Os 5 desafios de gerenciar um time híbrido

Os 5 desafios de gerenciar um time híbrido

Os 5 desafios de gerenciar um time híbrido

Os 5 desafios de gerenciar um time híbrido.

Com a vacinação em massa muitas empresas estão ensaiando a volta completa ao presencial. Como? Criando times híbridos.

Falaremos mais sobre estes e as dificuldades de gerenciamento do mesmo no artigo de hoje. Acompanhe.

O que é trabalho híbrido?

Nem totalmente presencial na empresa e nem totalmente home office, trabalhar de forma híbrida é se adaptar aos dois modelos laborais. Sendo assim, um profissional que trabalha de forma híbrida passa alguns dias em casa e outros na empresa.

Mas como isso é definido? Bom, primeiramente é necessário que o gestor de cada equipe converse com seus colaboradores e entenda para quais é possível inserir esta modalidade.

Então, também é preciso definir os dias e os horários em que estes profissionais estarão na empresa, a fim de não desorganizar o quadro de outro trabalhadores.

Por seguinte, é preparar a empresa para receber, mesmo que só por alguns dias, estes profissionais. Temos um artigo bem legal sobre a volta ao presencial, você pode conferir ele clicando aqui.

Quais são os benefícios de ter um time híbrido?

Como já falamos acima, muitas empresas estão testando a volta ao presencial com times híbridos e este é um dos maiores benefícios.

Isso porque, com um time híbrido é possível identificar o que precisa ser mudado e adaptado para que todos possam voltar em segurança para a empresa. E dessa forma, a empresa garante que a cultura de equipes permaneça forte e bem estruturada.

Um benefício muito legal também dessa prática é promover um momento aos colaboradores desenvolverem diversas skills necessárias como adaptabilidade, gestão de tempo e organização assertiva de demandas.

E ainda, ver os colegas no presencial e se sentir integrado novamente a empresa traz uma sensação de pertencimento ao profissional, o que gera maiores taxas de comprometimento e engajamento nas demandas.

Mas quais são os desafios de gerenciar um time híbrido?

A um tempo atrás estávamos acostumados apenas com o trabalho presencial, ai precisamos nos adaptar ao home office e agora precisamos novamente nos adaptar a esta terceira via. Todas essas mudanças geram uma movimentação na cultura organizacional da empresa que precisa se manter estável.

Por isso, oferecer treinamentos as altas lideranças é essencial nesta mudança, só assim os gestores saberão com proceder com cada equipe e não prejudicarão o trabalho de ninguém.

De tal maneira, sabemos que gerenciar um time híbrido ainda é novidade para muitos gestores e assim, pode parecer difícil manter a integração do time. Entretanto, este desafio pode ser solucionado ao utilizar boas ferramentas de comunicação como o Teams da Microsoft.

E ainda, manter um quadro de horas trabalhadas pode evitar sobrecarga e ajudar os profissionais a não se confundirem nos dias que serão presenciais e ou em casa.

Pronto! Agora você já sabe como vencer os cinco principais desafios de gerenciar um time híbrido! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! <3

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: