O RH é essencial em uma PME – Entenda. Se você tem uma pequena ou média empresa e acha que não precisa de um setor de RH, você está muito enganado!
Então, no artigo de hoje falaremos sobre como o RH é essencial em uma PME. Acompanhe.
O que é o Recursos Humanos?
Os Recursos humanos ou departamento de gestão de pessoas é um setor presente em uma empresa que cuida da relação empregador-empregado.
Dessa forma, os profissionais estudam muitas metodologias para aplicar as técnicas corretas de gestão nos demais setores.
Assim, este também é o setor responsável por cuidar das presenças, faltas, pagamentos e contratação de novos colaboradores, bem como, a análise de benefícios e demais burocracias.
E ainda, este é responsável pelos treinamentos e capacitações necessárias para que o capital intelectual de um negócio cresça.
E porque o RH é essencial em uma PME?
Com tudo o que foi dito acima já fica mais fácil saber da importância do setor na sua empresa, né?
Mas se você ainda não está convencido, aqui vão 9 benefícios de contar com o setor mesmo que você tenha uma PME.
- Adequação a legislação vigente;
- Organização de informações sobre os colaboradores;
- Redução de custos em horas-extras (caso outro trabalhador fosse realizar as demandas do setor);
- Produtividade lá em cima;
- Satisfação dos colaboradores com a empresa;
- Metas da empresa alcançadas com mais facilidade;
- Cultura organizacional forte;
- Maior agilidade e eficiência em recrutamentos e seleções;
- Indicadores assertivos que ajudam nas tomadas de decisões;
Por fim, ao montar o setor não precisa exagerar, contrate conforme a sua empresa pode e precisa, assim você não se perde e consegue estruturar bem o seu RH. Então,
Ai está! Agora você já sabe porque o RH é essencial em uma PME. Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! 💙