Recrutamento digital: você sabe como aplicar?

Recrutamento digital: você sabe como aplicar?

O recrutamento digital, como o próprio nome já sugere, é quando o processo de recrutamento é feito de forma digital por meio de ferramentas próprias para isso!

Fazer o recrutamento de colaboradores de forma completamente digital traz uma série de vantagens para as empresas, incluindo redução de custos e claro, de tempo. Quer entender melhor sobre assunto e descobrir como aplicar na sua empresa? Então continue lendo esse artigo!

O que é recrutamento digital?

O recrutamento digital é o processo de recrutamento de novos colaboradores que acontece digitalmente. Ou seja, para que ele aconteça, são utilizadas ferramentas tecnológicas que têm o poder de auxiliar na elaboração dos anúncios de vagas, divulgação delas e atração dos interessados no cargo.

Existem alguns meios digitais diferentes para fazer o processo de recrutamento. Alguns exemplos desse meios são:

  • Páginas de carreira no site da empresa;
  • provas de habilidades online;
  • sites com banco de talentos como o BNE;
  • redes sociais como o Linkedin ou até mesmo Instagram e Facebook;

Apesar de usar os exemplos citados acima envolver o recrutamento de colaboradores online, não significa que a empresa que os utiliza, de fato, aplica estratégias de recrutamento digital. Isso porque outros pontos também são levados em consideração, mas falaremos disso mais a frente.

Por que aderir à essa forma de recrutamento?

Usar o recrutamento digital como forma de encontrar novos talentos para a empresa tem suas vantagens. Compilamos a seguir o porquê de aderir à essa estratégia de recrutamento:

  • Permite filtrar melhor o perfil dos candidatos de acordo com a vaga em questão;
  • Facilita o gerenciamento de vagas disponíveis;
  • Dá maior poder de alcance das vagas eliminando barreiras geográficas;
  • O banco de dados e de talentos se mantém sempre atualizado;
  • Possibilita a terceirização do recrutamento digital;
  • Facilita o dia a dia do RH, otimizando seu tempo com questões operacionais;
  • Torna a cultura organizacional mais atrativa para novos funcionários.

Como aplicar o recrutamento digital na empresa?

Como mencionamos antes, a estratégia de recrutamento digital não se limita a apenas utilizar ferramentas online de recrutamento. Afinal, existe toda uma estratégia por trás disso. Então, agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de aplicar o recrutamento digital na sua empresa, está na hora de entender como aplicar implementar a estratégia!

 

  1. Faça um planejamento financeiro

    O planejamento financeiro é necessário para que você saiba até onde pode ir na hora de desenvolver e aplicar a estratégia.

  2. Entenda as necessidades

    Cada nicho no empreendedorismo possui necessidades particulares. Por isso, é preciso que você entenda quais são as necessidades e perfis de profissionais que a empresa busca.

  3. Escolha quais plataformas usar

    De acordo com as necessidades e com o planejamento financeiro, defina quais serão as plataformas utilizadas. Será um site de recrutamento? Uma página de carreiras? As redes sociais? Ou todos eles?

  4. Faça uma boa divulgação de vagas

    A divulgação correta e específica das vagas facilita no processo de atração. Dessa forma, é possível atingir os candidatos certos para as vagas certas.

Enfim, planeje bem sua estratégia e escolha cuidadosamente quais ferramentas utilizar no recrutamento!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: