Missão, visão e valores são pilares essenciais em qualquer empresa, seja ela de porte grande, médio ou pequeno. Esses 3 conceitos servem como base para diversos outros pontos dentro de uma organização, e provavelmente você já ouviu falar sobre esse assunto algumas vezes.
Saber o que são e como definir a missão, visão e valores de uma empresa com certeza vai te ajudar a construir estratégias mais sólidas e mais eficazes. Sejam essas estratégias de marketing, de cultura organizacional ou até estratégias operacionais.
O que são a missão, visão e valores?
Missão, visão e valores de uma empresa, são como guias capazes de definir uma empresa e toda a estratégia que a envolve.
Definir esses três pontos é essencial para que a organização tenha uma identidade própria e atraia colaboradores e clientes engajados que realmente se identifiquem com a marca ou com o empreendimento. Mas afinal, o que significa cada um desses termos?
Missão
A missão de uma empresa é basicamente a razão de sua existência. Ou seja, é o propósito que a empresa tem para estar ativa.
Sem saber o motivo pelo qual a empresa existe, não é possível ter objetivos claros que a façam crescer. Até porque os objetivos só podem ser definidos quando se sabe o que buscar.
Em geral, a missão inclui o benefício que o empreendimento traz para os clientes. Então, para chegar até essa definição você pode se perguntar o porquê de a empresa ter sido criada a princípio, qual diferencial que ela traz para os clientes que pode ser visto como algo de valor, o motivo pelo qual ela inspira as pessoas, etc.
Normalmente essa definição é curta e gera algum impacto e identificação entre as pessoas e a empresa.
Visão
Definir a visão da empresa requer conhecer quais são os objetivos e metas da mesma. Isso porque entender qual é a visão, consiste em saber onde é que a empresa pretende chegar.
Ou seja, onde a organização pretende chegar em 3 anos? e em 5 anos? Geralmente aqui são definidos os planos de crescimento da empresa, mas é importante lembrar que esse plano deve fazer sentido e ser realista. Então crie uma perspectiva de crescimento e estabeleça os indicadores de desempenho que vão te mostrar se está no caminho certo ou não.
Criar metas mirabolantes e impossíveis de serem atingidas pode ser frustrante não só para quem as criou, mas também para os clientes, para os investidores e para os colaboradores.
Entre missão, visão e valores, os valores, a visão é o fator que geralmente tem maior variabilidade, tendo em vista que assim que o objetivo inicial é alcançado, uma nova visão com novos objetivos é criada.
Valores
Os valores da empresa se trata de forma geral, de quem ela é e quais são os princípios que a orientam. Uma boa maneira de definir isso é se perguntando quais são as características da organização, e quais adjetivos você usaria para defini-la.
Por exemplo: a empresa coloca as pessoas em primeiro lugar? ela respeita os consumidores? cumpre prazos? É transparente? Possui uma alta performance? É sustentável ou não? Como ela trata os clientes?
Esses são alguns exemplos, mas cada empresa possui uma gama de valores e princípios próprios. Esses valores inclusive, geralmente regem a cultura organizacional, refletindo na maneira como os colaboradores agem no trabalho.
Como definir a missão, visão e valores?
Definir a missão, visão e valores de uma empresa não é um bicho de 7 cabeças. Na realidade pode ser mais fácil do que você imagina.
Para iniciar, defina a missão respondendo qual é o principal benefício que a empresa traz para os consumidores e se existe algum interesse especial do empreendedor em criar a empresa. Com essas respostas em mão, elabore uma frase curta que resuma tudo isso, e depois valide com outras pessoas da empresa.
Depois de definir a missão, crie uma planejamento de 3 a 5 anos para a empresa com metas e indicadores a serem seguidos. Com base nesse planejamento crie uma declaração sobre qual é a visão de como a organização vai estar ao final desse período. Sempre lembrando de não planejar além das reais possibilidades.
Por fim, para criar os valores, pense nos princípios que regem a empresa e determine se são admiráveis e podem ser vistos como adjetivos claros para fazer parte das diretrizes da empresa. Lembre-se que será a partir desses princípios que toda a organização irá se desenvolver e basear seu comportamento.
Ao criar a missão, visão e valores da empresa, sempre se atente a não definir nada muito genérico ou muito complicado de ser entendido. Além disso, na hora de criar as frases e declarações, use a criatividade para fazer com que elas sejam o mais inspiradoras possíveis!
Depois de fazer isso, vai ser impossível não notar como montar qualquer estratégia vai ficar muito mais fácil.