Contratar um novo funcionário requer muita atenção. Além de ter a certeza que é a hora certa da contratação, você deve entender o cenário geral da sua empresa e estar em comum acordo com a gestão do setor para o qual o novo colaborador irá contribuir e, consequentemente, fazer a melhor escolha. Mas a pergunta é: como saber a hora certa de contratar funcionários novos?
Essa é uma dúvida recorrente, por isso decidimos esclarecer questões que possam te travar nesse momento da contratação e tornar essa fase muito mais planejada. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo!
Saiba a hora exata para contratar funcionários novos
Há diversos sinais que o Rh pode observar que demonstram que uma nova contratação seria bem-vinda e que ajustes precisam ser feitos no time. Por exemplo:
- Improdutividade da equipe;
- Ambiente de trabalho estressante;
- Atraso na entrega dos projetos;
- Funcionários sobrecarregados;
- Prazo de entregas apertado;
- Excesso de horas extras;
- Recusa de jobs por falta de colaboradores.
Ou seja, todos esses itens mencionados acima comprometem a qualidade do serviço e, consequentemente os ganhos da empresa, por isso assim que surgirem é indício de que você precisa fazer a contratação de novos funcionários.
Por onde eu começo?
Primeiramente, perceba os sinais citados acima, em seguida planeje a contratação, mas o mais importante é que você tenha as respostas para as seguintes perguntas.
- Sua empresa está preparada financeiramente para aumentar o custo fixo com a folha de pagamento em uma possível nova contratação?
- Existe uma demanda expressiva que valide contratar novos funcionários? Tem certeza que essa é uma necessidade que será solucionada com a nova contratação?
- Contratar esse funcionário tratá crescimento à empresa?
- Já considerou a possibilidade de terceirizar o serviço que o novo contratado irá fazer? (além de mais barato, evita uma contratação mal feita)
- A empresa apresenta estrutura física para essa nova contratação?
Portanto, se a maioria das respostas for sim, você realmente precisa de sangue novo na equipe. E agora é hora de dar início ao processo admissional. Planeje-se, aplique os pontos que citamos neste artigo, conduza de maneira eficiente o processo seletivo, comece o Onboarding e chegue na fase final: a contratação.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! 💙