missão visão e valores

Missão visão e valores de uma empresa: o que é e como definir?

Missão visão e valores de uma empresa: o que é e como definir?

Missão, visão e valores são pilares essenciais em qualquer empresa, seja ela de porte grande, médio ou pequeno. Esses 3 conceitos servem como base para diversos outros pontos dentro de uma organização, e provavelmente você já ouviu falar sobre esse assunto algumas vezes.

Saber o que são e como definir a missão, visão e valores de uma empresa com certeza vai te ajudar a construir estratégias mais sólidas e mais eficazes. Sejam essas estratégias de marketing, de cultura organizacional ou até estratégias operacionais.

O que são a missão, visão e valores?

Missão, visão e valores de uma empresa, são como guias capazes de definir uma empresa e toda a estratégia que a envolve.

Definir esses três pontos é essencial para que a organização tenha uma identidade própria e atraia colaboradores e clientes engajados que realmente se identifiquem com a marca ou com o empreendimento. Mas afinal, o que significa cada um desses termos?

onboarding

Missão

A missão de uma empresa é basicamente a razão de sua existência. Ou seja, é o propósito que a empresa tem para estar ativa.

Sem saber o motivo pelo qual a empresa existe, não é possível ter objetivos claros que a façam crescer. Até porque os objetivos só podem ser definidos quando se sabe o que buscar.

Em geral, a missão inclui o benefício que o empreendimento traz para os clientes. Então, para chegar até essa definição você pode se perguntar o porquê de a empresa ter sido criada a princípio, qual diferencial que ela traz para os clientes que pode ser visto como algo de valor, o motivo pelo qual ela inspira as pessoas, etc.

Normalmente essa definição é curta e gera algum impacto e identificação entre as pessoas e a empresa.

Visão

Definir a visão da empresa requer conhecer quais são os objetivos e metas da mesma. Isso porque entender qual é a visão, consiste em saber onde é que a empresa pretende chegar.

Ou seja, onde a organização pretende chegar em 3 anos? e em 5 anos? Geralmente aqui são definidos os planos de crescimento da empresa, mas é importante lembrar que esse plano deve fazer sentido e ser realista. Então crie uma perspectiva de crescimento e estabeleça os indicadores de desempenho que vão te mostrar se está no caminho certo ou não.

Criar metas mirabolantes e impossíveis de serem atingidas pode ser frustrante não só para quem as criou, mas também para os clientes, para os investidores e para os colaboradores.

Entre missão, visão e valores, os valores, a visão é o fator que geralmente tem maior variabilidade, tendo em vista que assim que o objetivo inicial é alcançado, uma nova visão com novos objetivos é criada.

Valores

Os valores da empresa se trata de forma geral, de quem ela é e quais são os princípios que a orientam. Uma boa maneira de definir isso é se perguntando quais são as características da organização, e quais adjetivos você usaria para defini-la.

Por exemplo: a empresa coloca as pessoas em primeiro lugar? ela respeita os consumidores? cumpre prazos? É transparente? Possui uma alta performance? É sustentável ou não? Como ela trata os clientes?

Esses são alguns exemplos, mas cada empresa possui uma gama de valores e princípios próprios. Esses valores inclusive, geralmente regem a cultura organizacional, refletindo na maneira como os colaboradores agem no trabalho.

Como definir a missão, visão e valores?

Definir a missão, visão e valores de uma empresa não é um bicho de 7 cabeças. Na realidade pode ser mais fácil do que você imagina.

Para iniciar, defina a missão respondendo qual é o principal benefício que a empresa traz para os consumidores e se existe algum interesse especial do empreendedor em criar a empresa. Com essas respostas em mão, elabore uma frase curta que resuma tudo isso, e depois valide com outras pessoas da empresa.

Depois de definir a missão, crie uma planejamento de 3 a 5 anos para a empresa com metas e indicadores a serem seguidos. Com base nesse planejamento crie uma declaração sobre qual é a visão de como a organização vai estar ao final desse período. Sempre lembrando de não planejar além das reais possibilidades.

Por fim, para criar os valores, pense nos princípios que regem a empresa e determine se são admiráveis e podem ser vistos como adjetivos claros para fazer parte das diretrizes da empresa. Lembre-se que será a partir desses princípios que toda a organização irá se desenvolver e basear seu comportamento.

Ao criar a missão, visão e valores da empresa, sempre se atente a não definir nada muito genérico ou muito complicado de ser entendido. Além disso, na hora de criar as frases e declarações, use a criatividade para fazer com que elas sejam o mais inspiradoras possíveis!

Depois de fazer isso, vai ser impossível não notar como montar qualquer estratégia vai ficar muito mais fácil.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: