O que é comunicação interna e quais são os impactos na empresa?

O que é comunicação interna e quais são os impactos na empresa?

O que é comunicação interna e quais são os impactos na empresa?

Ao perguntar o que é comunicação interna, provavelmente você responderá que é a comunicação entre os colaboradores de uma empresa. Essa resposta está correta, mas essa comunicação vai muito além disso. Isso porque ela é capaz de melhorar o relacionamento entre os funcionários e alinhar todos os setores da empresa.

O que é comunicação interna?

É muito comum vermos as empresas fazendo ações de marketing e fortalecendo a comunicação com os clientes e com o público externo em geral de todas as formas possíveis. Esse é um processo natural e também fundamental, mas outro tipo de comunicação que também é imprescindível, é a comunicação que acontece dentro da empresa. Ou seja, a comunicação interna.

Para entender o que é comunicação interna, é preciso ter em mente que ela envolve todo e qualquer tipo de comunicação ou troca de informações que ocorre dentro da organização. Isso quer dizer que ela não se refere somente à comunicação verbal, mas também às trocas de e-mails, às plataformas de troca de informações e até mesmo às ferramentas de gestão de projetos.

Sendo assim, podemos afirmar que comunicação interna é a transmissão e o compartilhamento de informações relevantes e de estratégias de trabalho que acontecem dentro do ambiente organizacional. Lembrando que a comunicação pode acontecer tanto de forma horizontal (entre colegas que possuem o mesmo nível hierárquico), quanto de forma vertical (entre profissionais de níveis hierárquicos diferentes).

O objetivo dessa comunicação dentro da empresa é manter todos alinhados e engajados por meio de um relacionamento saudável, transparente e direto. Portanto, a propagação da missão, visão e valores do empreendimento também conta como uma forma de comunicação interna.

Quais são os impactos para a empresa?

Não é preciso ser nenhum especialista para perceber o quanto a falha na comunicação pode ser prejudicial em qualquer situação das nossas vidas, não é mesmo? É justamente por isso, que manter uma comunicação interna de qualidade no ambiente corporativo traz diversos impactos positivos para os colaboradores e é claro, para a empresa.

Listamos a seguir alguns desses impactos para que você entenda e importância que ela tem:

  • Aumenta a produtividade interna;
  • mantém uma boa integração entre os funcionários;
  • os colaboradores se sentem muito mais motivados a trabalhar;
  • diminui a taxa de turnover na empresa;
  • ajuda a reter talentos;
  • evita intrigas, rumores e fofocas entre os colaboradores;
  • melhora o clima organizacional;
  • facilita o processo de integração de novos funcionários;
  • a comunicação interna auxilia no controle de crises;
  • aumenta o sentimento de pertencimento dos colaboradores;
  • incentiva e abre espaço para dúvidas e sugestões;
  • mantém os colaboradores mais engajados;
  • fortalece a cultura da organização;
  • melhora a imagem da empresa tanto interna quanto externamente;

Deu para perceber o quanto manter uma boa comunicação interna é importante? Existem diversos benefícios que essa prática traz, mas seria praticamente impossível listar todos aqui. Então, se você quer saber como colocar em prática na sua empresa, ou se quer saber se você está fazendo isso corretamente por aí, é só dar uma olhada nesse artigo que preparamos:

https://blog.lugarh.com.br/comunicacao-interna-voce-esta-fazendo-isso-corretamente/

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