O que é CTPS e para que serve?

O que é CTPS e para que serve esse documento?

O que é CTPS e para que serve esse documento?

O que você precisa saber sobre CTPS

Você sabe o que é CTPS? Mesmo que você nunca tenha escutado o termo, com certeza já ouvir falar sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social. E, na verdade, elas são exatamente a mesma coisa. Sendo assim, CTPS é a sigla utilizada para a carteira de trabalho. 

Fat pic to cinema – amateur bodybuilding pics mastebolin best way to burn bodybuilding fat- snsfs – ponno.

Nesse post explicamos exatamente o que é e qual é a utilidade da carteira de trabalho. Boa leitura!

Former Cleveland Clinic Employee Arrested — FBI dhea bodybuilding ninth circuit court rules trump admin stripping funding from abortion clinics is constitutional

O que é CTPS?

A CTPS, mais conhecida como Carteira de Trabalho, é um documento obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros registrados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Rush Hour – Due mine vaganti, il buddy cop sotto steroidi clomid online le nuove leggi greche sul lavoro sono “politiche thatcheriane sotto steroidi”

Nesse documento ficam registrados todos os dados referentes às experiências de trabalho que um profissional já teve na vida ou que ainda vai ter. Alguns dos dados registrados são:

  • Os dados do empregador;
  • data de admissão;
  • função exercida pelo colaborador;
  • remuneração;
  • circunstâncias especiais que eventualmente existam no contrato;
  • alterações de salário e férias;
  • algumas informações de interesse do INSS.

Nenhum empregado pode começar a trabalhar caso não tenha o registro na CTPS. Além disso, as anotações devem ser feitas no momento da admissão, no momento da demissão, quando houver alguma necessidade de comprovação para a Previdência Social ou quando o colaborador solicitar.

O Decreto Lei nº 926 de 10 de Outubro de 1969, instituiu a Carteira de trabalho e deu algumas orientações a respeito:

Art. 1º Fica instituída a Carteira de Trabalho e Previdência Social, que substituirá a Carteira Profissional, a Carteira de Trabalho do Menor e a Carteira Profissional do Trabalhador Rural.

Parágrafo único. Entendem-se como concernentes à Carteira de Trabalho e Previdência Social, as referências da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943) e do Estatuto do Trabalhador Rural (Lei nº 4.214, de 2 de março de 1963) à Carteira Profissional, à Carteira de Trabalho do Menor e à Carteira do Trabalhador Rural.

Art. 2º A Seção I do Capítulo I do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho fica intitulada “Da Carteira de Trabalho e Previdência Social”, passando seu artigo 13 a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 13. A Carteira de Trabalho e Previdência Social é obrigatória para o exercício de qualquer emprêgo, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.

Embora o modelo mais tradicional e conhecido ainda seja a CTPS impressa, já é possível substituir esse pelo modelo de Carteira de Trabalho Digital!

onboarding

Para que serve a CTPS?

Conforme citado anteriormente, a CTPS serve como comprovação de relação do profissional com o trabalho que exerceu ou exerce atualmente.

Isto é, através do documento ele pode comprovar as seguintes informações:

  • Existência de relação de emprego;
  • determinadas cláusulas de trabalho;
  • participação em fundos especiais ou fundos de garantia;
  • qualquer dado que posso vir a interessar à Previdência Social;
  • tempo de duração das relações empregatícias;
  • comprovação dessas relações de emprego.

Então, podemos dizer que a CTPS é o documento mais importante na vida profissional dos trabalhadores. Pois além de garantir direitos a eles, serve como meio de comprovação para os mais variados casos.

Além disso, é claro, manter um vínculo de trabalho entre pessoa física e pessoa jurídica sem que exista registro na carteira pode ser considerado crime e acarretar em consequências ruins para ambos os lados.

Como a CTPS digital pode ser adquirida?

Como mencionado no artigo, a CTPS impressa pode ser substituída pela CTPS Digital, um novo formato que pode ser adquirido pelo aplicativo da Secretaria  Especial de Previdência e Trabalho. 
 
Essa iniciativa parte do governo federal em digitalizar os processos e aumentar o controle de informações. O eSocial é apenas um dos exemplos. 

Algumas empresas já fizeram as modificações de processos para contemplar o eSocial, e a CTPS Digital utiliza das informações geradas pelo sistema unificado. 

Ou seja, informações como cargo, salário ou carga horária são atualizadas automaticamente, com isso a carteira de trabalho se manterá sempre atualizada. 

A CTPS Digital atende às regras da Reforma Trabalhista, e serve para confirmação das contribuições à Previdência Social. Em outras palavras, o empegado possui mais controle sobre seus dados e pode fazer planos de aposentadoria privada, conforme haver necessidade. 

Como abrir a CTPS Digital?

Já imaginou a facilidade que deve ser ter a sua carteira de trabalho digital? Pois bem, se essa ideia está passando pela sua cabeça, saiba que para abrir a CTPS Digital basta se cadastrar no site acesso.gov.br e seguir as seguintes etapas: 
 
  1.  Digita o seu CPF no botão “Crise sua conta”; 
  2. Escolher uma das opções disponíveis, por exemplo: validação facial no app Meu gov.b, Banco do Brasil, internet banking, número do CPF, certificado digital, certificado em nuvem. 
  3. Preencher os dados solicitados; 
  4. Confirmar os dados e aguardar o código por e-mail ou SMS; 
  5. Inserir o código e confirmar sua conta. 
Agora que você já sabe o que é CTPS e o que é CTPS Digital, fica a seu critério escolher qual opção faz mais sentido para o seu momento atual. 
 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: