Quais os principais desafios e dificuldades de uma PME

Quais os principais desafios e dificuldades de uma PME?

Quais os principais desafios e dificuldades de uma PME?

Quais os principais desafios e dificuldades de uma PME?

2022 é o seu ano e você decidiu abrir a empresa que sempre sonhou? Parabéns pela iniciativa!

Então já segue com a gente aqui na leitura porque no artigo de hoje falaremos justamente sobre quais são as principais dificuldades de uma PME e como contornar estas situações.

Como é configurada uma PME?

A pequena empresa é categorizada pela lei como um negócio que fatura mais de 360 mil reais, até 4,8 milhões por ano e que emprega até 49 profissionais.

Sendo assim, a lei que especifica todas essas características necessárias é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que está completa aqui.

Diversas pequenas empresas estão ao nosso redor, elas são a maioria no mercado. Existe uma média que diz que se a empresa não fechar no seu primeiro ano, tem muitas chances de progredir.

Da mesma maneira, existe um estudo econômico que demonstra que pequenas empresas passam a faturar apenas em seu terceiro ano de existência. E por isso é tão importante ter resiliência.

Os principais desafios

Existem alguns principais desafios que um empreendedor pode se deparar neste momento. Falaremos mais sobre estes ao decorrer do artigo.

O primeiro desafio é o capital inicial, isso porque dependendo do produto ou negócio que a sua empresa oferecer, precisará levantar um capital relevante para começar.

Esse capital é necessário para começar a produção do produto e toda a compra de matéria prima, assim como criar uma identidade visual para a marca e recrutar colaboradores.

Assim, é preciso que o empreendedor, antes mesmo de abrir o CNPJ necessário, calcule de quanto será necessário para dar um ponta pé inicial, e manter a empresa neste primeiro ano. E é por isso que um plano de ação é imperioso neste momento. desafios de uma PME

Por seguinte, o segundo desafio de uma PME é vender/lucrar/movimentar o serviço. Se você está oferecendo um serviço precisa que outros tenham interesse neste, ou então no seu produto/experiência.

Para que este passo dê certo é essencial ter um analista de mercado que indique porque, quando e por onde seguir em seu marketing e divulgação. Também é necessário abraçar as oportunidades, mesmo que isso fuja um pouco da sua área de conforto.

Finalmente, o terceiro desafio é ter pessoal capacitado.

Para uma pequena empresa é complicado ter muitos funcionários e equipes distintas e por isso focar em alguns profissionais pode ajudar.

Por exemplo, uma empresa não pode ficar sem um especialista contábil e um especialista de Recursos humanos. Isso porque estes são a base de uma empresa!

Entretanto, para economizar e poder focar em outros processos, a PME pode optar por um software inteligente como o do Lugarh.

E não se esqueça de estar atento as taxas do CNPJ e declarações legais que a PME precisa realizar!

Pronto! Agora você já conhece as principais dificuldades de uma PME e já está pronto para abrir a sua! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! <3  

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: