Promoção de cargo: como saber o momento certo?

Promoção de cargo: como saber o momento certo?

Existem inúmeras maneiras de manter os colaboradores motivados e a promoção de cargo é uma delas. Afinal, quando um profissional se sente estagnado em um trabalho e não enxerga oportunidades de crescimento, logo ele desanima ou procura por novas oportunidades em outro lugar.

Apesar de ser um ótimo motivador, uma promoção deve ser muito bem pensada e deve levar muitos quesitos em consideração. Isso quer dizer que a promoção deve ser benéfica para a empresa também, e não só para o colaborador. Portanto, antes de tomar a decisão de promover um funcionário leia esse post para ter certeza que esse é o momento (e o profissional) certo!

Como saber quando fazer a promoção de cargo?

Como mencionamos acima, saber o momento certo de fazer a promoção de cargo de um profissional é essencial para que a empresa não saia prejudicada. Portanto, se atente às dicas a seguir:

onboarding

Se certifique da necessidade da vaga

Antes de mais nada você precisa ter certeza de que a vaga para qual haverá uma promoção de cargo é mesmo necessária. Se o colaborador que ocupava aquele cargo anteriormente foi desligado da empresa ou mudou de cargo, provavelmente a vaga precisa de um novo profissional.

Mas existem também os casos em que uma nova vaga de emprego é criada na empresa. Isso acontece frequentemente quando as organizações estão crescendo e cargos gerenciais precisam ser criados. Nessas situações, é preciso se assegurar de que realmente existe a necessidade de tal vaga.

Se a sua dúvida está entre contratar um novo colaborador e promover um funcionário que já atua na empresa, você deve avaliar o custo benefício. Isso porque contratar um novo talento pode sair mais caro para a organização. Porém, em determinados casos o investimento pode valer a pena. Coloque os prós e contras na balança.

Seja criterioso(a)

Na hora de fazer uma promoção de cargo tenha em mente todos os critérios que o profissional promovido precisa cumprir. Se necessário faça uma lista e avalie o colaborador como se estivesse fazendo uma seleção para a admissão de um novo funcionário.

Isso servirá para que você promova o funcionário somente se ele tiver todas as competências necessárias para tal função, evitando que mais tarde outra pessoa precise ocupar seu lugar. Por exemplo, se o novo cargo é de gerência, você precisa ter certeza das habilidades do funcionário a ser promovido como líder.

Saiba se a promoção é almejada pelo colaborador

Um dos pontos principais para que a promoção de cargo seja um sucesso é que o profissional promovido realmente queira o novo cargo. Para ter certeza de que essa é a vontade dele, manter uma comunicação transparente com os colaboradores é fundamental.

Caso o funcionário recuse o cargo para o qual foi promovido busque entender qual foi o motivo. Somente assim será possível buscar novas soluções.

Saiba dizer não à promoção de cargo

Caso você inicie todo o processo para realizar uma promoção, mas no meio do caminho algo te faz mudar de ideia, saiba como repassar a informação para a profissional.

Isso quer dizer que você precisa comunicar à pessoa que não será promovida, explicar os motivos e passar feedbacks. Dessa forma, se o motivo da não promoção de cargo foi por conta da falta de qualificação do profissional por exemplo, você poderá ajudá-lo a encontrar maneiras de se sair melhor em uma próxima oportunidade. É justamente por isso que treinamentos e investimento na carreira dos colaboradores são sempre muito bem-vindos!

Em resumo: avalie bem todas as alternativas para a ocupação do cargo. Entenda o contexto financeiro da empresa, o contexto de planos de carreira que foram criados para os profissionais, os talentos que estão disponíveis na organização etc. Somente assim é possível saber se é ou não o momento certo de fazer uma promoção de cargo.

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