Quais as vantagens e desvantagens do recrutamento às cegas?

Quais as vantagens e desvantagens do recrutamento às cegas?

Levar a diversidade e igualdade para dentro da empresa pode ser feito logo no início da admissão. Isso, claro, se você optar por um recrutamento às cegas – longe de preconceitos e conservadorismo. Algumas empresas têm optado por essa técnica e colecionado resultados.

Mas você deve estar se perguntando: recrutamento às cegas dá certo? A resposta está ao longo do artigo. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que é recrutamento às cegas?

Como citado acima, trata-se de uma maneira de levar a diversidade para dentro da empresa. O profissional de RH que costuma fazer as entrevistas para admissão, mesmo involuntariamente, pode sim, se apegar a algumas características pessoais e desenvolver empatia pelo candidato. É natural, desde que essa proximidade não interfira no processo seletivo. 

Por isso, o recrutamento às cegas é uma ótima opção para aqueles que visam a imparcialidade, seja por proximidade com o candidato ou discriminação (consciente ou inconsciente) por preconceito ou por falta de foco em seus aspectos profissionais.

A seleção às cegas visa contratações baseadas em desempenho e conhecimento técnico do candidato, buscando sempre as melhores habilidades do profissional sem se importar com sua imagem ou demais características. E bane de uma vez por todas aquela história de contratar “mulher bonita” para fazer o atendimento ao público, por exemplo.

No fim do processo, o considerado é aumentar a produtividade e contratar a pessoa que mais está preparada para assumir o cargo, isso porque a seleção às cegas não avalia idade, sexo, endereço, estado civil, formação e outros.

Como funciona a seleção às cegas?

Não tem segredo. Tudo está atrelado ao software de seleção que a empresa contratar. Ou seja, o candidato precisa entrar na plataforma e preencher os dados solicitados, após isso a empresa recebe um currículo “cego” – sem as informações pessoais do profissional.

Após isso, a triagem é feita e o recrutador analisa os CVs com base nas skills e competências dos candidatos. A próxima etapa – a entrevista presencial – é agenda por uma equipe terceirizada que faz diversas perguntas sobre as habilidades técnicas necessárias para a função.

Nessa fase é considerado se o profissional é apto a cumprir os requisitos do cargo. Vale destacar que a seleção às cegas deve ser adotada por empresas,  que se sentem preparadas para aceitar a diversidade por parte de todos, principalmente dos seus funcionários, e que tenham na cultura da empresa essa filosofia.

Vantagens e desvantagens da seleção às cegas

A seleção às cegas pode ser muito benéfica para a empresa. Misturar culturas, pessoas e contar com uma diversidade agrega valor e conhecimento entre equipe e dá uma ótima visão para quem está do lado de fora da organização. Por isso, separamos algumas vantagens/desvantagens, confira:

1. Imparcialidade 

A seleção às cegas é isso, a imparcialidade. Por isso, esse item é a primeira vantagem. Quando uma empresa se permite recrutar e admitir um profissional sem considerar a cor de pele, a faculdade que estudou ou o gênero e passa a priorizar a capacidade o talento desse candidato, certamente a igualdade prevalece, e a jornada desse colaborador irá somar aos resultados.

2. Diversidade 

Ao longo do artigo falamos sobre a diversidade nas empresas, e se você quer atingir um amplo mercado, ta aí a sua chance. Ter uma equipe variada e diversificada é um diferencial e tanto. A seleção às cegas rompe com os vícios da contratação e amplia as oportunidades, tanto para os candidatos quanto para a empresa.

3. Employer branding 

Como citado acima, uma equipe diversificada também é bem vista externamente, pela comunidade. E se torna um lugar interessante para se trabalhar.

4. Assertividade

Uma contratação feita às cegas prioriza as habilidades e nos aspectos técnicos do profissional, sendo assim, a contratação se torna mais assertiva.

5. Redução de custos 

Se o processo é mais assertivo, consequentemente há uma redução de custos, seja com as recontratações ou com as etapas em si.

6. Valorização do profissional 

Valorização sempre será uma vantagem para empresa e colaborador, pois toda etapa que visa a valorização profissional e há uma abordagem positiva é benéfica para os envolvidos e os resultados muito mais satisfatórios.

Desvantagem

  1. Processo mais demorado 

Como precisamos apontar uma desvantagem, destacamos o tempo um pouco maior, pois como não há os dados pessoais, como telefone pessoal, não há a possibilidade de tirar dúvidas. Porém, essa questão é mínima perto das vantagens que o processo feio às cegas pode garantir.

Em resumo, o recrutamento às cegas é uma modalidade pouco utilizada no Brasil, mas que vem ganhando espaço em grandes empresas, como o Nubank, por exemplo. Vale destacar que as vantagens desse processo são enormes e vale a pena deixar o conservadorismo de lado e apostar em um time diversificado.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: