O que é o DDS e a importância para a segurança do trabalho.

O que é o DDS e a importância para a segurança do trabalho.

Discutir e assegurar que todos os funcionários da sua empresa estejam em segurança é essencial para o bem-estar da equipe e do negócio. Colaborador seguro, produtividade em alta e, com certeza, menos prejuízos. Mas você sabe o que é DDS e a importância para a segurança do trabalho? 

Neste artigo vamos falar sobre esse assunto que pode virar pauta diária na empresa e apontar algumas dicas de como fazer um bom DSS. Se ficou curioso,  continue a leitura.

O que é DDS? 

Primeiramente, você precisa entender que DDS é: Diálogo Diário de Segurança. O objetivo é de conscientizar os colaboradores sobre a segurança diária, saúde, meio ambiente e qualidade das atividades, trazendo informações sobre os procedimentos de segurança para o trabalho e prevenindo doenças.

Em outras palavras, o DDS é uma conversa feita todos os dias, de no máximo 20 minutos, antes do expediente, com assuntos relacionados à segurança do trabalho. Os temas podem variar, por exemplo: utilização adequada dos equipamentos, Normas Regulamentadoras e regras de segurança adotadas pela empresa, prevenção de acidentes, além de saúde, família e motivacionais. 

Esses diálogos são feitos pelo líder da equipe, técnicos ou engenheiros de segurança, e até mesmo por convidados da empresa. E são uma forma de aproximar os colaboradores e melhorar a comunicação.

Qual a importância da DDS para a empresa?

Não só para a empresa, mas o DDS é importante para o funcionário. A falta de informação é um dos principais fatores que comprometem a segurança do colaborador. Por isso, é fundamental implantar o DDS na rotina de trabalho, pois com ele é possível criar uma conscientização e tornar sua equipe mais responsável em relação à segurança dentro e fora da empresa. 

Benefícios de se realizar o Diálogo Diário de Segurança do Trabalho:

  • Reduz o custo com assistência médica, número de acidentes e absenteísmo; 
  • Aumenta o comprometimento dos funcionários; 
  • Melhora a comunicação da equipe e líder;
  • Aumenta a satisfação dos colaboradores. 

Dicas para fazer um bom diário de segurança:

  1. Faça um DDS rápido, no máximo 20 minutos; 
  2. Peça a interação de todos os colaboradores;
  3. Escolha temas atuais e objetivos e use uma linguagem de fácil compreensão; 
  4. Convide profissionais da área que possam agregar valor às conversas; 
  5. Faça um calendário e divulgue o tema escolhido, isso faz com que o colaborador pense no tema e até interaja durante o DDS;
  6. Reserve um tempo para perguntas; 
  7. O DDS precisa estar de acordo com a NR-1, por isso anote os temas abordados para evitar repetições, a data, hora e os participantes; 

Sugestões de temas a serem abordados: 

Como já citamos acima, os temas para o DDS podem variar, mas separamos alguns assuntos que você pode abordar: 

  • A maneira correta de usar o EPIs e os EPCs.
  • Perigos diários no trabalho
  • Acidentes e falhas fatais;
  • Campanhas de prevenção contra o câncer de mama, próstata e, atualmente, Covid-19;
  • Saúde mental; 
  • Sustentabilidade; 

Em resumo, o DDS é importante para empresa e funcionário, pois pode prevenir diversos contra-tempos. Invista em um bom DDS. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: