Quando é a hora certa para contratar funcionários novos

Quando é a hora certa para contratar funcionários novos?

Contratar um novo funcionário requer muita atenção. Além de ter a certeza que é a hora certa da contratação, você deve entender o cenário geral da sua empresa e estar em comum acordo com a gestão do setor para o qual o novo colaborador irá contribuir e, consequentemente, fazer a melhor escolha. Mas a pergunta é: como saber a hora certa de contratar funcionários novos? 

Essa é uma dúvida recorrente, por isso decidimos esclarecer questões que possam te travar nesse momento da contratação e tornar essa fase muito mais planejada. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo! 

Saiba a hora exata para contratar funcionários novos 

Há diversos sinais que o Rh pode observar que demonstram que uma nova contratação seria bem-vinda e que ajustes precisam ser feitos no time. Por exemplo:

  • Improdutividade da equipe;
  • Ambiente de trabalho estressante;
  • Atraso na entrega dos projetos;
  • Funcionários sobrecarregados;
  • Prazo de entregas apertado;
  • Excesso de horas extras;
  • Recusa de jobs por falta de colaboradores. 

Ou seja, todos esses itens mencionados acima comprometem a qualidade do serviço e, consequentemente os ganhos da empresa, por isso assim que surgirem é indício de que você precisa fazer a contratação de novos funcionários.  

Por onde eu começo?

Primeiramente, perceba os sinais citados acima, em seguida planeje a contratação, mas o mais importante é que você tenha as respostas para as seguintes perguntas. 

  1. Sua empresa está preparada financeiramente para aumentar o custo fixo com a folha de pagamento em uma possível nova contratação? 
  2. Existe uma demanda expressiva que valide contratar novos funcionários? Tem certeza que essa é uma necessidade que será solucionada com a nova contratação?
  3. Contratar esse funcionário tratá crescimento à empresa?
  4.  Já considerou a possibilidade de terceirizar o serviço que o novo contratado irá fazer? (além de mais barato, evita uma contratação mal feita)
  5. A empresa apresenta estrutura física para essa nova contratação? 

Portanto, se a maioria das respostas for sim, você realmente precisa de sangue novo na equipe. E agora é hora de dar início ao processo admissional. Planeje-se, aplique os pontos que citamos neste artigo, conduza de maneira eficiente o processo seletivo, comece o Onboarding e chegue na fase final: a contratação. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: