People Analytics: o que é e como aplicar no RH da sua empresa

People Analytics: o que é e como aplicar no RH da sua empresa

People Analytics: o que é e como aplicar no RH da sua empresa

Se eu te perguntasse qual o “item” mais valioso da sua empresa, certamente você, empresário ou gestor, responderia o capital humano, certo? Não é a toa que práticas relacionadas à gestão de pessoas vêm ganhando espaço no universo corporativo. Ainda nessa linha, o People Analytics se tornou um grande aliado dos RHs que objetivam a atração, a retenção de talentos e a motivação/produtividade de colaboradores.

Portanto, se você se interessa pelo tema e quer fazer uma administração estratégica no seu setor ou na empresa, continue a leitura deste artigo.

O que é People Analytics?

O People Analytics é um processo que envolve a coleta, organização e análise de dados, com objetivo de compreender o comportamento e as expectativas dos colaboradores na empresa.

Nessa linha, o RH pode descobrir quais variáveis que mais impactam nos índices de satisfação e de engajamento. E assim, usar os dados extraídos para aperfeiçoar os procedimentos internos.

Entretanto, para que o processo seja efetivo, é necessário abranger diversos aspectos que rodeiam o profissional, por exemplo: função exercida, escolaridade, faixa salarial, histórico de promoções, avaliação de desempenho, dependentes, cursos realizados e tempo de casa.

Além disso, para uma melhor visão estratégica, é importante cruzar e analisar os resultados das taxas de rotatividade, absenteísmo, pesquisas de clima organizacional e relatórios das entrevistas de desligamento.

Ao realizar todos esses processos, fica mais fácil de entender o perfil dos colaboradores, além de detalhar quais os pontos fortes e fracos da gestão e assim criar estratégias eficientes.

Como a People Analytics funciona?

Todo o processo do People Analytics funciona em 4 etapas. Abaixo vamos explicar cada uma delas. Confira!

  1. Coleta

Em primeiro lugar, para realizar o processo do People Analytics, o RH colhe todos os dados e informações que serão analisados. Eles podem vir das redes sociais, pesquisas realizadas dentro da empresa, através de currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização e demais lugares.

2. Cálculo

Essa segunda etapa é a de análise dos dados coletados. Quanto mais variados eles forem, mais ampla são as possibilidades de análise. Além disso, é aqui que você descobrirá as respostas das perguntas que identificou relevantes.

3. Análise de dados

Nessa etapa, após ter as respostas devidamente estruturadas e claras, percebemos as possibilidades do People Analytics. Ou seja, é agora que você terá embasamento para tomar suas decisões e revolucionar a gestão da sua empresa, permitindo que ela cresça mais e mais.

Além disso, o processo permite que você descubra novas tendências, lacunas, forças e problemas da sua corporação no geral.

4. Modelagem

Já essa etapa é marcada pelo cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas colhidas durante todo o processo. Esse momento permite que você descubra a conexão entre a escolaridade dos seus colaboradores e as promoções que eles recebem, por exemplo. Além disso, é possível identificar o tempo de casa do funcionário e o aumento salarial e outros detalhes.

Essa etapa permite que sejam pensadas e analisadas formas de estruturar a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo. Até mesmo programas de conscientização.

Quais as vantagens do People Analytics?

O People Analytics pode ser usado em qualquer situação, mas, principalmente, quando se precisa fazer contratações ou cortes de funcionários. Além da organização de programas de treinamento, políticas de remuneração, planos de carreira e de sucessão.

Nessa mesma linha, o processo é fundamentado em fatos, estatísticas e parâmetros preestabelecidos, eliminando as parcialidade e a subjetividade. Fazendo da estratégia um trabalho mais efetivo e notável para o RH.

Em resumo, o People Analytics otimiza os processos de recrutamento e seleção, auxilia na escolha dos profissionais que possuem o perfil e a capacitação que a empresa busca. Além disso, facilita a retenção dos talentos, pois permite que sejam feitas correções e ajustes nas práticas do gerenciamento do capital humano.

Porém, não para por aqui. O processo também permite:

  • Avaliação de performance dos gestores
  • Distribuição adequada das tarefas
  • Delegação por mérito
  • Contratações mais assertivas
  • Ações e resultados mensuráveis
  • Mais oportunidade de controle dos processos
  • Maior rendimento do RH
  • Redução de custos

Como aplicar o People Analytics no RH?

Em resumo, o People Analytics pode ser aplicado em qualquer empresa, desde a pequena até as de grande porte. Porém, há alguns detalhes que precisam ser considerados antes de aplicar as pesquisas. São eles:

  • Escolha um bom software

Atualmente, no mercado, existem diversas ferramentas que possibilitam a execução do People Analytics. Entretanto, é importante escolher uma que se adeque ao objetivo e às necessidades da sua empresa. A dica é pedir uma demonstração antes de contratar os serviços.

  • Treine a equipe

Ao adquirir um software para aplicar o People Analytics, será indispensável fazer o treinamento da equipe para usá-lo. Normalmente, as empresas que oferecem essas ferramentas, já vêm com o treinamento para uso da mesma. Além disso, existem cursos online, livros e fóruns de discussão que podem ajudar no aprendizado.

  • Comece com os dados disponíveis

Mesmo com dados limitados é possível criar insights. Para isso, envolva grupos diversificados da empresa. Além disso, vale avaliar a qualidade dos dados, mesmo havendo apenas parte deles. Por fim, concentre-se nas áreas mais relevantes do seu negócio, e evite ficar preso na paralisia da análise.

  • Incremente os recursos de análise de dados da sua equipe

Que tal unir as áreas de T.I e marketing para aproveitarem os recursos desse processo e serem mais fortes? A análise de dados requer habilidades e conhecimento de domínio, por isso,  é uma boa jogada. Lembre-se, cada empresa tem um método de aplicação, mas o importante é a iniciativa de implantá-lo.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo!

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: