• RH
  • Admissão
  • Recrutamento
  • Materiais Gratuitos
  • Trabalho Remoto
  • RH
  • Admissão
  • Recrutamento
  • Materiais Gratuitos
  • Trabalho Remoto
onboarding

Onboarding de novos colaboradores: como planejar e aplicar?

Admissão, Carreira e Motivação, Cultura da empresa, Gestão, Recrutamento e Seleção, RH 6 de janeiro de 2020

Contratar colaboradores novos e que correspondam totalmente à cultura da empresa, às demandas de trabalho e o engajamento com a equipe é o sonho de qualquer recrutador e de qualquer chefe. Porém, já sabemos que não é apenas abrir a vaga e começar a separar currículos que vai trazer o melhor candidato para a cadeira vazia. Além de todo um Recrutamento e Seleção bem planejado e bem aplicado, é essencial botar em ação um plano de Onboarding.

Então, se você trabalha em área de RH, é um recrutador ou um empreendedor que precisa contratar e inserir um novo colaborador na empresa de forma correta e que trará benefícios tanto ao contratado quanto para a empresa contratante, o conteúdo a seguir vai te ajudar muito!

Descubra o que é Onboarding, quais os benefícios para todos os envolvidos, os pontos positivos para a integração e o engajamento da equipe, como o Onboarding trará resultados mais rápidos, visão positiva da empresa e mais interesse dos colaboradores com seus cargos. Preparado? Então vamos lá!

Ah, se quiser baixar esse conteúdo para ler depois, é só clicar:

onboarding

O que é Onboarding?

Um estudo da Abeerteen Group apontou que:

86%

Dos novos colaboradores decidem ainda nos primeiros meses se querem ou não permanecer na nova empresa

Enquanto que outro estudo, da Society for Human Resource Management – SHRM, nos mostra que:

onboarding

58%

Destes colaboradores, quando passam por um processo de Onboarding bem estruturado, tendem a permanecer na empresa por mais tempo, além de elogiar sua marca e trazer melhores resultados.

Então, o onboarding é um processo bem estruturado e que pode se alinhar e se modificar de acordo com a cultura da sua empresa. Ele serve para recepcionar o novo colaborador, fazendo com que ele entenda as normas da empresa, como as coisas funcionam, com quem ele deve falar para tirar certas dúvidas, com que grupo ele vai trabalhar, o que pode e não pode fazer, entre vários outros processos iniciais para integrar a pessoa.

Se um um novo colaborador é bem recepcionado, tem tudo explicado como deve proceder e é muito bem-vindo, ele vai para casa se sentindo bem, falando positivamente da empresa, tendo em mente que está começando a trabalhar numa marca organizada. Isso demonstra profissionalismo.

Enquanto que uma pessoa que é contratada às pressas e deixada em sua mesa de trabalho sem saber por onde começar ou a quem pedir ajuda, vai para casa no primeiro dia com uma sensação ruim, de lugar desorganizado, em dúvida se deve permanecer ou não na empresa.

Como vimos, o onboarding realmente constrói uma base sólida para as novas contratações, trazendo benefícios para o colaborador e também para a empresa. Vamos seguir para os próximos tópicos para descobrir mais sobre esse processo e como adicioná-lo no dia a dia do seu negócio nos próximos tópicos.

Qual a importância do Onboarding para a sua empresa?

Esta imersão serve para que o novo colaborador chegue sabendo onde está pisando, seja bem inserido para iniciar seu trabalho com toda potência e sinta-se à vontade com o restante do pessoal. A importância desse quesito também é que o novo funcionário faça boa propaganda da empresa.

A primeira impressão é a que fica

Não ouvimos esse ditado popular quase sempre? Em muitas situações ele é bastante necessário.

Nas primeiras semanas de trabalho é quando o novo contratado fala mais sobre seu emprego. Os familiares, amigos e conhecidos perguntam “e aí, como está o trabalho novo?”. Se você aplicar o processo de Onboarding corretamente, certamente ele se sentirá confortável para responder que o ambiente é organizado, os contratantes são profissionais sérios, a empresa é boa e cuida bem de quem trabalha lá.

Esse é o tipo de propaganda “boca a boca” que toda empresa precisa, tanto para que clientes confiem nela, como para novos candidatos se inscreverem em novas vagas.

Os 4 C’s

Os 4 C’s são os 4 pilares da importância do onboarding para a sua empresa. É a partir deles que se desenvolve o planejamento da imersão e de cada tarefa que será realizada no onboarding. São eles:

  • Conformidade

Referente às regras, regulamentos legais e políticas básicas da empresa;

  • Clareza

Que gira em torno do novo funcionário ter entendimento de tudo que o cargo pede e de todas as expectativas relacionadas ao seu trabalho, como resultados;

  • Cultura

Sobre as normas formais e informais da empresa e da convivência;

  • Conexão

Que está ligada ao entendimento de convívio entre os colaboradores.

Através deles sabemos qual a base de importância do onboarding e a partir daí é que cada empresa desenvolve seus próprios requisitos para aplicar corretamente o processo. Comece seu planejamento pelos 4 C’s e obtenha sucesso no seu processo de imersão.

Os resultados

É comum que no primeiro dia, e até na primeira semana de trabalho, o colaborador se sinta ansioso, nervoso com o novo ambiente, com as novas pessoas, enfim, toda a expectativa que envolve ter um novo emprego. Com os novos desafios e as novas responsabilidades, a pessoa pode sentir-se ameaçada e é exatamente para que isso não aconteça que uma empresa deve receber bem os novos colaboradores com o onboarding para, então, obter melhores resultados.

Integração

A relação entre o novo contratado e o restante da equipe é de total importância. Pois, já sabemos que um grupo que trabalha em conjunto e com os ideais alinhados trazem juntos um melhor resultado e mais: todo mundo gosta de se sentir confortável no ambiente de trabalho e poder descontrair em alguns momentos.

Retenção de talentos

Quando chegamos a um ambiente desconhecido e alguém nos apresenta para o pessoal e mostra o local, ficamos bem mais à vontade, não é? É exatamente assim que um novo colaborador deve ser recebido para não ficar perdido e nesse tempo buscar novas vagas, imaginando que em outro lugar se sentirá melhor.

O onboarding tem sua importância bem voltada a esse quesito: o colaborador sente-se parte da empresa e sente-se bem recebido. É dessa forma que acontece a retenção de talentos: o funcionário que é valorizado dentro de uma empresa, dificilmente procurará trabalhar em outra.

Redução da rotatividade

O turnover, também conhecido como rotatividade, é quando uma empresa tem grande fluxo de demissões. As demissões atrapalham os processos de trabalho, fazem cair o índice de desempenho e podem atrapalhar alguns projetos e os resultados deles.

Às vezes, entre desligar um candidato e trazer outro, há um tempo natural de procura ou de espera. Além disso, uma empresa conhecida por desligar pessoas, pode trazer uma certa insegurança a bons candidatos que gostariam de se inscrever nas novas vagas.

Os custos também são influenciados entre demissões e admissões. Nesse tópico também está o onboarding como positivo de toda operação. Se o novo colaborador é bem inserido, já conhecendo a empresa e seu cargo, e depois saber definidas as suas expectativas e da empresa, a chance desse candidato desistir da vaga e querer mudar de empresa é bem menor e então os negócios não perdem custos e nem decaem nos resultados dos projetos.

Resultados gerais

É indiscutível e comprovado que se em uma empresa os colaboradores estão todos alinhados entre si, entre seus líderes e chefes, os processos todos vão fluir melhor. O trabalho em equipe, a ajuda entre um setor e outro e as resoluções de dificuldades urgentes. Se todos também estão de acordo com as normas da empresa e por dentro dos objetivos e dos resultados esperados, todos vão trabalhar no dia a dia para cumprir esses objetivos e chegar nos resultados ideais.

Dessa forma, com tudo alinhado e fluindo corretamente, a empresa estará sempre em um caminho positivo, sendo bem vista de fora como empresa profissional, atraindo bons talentos em suas novas vagas, mantendo os bons colaboradores e desenvolvendo bem todos os seus projetos. Ou seja, uma empresa caminhando bem e a passos largos.

Qual a importância do onboarding para o novo colaborador?

Já sabemos que, hoje em dia, o colaborador não trabalha pensando apenas na sua empresa empregadora, mas também na sua carreira e no seu portfólio pessoal. E, como empresa, os recrutadores, líderes e chefes têm que apoiar inteiramente essa necessidade do funcionário. Pois, sabendo que o colaborador está ocupando uma vaga de sua empresa, é fato que ele vê sua marca como um símbolo forte para ter em seu portfólio pessoal e vai se esforçar ao máximo para obter bons resultados. É positivo para ambos lados.

Quando o onboarding é bem aplicado, os novos colaboradores estarão engajados em suas funções e com as necessidades da empresa, portanto, logo estarão trazendo resultados. Visto que, o lado oposto desse processo é o funcionário ser mal inserido e ficar perdido dentre as demandas da empresa.

Por isso o onboarding, além de todos os benefícios para a empresa, traz também os benefícios e resultados para os colaboradores. Acompanhe:

  • Integração e Engajamento

O relacionamento entre todos os integrantes da empresa é de extrema importância para o colaborador ter sucesso no andamento dos projetos, está totalmente atrelado aos bons resultados do onboarding e é um ponto super positivo, porque, afinal, todos gostamos de conviver em um ambiente agradável onde possa ter uma boa relação com todo o grupo.

  • Rápidos processos e entrega de resultados

Passando por toda essa imersão inicial, o colaborador já fica a par de todas as informações necessárias e processos em andamento. Dessa forma, consegue se inserir com mais facilidade em seus afazeres e começar a entregar resultados o quanto antes. Assim, já sentindo-se parte, com certeza estará mais à vontade no dia a dia, mais feliz com seu novo emprego e mais animado para continuar.

  • Visão de empresa organizada e profissional

Como, desde o recrutamento e seleção, depois no início e andamento do onboarding, os recrutadores e líderes demonstraram organização e preocupação com o novo colaborador, é imprescindível que a visão geral da empresa será de organizada e profissional.

Contratação digital Lugarh – Falando em contratação organizada e profissional, no Lugarh você recebe e envia documentos com muita facilidade. O candidato digitaliza e envia, a plataforma confere e já guarda na nuvem, organizadamente, para facilitar seu processo de trabalho e ainda diminuir o consumo de folhas.

Dessa forma, sendo bem recebido, com horários marcados, sabendo o que pode e não fazer, sendo guiado em toda essa imersão e conhecendo a empresa, o novo funcionário sente-se bem-vindo e passa a acreditar mais no potencial da empresa e perceber que ela realmente preocupa-se com a sua jornada. O resultado desse processo é o colaborador trabalhar com mais vontade, querer realmente fazer parte, falar bem da empresa quando perguntado sobre.

  • Interesse por sua empresa

Passando por todo esse processo positivo, sentindo-se bem com toda essa imersão, o candidato vai ter preferência pela sua empresa e construir seu portfólio ali mesmo, onde tem sido bem recebido.

Como aplicar o onboarding na sua empresa?

Antes de mais nada, devemos citar que a importância do Recrutamento e Seleção está totalmente ligada ao bom desempenho e funcionamento do onboarding. Porque é aqui que vai haver um funil de separação dos candidatos que estão aptos para assumir esta nova vaga.

É nessa fase que o candidato fica sabendo das skills necessárias, de informações básicas da empresa, do que está sendo pedido de experiência e diferenciais. É durante o Recrutamento e Seleção que os inscritos vão entender se estão preparados ou não para trabalhar na cadeira que está sendo oferecida pela empresa.

E é a partir deste processo também que o recrutador saberá fazer a seleção de todos os currículos que se encaixam na descrição e candidatos que provavelmente seguirão adiante no processo. Somente fazendo um bom trabalho na fase de recrutamento e seleção é que o onboarding será ainda mais eficaz no trajeto do novo colaborador.

Depois do Recrutamento e Seleção, é imprescindível que ocorra um planejamento para que, então, seja iniciado o processo de onboarding na sua empresa. Primeiro porque ele pode ser adaptável de acordo com o seu negócio ou com a vaga da contratação como.

Em algumas empresas, por exemplo, é necessário mostrar todos os ambientes físicos para o novo colaborador, apresentar cada equipe e explicar o que cada uma faz. Para outras, essa necessidade não é tão grande, sendo mais útil para o novo colaborador conhecer os equipamentos de trabalho, as plataformas que ele terá de usar e assim por diante.

É interessante fazer uma pesquisa para saber como empresas do mesmo ramo que a sua estão aplicando essa imersão. A partir desse levantamento você pode separar os melhores insights de cada referência para aplicar no novo processo de sua marca.

Procure recrutadores experientes, que já aplicam o onboarding há algum tempo e então saibam indicar corretamente o que fazer ou não e dar melhores conselhos a respeito do assunto.

Um planejamento correto para o onboarding, mais focado e bem estudado, ajuda a recepcionar melhor o novo colaborador e, portanto, atingir objetivos mais certeiros.

Planejamento

Um detalhe que ajuda a organizar esse processo é enviar aos novos colaboradores, por e-mail, uma agenda dessa imersão. Um calendário simples que diga o dia e a hora que eles podem chegar, quem vai recebê-los, o que vai acontecer nesse primeiro horário, entre outros detalhes da sua programação.

  • Comece apresentando a Visão, Missão e Valores da empresa;
  • apresente o espaço físico e a mesa de trabalho do novo colaborador;
  • entregue seus materiais de trabalho, assim como senhas e acessos a sistemas e contas a quais ele deve ter acesso;
  • apresente o time que ele irá trabalhar, seu líder e as pessoas que ele pode procurar em determinadas situações;
  • apresente em palestra, vídeo ou texto as normas da empresa, os horários e as regras;
  • informe se é utilizado uniforme ou cor específica de roupas ou se é livre;
  • conte, com uma narrativa interessante e rápida, a história do início da empresa, dos fundadores, das dificuldades. Isso faz com que a pessoa se insira mais facilmente no universo da marca e entenda o negócio mais a fundo;
  • explique quais os sentidos do negócio, da marca, onde se quer chegar, quais os objetivos;
  • se for cabível a esse momento, apresente métricas da empresa, os objetivos esperados dos novos contratados, números e porcentagens de informações que sejam necessárias para as novas pessoas ficarem por dentro do que está acontecendo. Transparência ajuda em todas as situações, principalmente aqui no início dessa jornada.

A continuidade do onboarding pós imersão

Ficou claro que uma imersão bem feita com o onboarding traz resultados para todos os lados, não é? Mas, e agora, o que vem depois?

Para ensinar uma pessoa a navegar, por exemplo, não se pede para ela entrar no bote, dá o remo e a solta no mar. É necessário acompanhar passo a passo. Aqui, além do RH estar por dentro do desenvolvimento dos funcionários, também é necessário o acompanhamento do líder.

A cultura do feedback é de extrema importância, tanto para o empregador quanto para o colaborador. É interessante alinhar as expectativas, saber se tudo está ocorrendo bem. O funcionário pode falar sobre o que ele está achando da empresa, das demandas, da relação dele com o grupo. O líder pode falar do desenvolvimento do colaborador, quais estão sendo os pontos positivos e negativos, onde é que poderia melhorar.

É nesse feedback que empregador e funcionário podem evoluir juntos e não deixar que alguma falha de comunicação, algum ponto positivo desconstrua a boa relação formada no início de todo esse ciclo. As reuniões podem ser mensais no começo e depois trimestrais, dependendo dos interesses da empresa e da necessidade de conversa com o colaborador.

Evolua seu RH com o Lugarh

O RH da sua empresa vai passar por uma transformação digital! Com o Lugarh você elimina burocracias, otimiza processos e reduz custos.

Banco de CV

Encontre facilmente os melhores talentos! Em parceria com o BNE – Banco Nacional de Empregos, você terá acesso a um banco com mais de 20 milhões de currículos cadastrados e atualizados diariamente.

Contratação Digital

Receba e envie documentos com facilidade! Eles são digitalizados pelo próprio candidato e validados automaticamente em nossa plataforma, além de ficarem organizados e seguros na nuvem para você acessar sempre que quiser.

RH Digital

Gerencie de forma fácil e intuitiva todos os documentos de seus colaboradores. Acompanhe a situação de cada um dentro da empresa, bem como índices importantes para o RH como diversidade e tipos de contratação.

Conheça todas as facilidades!

  • Onboarding
  • Qualificação do eSocial
  • Clube de Vantagens
  • Comunicação com o Colaborador
  • Trabalhe Conosco Exclusivo
  • Gerenciamento de Equipe

Entre em contato para saber mais! www.lugarh.com.br

AdmissãoCultura organizacionalOnboarding

Também podem te interessar

Ministério do trabalho
Gestão, Leis trabalhistas 18 de novembro de 2019
Ministério do trabalho e os direitos que todos devem conhecer
gastos essenciais
Contabilidade, Gestão 20 de maio de 2020
Você sabe quais são os gastos essenciais na empresa?
Contact's logo

Somos uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas para o RH. Com expertise de 20 anos no mercado de recursos humanos, criamos o Lugarh para simplificar os processos das empresas, tornar as pessoas mais produtivas e felizes.

contato@lugarh.com.br
  • Admissão
  • Carreira e Motivação
  • Contabilidade
  • Cultura da empresa
  • Gestão
  • Recrutamento e Seleção
  • RH
Lugarh.com.br © 2021. Uma marca comercial da Ponte Azul Inovação Tecnologia Ltda.