Qual a importância do planejamento de um processo seletivo

Qual a importância do planejamento de um processo seletivo?

O processo seletivo é a porta de entrada para toda a organização, e fica a responsabilidade do RH em encontrar o profissional mais adequado para ocupar a vaga em aberto. Por isso, fazer o planejamento de um processo seletivo não é tarefa nada fácil. Para garantir o sucesso do processo, deve-se respeitar todas as etapas.

Vale ressaltar que para ter eficiência em todas as fases o uso das tecnologias e ferramentas podem tornar esse processo mais econômico e assertivo. Além disso, é sempre bom investir em um planejamento prévio para que não se perca nenhum detalhe e haja o máximo de aproveitamento.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto.

O que é o processo de recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção é todo o processo em que o RH busca um profissional para trabalhar na empresa específica. Esse processo acontece em duas etapas, o recrutamento e a seleção. Abaixo explicaremos o que cada um engloba.

Recrutamento é a fase que o RH busca, de forma um pouco mais geral, currículos de possíveis candidatos qualificados para vaga. Ou seja, é nessa fase que são selecionados profissionais que correspondem aos pré-requisitos mínimos e passam para a próxima fase.

É importante frisar que não é possível contratar um funcionário apenas com a fase de recrutamento, pois muitos profissionais se candidatam para as vagas e não possuem o perfil nem as qualificações que a empresa procura. Essa etapa pode ser feita através dos sites de divulgação de vagas, pelo site da empresa ou Redes Sociais como o Linkedin.

Já a seleção acontece depois da fase de recrutamento. Essa etapa consiste em selecionar o candidato que mais de adéqua a vaga, e também é o momento em que o RH faz os testes, avaliações, entrevistas, dinâmicas e o que mais achar necessário para conhecer o profissional. Uma seleção bem feita é fundamental para que a empresa continue com bons resultados. Esse sem dúvidas, é um dos fatores mais importantes para se realizar um planejamento de um processo seletivo.

Qual a importância do recrutamento e seleção?

Fazer um bom recrutamento e seleção é captar os melhores profissionais para o seu negócio. Por isso, vale a pena investir. Você já parou para pensar o quanto uma contratação equivocada pode afetar financeiramente o seu negócio? Além do desempenho do profissional não ser o esperado, o comportamento e os valores do funcionário podem deixar a desejar naquele momento e para aquela vaga, e isso pode afetar até a Cultura Organizacional da empresa.

Por isso, frisamos a importância de ferramentas capazes de identificar o perfil comportamental do candidato e até mesmos testes psicológicos adequados para cada etapa. Ou seja, ao mesmo tempo que o processo de recrutamento e seleção pode surpreender positivamente com a escolha de um candidato, sem um planejamento prévio, essa escolha pode ser prejudicial à saúde corporativa e acarretar diversos prejuízos como o aumento da taxa de turnover.

Quais os benefícios de fazer um planejamento do processo seletivo?

Tudo que é feito com planejamento, tem mais chances de dar certo. Por isso, fazer o planejamento de um processo seletivo e seguir a risca todas as etapas é meio caminho andado para ser assertivo na decisão da contratação. Mas agora, você sabe quais são os benefícios de se planejar o processo? Listamos alguns para te convencer que o planejamento do processo seletivo é essencial para um bom resultado. Confira.

  1. Proatividade;
  2. Planejar = economizar tempo
  3. Dinheiro bem investido
  4. Contratação eficiente
  5.  Recrutadores e funcionários trabalhando com o mesmo objetivo e motivados

Por isso, invista em um bom planejamento na hora do processo seletivo. Não esqueça de definir seus objetivos e desenvolver estratégias eficazes para uma boa contratação. Se quiser um guia completo com todas as etapas do processo de admissão, acesse o link.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão