O que é e como fazer um diagnóstico organizacional de uma empresa

O que é e como fazer um diagnóstico organizacional?

Quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa? Saiba que não ter essa resposta pode ser prejudicial para a saúde e o andamento dos negócios. Por isso, o diagnóstico organizacional pode ser uma alternativa para identificar as possíveis falhas e oportunidades que tornarão suas ações mais seguras. Além de ser uma estratégia que cabe para todos os tipos de negócios, é uma ação que pode alavancar a eficiência do negócio.

Neste artigo iremos abordar a importância do diagnóstico empresarial. Boa leitura!

O que é diagnóstico empresarial?

Em resumo, o diagnóstico empresarial é um relatório onde consta todos os processos da organização, ou seja, é uma série de ações e análises que envolve todas as áreas da organização como vendas, telemarketing, financeiro e gestão de pessoas.

Ele serve para identificar os pontos de melhorias do negócio, além de mostrar as áreas que não estão apresentando bons resultados. Seu maior objetivo é auxiliar nas tomadas de decisões, por isso sua execução de forma realista deve ser priorizada, pois assim os resultados do relatório mostram a verdadeira realidade da empresa.

Como fazer um diagnóstico empresarial?

Como o diagnóstico empresarial mostra os resultados das áreas da empresa, é preciso fazê-lo com calma e eficiência. Separamos alguns tópicos que irão te ajudar a planejar um bom relatório. Confira.

  1. Obtenha e analise as informações

Para isso você precisará definir quais perguntas fará, identificando fatores que condizem com a realidade do seu negócio e as relacionando com as atividades específicas.

Para chegar nessas respostas, você pode:

  • Entrevistar os colaboradores;
  • Analisar documentos, dados e relatórios;
  • Acompanhar os KPIs;
  • Estabelecer métricas de acompanhamentos constantes;
  • Fazer avaliações de desempenho;
  • Estudar processos internos;
  • Realizar benchmarkings para avaliar práticas presentes no mercado.

2. Identifique os problemas 

Após analisar o item anterior fica mais fácil de entender onde está o problema. Sendo assim, o próximo passo é organizar uma ordem de prioridades. Os mais graves devem ser solucionados primeiro.

3. Defina as estratégias

Essa é a hora de definir como os problemas serão solucionados.

4. Realize o diagnóstico periodicamente

Para um bom resultado é importante estar de olho em tudo que acontece dentro do ambiente de trabalho. Assim, quando um problema surgir você saberá a hora certa de corrigi-lo.

5. Tecnologia é a sua maior aliada

Com a automação de alguns processos há diminuição dos erros e menos tempo é gasto com tarefas manuais. Além disso, existem sistemas que oferecem dados importantes dos diferentes setores da empresa.

 6. Conte com uma empresa especializada

Ressaltamos que para um bom diagnóstico organizacional é imprescindível que se tenha consultores especializados. Pois, eles podem apresentar um olhar isento e descobrir pequenas falhas que passam despercebidas.

Quais os benefícios de fazer um diagnóstico empresarial?

Em resumo, o diagnóstico empresarial é benéfico não só para obter os resultados de avaliações dos setores da empresa, mas também para as rotinas internas. Por isso, é fundamental aplicá-lo. Além dessas vantagens, confira algumas outras que selecionamos.

  • Identifica os problemas mais importantes e define uma ordem de solução.
  • Estimula o trabalho em equipe, visto que incentiva os colaboradores a trabalharem em busca de soluções.
  • Aumenta a visão empresarial e cria uma ação mais ativa e adequada em busca dos objetivos da empresa.  
  • Identifica os pontos fortes e fracos da empresa.
  • Aprimora e aplica novos métodos de trabalho.  

É importante frisarmos que para fazer o diagnóstico organizacional é importante contratar uma consultoria especializada com foco prático e operacional. Assim as sugestões de melhorias são neutras e eficientes.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão