Quais são as vantagens da admissão digital?

Quais são as vantagens da admissão digital?

A admissão digital é o primeiro passo para modernizar o seu RH, pois quem trabalha no setor sabe o quanto esse processo pode ser burocrático. Assinaturas, documentos, processos de cópias e termos precisam estar em de acordo com a Lei. Mas, você sabe quais as vantagens da admissão digital?

Confira neste artigo. Boa leitura!

O que é admissão digital?

A admissão por si só, requer muitos processos. Por exemplo: logo que selecionado  o futuro colaborador precisa ir até o RH da empresa contratante levar os documentos e assinar formulários e o contrato de admissão. Já pensou no caso de faltar algum documento? Aí se agenda um novo encontro com o RH e funcionário só para a entrega do papel.

Sem contar no tempo que o RH leva para conferir, fazer cópias, armazenar e validar os documentos do trabalhador. É muito transtorno e perda de tempo em um processo que pode facilmente ser otimizado. 

Esse exemplo é a admissão “tradicional”. Já a admissão digital, que surgiu para facilitar todo esse processo e dar mais tempo ágil para os profissionais de Recursos Humanos, é uma ferramenta que permite a importação e o armazenamento de documentos na nuvem. 

Ou seja, o RH faz a solicitação dos documentos via software e o colaborador,  através de um link, preenche todos os dados e anexa os documentos. Eliminando a necessidade de comparecer na empresa. Assim que essa etapa for concluída, o RH recebe uma notificação e os dados são validados. 

Quais as vantagens da admissão digital?

A admissão 100% digital já é uma realidade dos RHs, por isso fica muito mais fácil apontar as vantagens que a ferramenta oferece ao setor. Confira! 

1. Diminuição dos papéis 

A primeira vantagem da admissão digital é a diminuição dos papéis, pois a tecnologia permite que os dados dos colaboradores sejam armazenados na nuvem em um servidor online.

Além disso, a prática contribui para a sustentabilidade, que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Menos papéis faz com que se libere espaço nas gavetas do setor, o que proporciona produtividade e um espaço mais “limpo” aos funcionários.  

2. Aumento da produtividade 

Você já deve ter percebido quanto a admissão digital pode proporcionar produtividade aos profissionais do RH. Mas não para por aí, o processo simplifica e agiliza a admissão, mas já parou para pensar no quanto de tempo se ganha se fizer mais de uma admissão? Além disso, os documentos enviados pelo software ficam disponíveis para averiguação a qualquer momento, permitindo que os funcionários foquem em outras atividades. 

3. Engajamento interno 

A admissão digital favorece a todos. Os funcionários que lidam com as contratações se sentem mais parte de ações estratégicas da empresa, visto que, como já citado, eles ganham tempo para focar em outras atividades e passam a não fazer mais tarefas repetitivas como as que o modelo tradicional de admissão requer. A motivação é certa

Os novos colaboradores também são beneficiados, uma vez que não há necessidade de sair de casa para fazer a entrega dos documentos, os funcionários validam os dados de forma rápida e podem ter a primeira experiência positiva com a empresa.

Em resumo, a admissão digital traz diversas vantagens para o setor de RH, tanto em ganho de tempo quanto produtividade.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão