backoffice

Qual é o papel do backoffice nas empresas?

Qual é o papel do backoffice nas empresas?

Você tem notado problemas nos processos internos e nas operações da empresa? Se sim, você precisa entender o que é backoffice e como ele pode ajudar a manter esses processos em ordem para que os bons resultados voltem a aparecer por aí!

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Backoffice! Continue lendo.

O que é Backoffice

O Backoffice é um termo que, em português, significa retaguarda. Em uma empresa, ele se refere às principais operações que ocorrem para que tudo aconteça de acordo com o que foi planejado e atinja o sucesso esperado.

Ou seja, são as operações internas que acontecem por trás do que o consumidor pode enxergar. Por exemplo, quando compramos algum produto, nós sabemos que iremos fazer o pedido, pagar por ele e depois recebê-lo. Porém, não ficamos pensando em toda a operação que existe para que isso aconteça.

A real importância do backoffice está em garantir que do pedido até a entrega, tudo aconteça de uma forma livre de erros, evitando assim, que a empresa tenha prejuízos ou outros tipos de problemas que poderiam afetar, de alguma maneira, o resultado final.

Apesar de os colaboradores que atuam na retaguarda não estarem na “linha de frente” da operação, eles são peças chave para que todos os processos internos funcionem perfeitamente. Até porque, embora o cliente ou consumidor se atente apenas ao resultado final, para que isso seja alcançado como a empresa promete, uma série de fatores internos acontecem no decorrer do caminho.

Resumindo: o backoffice garante que todas as operações internas da empresa aconteçam sem intercorrências. Para isso, ele atua como um suporte para os profissionais da linha de frente, como os vendedores por exemplo.

Qual é o papel dele nas empresas?

Se o backoffice é a retaguarda da empresa e também quem garante que todas as operações internas ocorram perfeitamente, quer dizer que seu papel nas organizações é justamente garantir a qualidade do serviço e minimizar qualquer impacto negativo caso algum erro seja identificado.

Isso quer dizer que, por mais comum que seja, nenhuma empresa quer que erros aconteçam na operação, justamente por conta dos resultados ruins que isso pode trazer. Então, o backoffice deve ou eliminar as chances desses erros acontecerem ou, caso não seja possível, identificá-los com antecedência para que dê tempo de atenuar a situação.

Um bom exemplo seria o caso de uma loja online vender um produto e, somente depois, perceber que o produto não existe mais no estoque. Nesse caso, se a empresa contasse com uma boa retaguarda esse problema não aconteceria. Isso porque os profissionais do estoque manteriam tudo organizado e evitariam confusões do tipo.

Quem compõe o backoffice?

Para entender melhor como o backoffice se aplicaria na sua empresa, é preciso saber quem são os profissionais que compõem a retaguarda. Em resumo, são todos os colaboradores, times e equipes que exercem funções que não são diretamente relacionadas com o core da organização.

Se formos analisar no caso de uma indústria, a retaguarda seria todos aqueles que não participam do processo de produção. Ou seja, o setor administrativo, o setor jurídico, o setor de Recursos Humanos, o estoque e todas as demais áreas da empresa que garantem o funcionamento dela.

Além de contar com pessoas, o backoffice conta com a tecnologia. Então, softwares de gestão empresarial também podem ser considerados como a retaguarda do empreendimento. Por exemplo, no caso do Lugarh, um software focado em admissão de funcionários, ele recebe todos os documentos admissionais e já os qualifica no eSocial. Esse processo garante o funcionamento funcionamento eficaz da operação.

Enfim, investir no backoffice da empresa pode gerar um pequeno gasto, mas esse custo será capaz de reduzir drasticamente possíveis prejuízos futuros!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: