motivação no trabalho

Motivação no trabalho é mais importante do que você imagina!

Você conhece o maior combustível para um trabalhador? Vamos te apresentar: é a motivação no trabalho!

Atingir e manter o sucesso no trabalho não depende apenas de ser um funcionário competente e com várias habilidades. Mas depende também de estar em um ambiente motivador e que garanta a satisfação em estar trabalhando.

É aí que entra o papel do Recursos Humanos de criar políticas que mantenham esse combustível chamado “motivação”, sempre abastecido. Caso contrário, as consequências podem aparecer inclusive, nos indicadores de desempenho da empresa.

Você pode estar se perguntando que consequências são essas, ou por onde começar na hora de motivar os colaboradores. Caso essas sejam suas dúvidas é só continuar lendo esse artigo!

Qual é a importância da motivação no trabalho?

Manter a motivação no ambiente de trabalho traz diversos benefícios visíveis para o colaborador e para a empresa. Ou seja, quando o RH é capaz de manter os funcionários motivados, todos saem ganhando. Inclusive, a motivação é considerada um dos pilares da gestão de pessoas de qualidade.

Mas antes de falar sobre os benefícios, vamos apontar alguns indícios que demonstram se a empresa está com problemas de motivação. Em suma, para perceber se existem funcionários desmotivados basta analisar os seguintes pontos:

  • Os colaboradores têm reclamado ou têm sido negativos frequentemente;
  • a pessoa desmotivada se afasta dos demais sem motivo aparente;
  • a taxa de turnover na empresa é provavelmente alta;
  • a hora de ir embora é esperada ansiosamente pelos funcionários;
  • surgem problemas com entregas atrasadas ou baixa produtividade;
  • colaboradores começam a faltar muito ou a chegar atrasados com frequência.

Além desses pontos mencionados, existem outros indicadores de uma cultura ruim de motivação no trabalho, podendo afetar até financeiramente a empresa.

Sabendo disso, fica mais fácil imaginar o motivo pelo qual manter um ambiente de trabalho motivado é tão importante, não é mesmo? Mas mesmo assim, vamos falar sobre isso aqui.

onboarding

Quais são os benefícios para o colaborador?

Todo benefício para o colaborador se reflete depois, em benefícios para a empresa. Por isso vamos elencar primeiro os benefícios e a importância que a motivação no trabalho tem para os funcionários.

O primeiro a ser citado é o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores. Esse desenvolvimento acontece porque os colaboradores sentem vontade de ser cada vez melhor e apresentar mais resultados. Logo, eles buscam formas de se desenvolver.

Como consequência desse desenvolvimento, surge uma elevação na autoestima e na confiança dessas pessoas, o que acarreta numa maior proatividade. Até aí já identificamos duas grandes vantagens em trabalhar em um local que preza pela motivação no trabalho.

Os benefícios não param por aí. Afinal, quando há desenvolvimento e autoestima elevados, há também um ritmo de trabalho mais acelerado. Isso quer dizer que os funcionários conseguem entregar os resultados com mais agilidade e qualidade, o que sugere uma melhora na qualidade de vida, já que organizar o tempo fica muito mais fácil para eles.

Além disso tudo, colaboradores que têm motivação no trabalho tendem a ser mais felizes. Ou seja, não há o perigo de se tornarem pessoas negativas ou que se isolam.

Pode até parecer que isso não influencia em muito coisa, mas a positividade no clima organizacional garante aos trabalhadores uma ótima relação interpessoal e um desenvolvimento melhor quando se trata de trabalho em equipe.

Quais são os benefícios para a empresa?

Como mencionamos anteriormente, todo benefício relacionado a motivação no trabalho para colaboradores, gera benefícios para a empresa. Então para começar podemos citar que como consequência do desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, e empresa se desenvolve junto e cresce com mais naturalidade.

Já em relação à melhora da autoestima dos colaboradores pela motivação no trabalho, o benefício gerado para a empresa é um ambiente mais agradável e com um clima organizacional muito melhor. Inclusive o clima organizacional adequado também é advindo da qualidade de vida dos funcionários, já que esses trabalham mais felizes.

Além de que, toda essa proatividade que a autoestima e auto confiança gera nas pessoas, reflete para a organização como forma de projetos inovadores e que fazem a diferença.

Ademais, a qualidade na relação interpessoal e no trabalho em equipe, evita um ambiente hostil no trabalho. Ou seja, evita que haja intrigas desnecessárias ou fofocas entre os colaboradores.

Por fim, como resultado da soma de cada uma dessas vantagens, a empresa que oferece motivação no trabalho tem funcionários que trabalham mais e com mais qualidade. Isso significa colaboradores produtivos e que trazem mais resultados para a empresa. Como consequência desses resultados, a organização cresce de forma saudável e acelerada.

Como criar motivação no trabalho?

A motivação no trabalho começa já na fase de contratação do funcionário. Isso porque é nesse momento que o RH ou a pessoa responsável pela contratação tem a certeza de que está contratando alguém que tenha fit cultural com a empresa.

Depois de se assegurar que a pessoa certa está trabalhando no cargo que deveria, é tudo questão de implementar pequenas ações com grandes resultados. Por exemplo:

  • Trate todos os colaboradores de forma igual, independente de cargo ou qualquer outra coisa;
  • valorize os funcionários reconhecendo a importância que cada um deles têm na empresa;
  • trabalhe com metas alcançáveis e que realmente façam sentido;
  • invista em treinamento e capacitação de colaboradores;
  • dê feedbacks construtivos constantemente (lembrando que feedback e crítica não são a mesma coisa);
  • crie uma cultura de liderança que preze pelo bom relacionamento entre líder e liderados;
  • ofereça um ambiente com clima organizacional agradável (um happy hour de vez em quando pode ajudar);
  • certifique-se de que a remuneração dos funcionários é condizente com o que deveria ser;
  • crie planos de carreira para os colaboradores.

Seguindo essas dicas certamente os colaboradores vão sentir que têm motivação no trabalho e com certeza todos vão sair ganhando!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão