A taxa de Turnover de uma empresa está diretamente correlacionada com a capacidade de retenção de talentos que ela possui. Então, para saber o que é Turnover e como reduzir essa taxa nas empresas, é preciso também, entender a fundo a importância que essa métrica tem.
O que é Turnover
O Turnover nada mais é do que a taxa de rotatividade dos funcionários de uma empresa. Ou seja, é a taxa que mede a quantidade de colaboradores que são admitidos e a quantidade de colaboradores que são desligados dentro de uma organização em um determinado período de tempo.
Essa métrica é utilizada para medir então, o engajamento e até a motivação dos funcionários na empresa. Para chegar nos resultados existem alguns tipos de cálculos que podem ser feitos.
Cálculo geral
Esse é um cálculo quantitativo e serve apenas para saber se a taxa de rotatividade da empresa está baixa ou alta. Sendo assim, a fórmula para calcular é a seguinte:
[ ( Nº de Admissões + Nº de desligamentos ) / 2 ] / Nº total de Funcionários
Caso você chegue no resultado, mas mesmo assim continue na dúvida se a média está boa ou não, verifique o índice nacional de Turnover das empresas.
Cálculo de desligados
O cálculo de Turnover de desligados é feito com base na quantidade de pessoas que foram desligadas da empresa. Para chegar no resultado, pode-se fazer o cálculo geral, o cálculo de colaboradores que foram demitidos ou o de colaboradores que pediram demissão:
- Nº de desligados total / Nº total de Funcionários (cálculo de desligados geral)
- Número de demitidos / Nº total de Funcionários (cálculo de funcionários demitidos)
- Nº de pedidos de demissão / Nº total de Funcionários (cálculo de colaboradores que pediram demissão)
Esse cálculo pode indicar problemas tanto no processo de Recrutamento e Seleção, quanto problemas na cultura organizacional. Afinal, se há muito Turnover em relação às pessoas que são demitidas, quer dizer que o RH pode ter selecionado muitas pessoas sem fit cultural com a organização, ou pessoas que não cumprem os requisitos de competência.
Por outro lado, se muitas pessoas pedem demissão, o problema pode estar relacionado a um clima organizacional ruim ou a um ambiente sem motivação.
Cálculo de admissões
O Turnover de admissões está relacionado à quantidade de colaboradores admitidos recentemente que foram desligados. Essa taxa definitivamente está ligada ao processo de seleção mal feito. Ou seja, quer dizer que as expectativas entre empregador e novo colaborador não foram bem alinhadas.
Nesse caso, a conta a ser feita é com base nos colaboradores admitidos nos últimos seis meses que foram demitidos:
Nº de desligados em até 6 meses / Nº total de Funcionários
Qual a importância dessa métrica
Provavelmente você já entendeu que a métrica de Turnover pode trazer muitos insights para a empresa quando analisada. Inclusive, quanto mais detalhadamente for avaliada, mais respostas podem ser encontradas. E é exatamente por isso que medir a taxa de rotatividade nas empresas é tão importante.
Nesse sentido, alguns pontos que podem ser demonstrados através dessa métrica são:
- A qualidade das condições de trabalho;
- o nível de satisfação dos liderados para com os líderes;
- a satisfação dos colaboradores;
- a existência de um bom plano de cargo e salários;
- o nível de qualidade do processo seletivo;
- a qualidade do clima organizacional na empresa.
Saber se a taxa de Turnover está alta e agir para que esse número abaixe é essencial para reduzir custos nas organização. Até porque, é fato que a demissão e contratação de novos funcionários são processos muito mais caros do que a retenção dos colaboradores.
Além disso, uma boa retenção de talentos é um diferencial competitivo hoje em dia, já que todos os bons profissionais buscam trabalhar em locais com boa reputação e que tenham um ambiente agradável e com possibilidade de crescimento.
Como reduzir o Turnover nas empresas
Depois de identificar o real problema que está fazendo o Turnover da empresa estar tão elevado, fica fácil reduzir essa taxa.
Para isso, basta agir de forma resolutiva e eficaz em cima do resultado apresentado. Por exemplo, se o problema for no processo de recrutamento e seleção, basta encontrar onde está o gargalo e reformular o processo de uma nova maneira que seja mais efetiva.
Por outro lado se o problema estiver relacionado com conflitos entre liderança e liderados, é preciso identificar de qual lado vem o problema, buscar maneiras de trabalhar com isso e agir em rumo a resolução.