Impostos Federais

Quais são os impostos federais para as empresas?

Quais são os impostos federais para as empresas?

Diariamente pagamos impostos para o Governo brasileiro. Essas tributações servem para que o Governo possa gerir e investir no Estado. Esses impostos não são pagos apenas pelas pessoas físicas, mas sim por pessoas jurídicas também. Mas afinal, você sabe quais são os impostos federais que as empresas estão sujeiras a pagar?

Quais são os tipos de impostos federais existentes?

Nesse post vamos especificar sobre os impostos federais. Mas como as taxas que devem ser pagas ao Governo é um fato que precisa de muita atenção, você tem que saber quais são os outros tipos de impostos existentes.

Além dos Federais, os tributos que devem ser conhecidos pelas empresas são os Estaduais, os Municipais e as Contribuições Previdenciárias.

onboarding

Impostos Federais com Simples Nacional

O Simples Nacional é um Regime Tributário muito conhecido pelas micro e pequenas empresas. Isso porque ele permite que essas possam pagar todos os tributos e impostos Federais, Municipais e Estaduais, em uma única guia.

Além disso, o Simples Nacional possui uma alíquota diferenciada que varia conforme o faturamento das empresas que chegam até R$ 4,8 milhões.

Impostos Federais

Como mencionamos anteriormente existem alguns impostos Federais que as empresas devem se atentar. Tais impostos são:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS);
  • Imposto sobre Importações (II).

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é um dos Impostos Federais e deve ser declarado trimestralmente ou anualmente. Os contribuintes obrigatórios do IRPJ são as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Sendo que as pessoas Jurídicas são tributadas por uma das seguintes formas:

  • Lucro presumido;
  • simples;
  • lucro real;
  • lucro Arbitrado.

Imposto sobre Produto Industrializado (IPI)

Já esse imposto Federal deve ser pago pelo contribuinte nos casos de importação (o desembaraço aduaneiro de produtos de procedência estrangeira) ou operação interna (a saída de produto de estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial).

Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)

O PIS não é exatamente um dos impostos federais, mas sim um programa no qual as empresas depositam contribuições em um fundo que paga certos benefícios aos funcionários.

Os benefícios que mais ouvimos falar pagos por conta do PIS são o abono salarial e o seguro desemprego. Nos casos de órgãos públicos, quem faz o papel do PIS é o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS)

Esse é um dos impostos federais que as empresas são obrigadas a pagar de acordo com seu regime tributário. Ele é calculado sempre com base na receita bruta que a empresa possui no momento em que apura o valor a ser pago. O objetivo desse imposto é financiar a Seguridade Social.

Imposto sobre Importações (II)

Por fim, entre os impostos federais existe o II que é referente à importação de produtos estrangeiros. Ou seja, a base de cálculo é o valor aduaneiro e a alíquota está indicada na Tarifa Externa Comum (TEC).

Enfim, esses são os impostos Federais que toda empresa deve conhecer e sempre se atentar para que nada seja deixado para trás!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: