Procrastinação no trabalho: 4 dicas valiosas de como evitar

A procrastinação no trabalho é algo (infelizmente) muito comum entre grande parte dos profissionais. Na realidade, esse hábito que acontece não só no trabalho, mas também vários outros âmbitos da vida das pessoas, é algo extremamente prejudicial e deve ser evitado a todo custo!

Apesar de a maioria das pessoas entenderem o quão prejudicial procrastinar pode ser, o maior problema está em ter a atitude de não deixar as tarefas para fazer depois. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas que já não sabe mais o que fazer para parar de procrastinar no trabalho, ou lidera uma equipe com profissionais assim, você está no lugar certo!

Nesse post daremos as melhores dicas de como evitar a procrastinação no trabalho!

O que é Procrastinar?

Antes de mais nada, caso você não saiba exatamente o que é procrastinar, é hora de aprender. Só assim é possível saber se você ou a sua equipe são ou não, procrastinadores.

Talvez você já tenha ouvido falar que procrastinar é sinônimo de ser preguiçoso, certo? Mas na verdade, a procrastinação é o ato de adiar a resolução ou entrega de uma atividade, reunião, compromisso ou qualquer outra coisa. Inclusive, é uma ação natural do ser humano.

O grande ´problema está em quando esse comportamento acontece com muita frequência ou quando começa a acontecer a procrastinação no trabalho, já que isso pode prejudicar a carreira do profissional e a própria empresa. A boa notícia é que é completamente possível contornar esse problema e parar de procrastinar.

Como evitar a procrastinação no trabalho?

O primeiro passo para evitar a procrastinação, é entender o motivo de isso estar acontecendo. De acordo com pesquisas, alguns dos fatores mais comuns que levam às pessoas a praticar a procrastinação no trabalho são:

  • Ansiedade;
  • Autodesvalorização ou perfeccionismo em excesso;
  • Falta de motivação;
  • Preocupações em excesso;
  • Sentimento de incapacidade.

Então, se a sua equipe tem o costume de adiar as entregas de trabalho, pode ser que seja por conta de um desses motivos listados. Para todos eles existem soluções, veja as dicas a seguir.

1. Crie metas alcançáveis

Metas mirabolantes podem fazer com que aconteça a procrastinação no trabalho. Isso porque, ao se depararem com metas inalcançáveis, os profissionais se sentem incapazes e, como já vimos, esse é um dos motivos mais frequentes quando se trata de adiar entregas de trabalho.

2. Estimule o uso de agendas

Utilizar agendas com definições de prazos para entrega das atividades faz com que os profissionais se atenham a isso e não ultrapassem os limites definidos.

3. Adote técnicas de gestão de tempo

Existem técnicas de gestão de tempo, como a técnica Pomodoro, que consiste em dividir períodos de 25 minutos com foco total no trabalho e a cada período fazer um intervalo de 5 minutos. Então, se a pessoa fizer isso pelo menos 4 vezes seguidas, ela ganha direito a 30 minutos de intervalo. Essa técnica estimula que o profissional se mantenha focado no trabalho por um tempo considerável e deixe de procrastinar.

4. Mantenha a equipe motivada

Uma equipe motivada trabalha bem naturalmente e não tem problemas com procrastinação no trabalho. Para motivar os colaboradores é preciso valorizá-los, oferecer oportunidades de crescimento na empresa, mantê-los mentalmente saudáveis e num ambiente de trabalho agradável.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: