independente de qual seja o motivo, uma coisa é certa: o estresse causa diversos prejuízos físicos e mentais para qualquer pessoa. Todo esse esgotamento acaba refletindo nos resultados que a empresa têm ao final de cada mês, tanto quando se trata de produtividade, quanto no âmbito de humanização nos processos de trabalho.
A meditação no trabalho é uma peça essencial para manter tudo isso em ordem. Além de evitar problemas do tipo, ela traz diversas vantagens para os colaboradores e, consequentemente, para a organização. Elencamos os principais benefícios que essa prática pode agregar à empresa a seguir.
Melhora a saúde mental
O cuidado com essa questão é muito importante em qualquer ambiente organizacional. Afinal, o local de trabalho inadequado pode desencadear uma série de distúrbios como depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, entre outros.
A meditação é uma grande aliada nesse cuidado, já que ela é uma forma de acalmar e reduzir o estresse. Por isso, adotar uma prática de meditação no trabalho, com certeza evitará problemas em relação à saúde mental dos profissionais da empresa.
Aumenta a concentração
Além de evitar distúrbios mentais, a meditação no trabalho é capaz de aumentar a concentração. Isso porque ao meditar, as pessoas estão se concentrando ao máximo para alcançar o estado de plenitude mental. Ou seja, elas estão exercitando o cérebro para isso, e assim como acontece com qualquer outro músculo, ao exercitarmos o cérebro para determinado fim, desenvolvemos mais ainda a habilidade exercitada.
Aumenta a produtividade
Com o aumento da concentração, os profissionais terão uma grande capacidade de realizar as tarefas em menos tempo. Como consequência, podemos afirmar que a meditação no trabalho faz com que os colaboradores se mantenham mais produtivos e realizando as entregas com maior qualidade.
Estimula a criatividade
A meditação também tem a capacidade de expandir a mente de quem a está praticando. Então, se a ideia é fazer com que o profissional consiga pensar fora da caixa e aumente sua habilidade de resolver problemas, inserir essa prática no ambiente de trabalho é a solução perfeita.
Como inserir a meditação na empresa?
Para inserir a prática da meditação no trabalho, alguns pontos devem ser levados em consideração. Então, se você se convenceu de que vale a pena levar as vantagens da meditação para os colaboradores, é só seguir essas dicas:
- Escolha um ambiente para que a meditação aconteça. De preferência, o local deve ser silencioso e aconchegante para que todos se sintam à vontade;
- se não for possível fazer todos os dias, separe alguns dias da semana e deixe agendado para que todos que queiram participar já se programem para isso;
- o horário de descanso ou de almoço pode ser um bom momento, já que é quando todos estão livres. Se esse horário for variável, tente adicionar mais de uma opção na programação;
- defina como a meditação será guiada. Se a empresa não tem condições de contratar um profissional, vale a pena procurar aplicativos ou vídeos de meditação guiada na internet;
- incentive os profissionais de participarem da prática mostrando a eles todos os benefícios que poderão ter com isso.