Recrutamento externo: veja o guia completo

Recrutamento externo: veja o guia completo

O recrutamento externo é a forma mais tradicional de recrutamento e seleção de profissionais. Possui diversas vantagens estratégicas para a empresa, como otimização do RH e atração de talentos com novas experiências.

Aliás, encontrar aquele profissional perfeito para a vaga é um sonho de todo gestor de RH. Bem como conseguir atrair os melhores candidatos e selecioná-los pode ser uma tarefa complicada.

Antes de mais nada, vamos só esclarecer duas coisas. O Recrutamento e Seleção, apesar de serem mencionados sempre juntos, são conceitos distintos:

  • Recrutamento: comunicar a vaga e atrair os candidatos;
  • Seleção: das pessoas que foram atraídas, é hora selecioná-las através de entrevistas, dinâmicas em grupo, entre outros métodos.

De tal modo, hoje vamos nos concentrar na fase de recrutamento, mais especificamente o externo. Vamos lá?

Qual a diferença entre o recrutamento externo e interno?

As diferenças entre recrutamento interno e externo são bem simples. Assim, o processo interno irá buscar nas pessoas que já trabalham na empresa para assumir uma nova posição. Diferentemente, o recrutamento externo buscará pessoas fora da empresa, no mercado de trabalho, para integrá-las no negócio.

Portanto, elas não são estratégias excludentes, em que você só pode utilizar uma ou outra. Pelo contrário, é sim possível utilizá-las ao mesmo tempo dentro da sua empresa.

De fato, o que irá determinar qual melhor metodologia é a capacidade do negócio de conseguir gerenciar o recrutamento externo (que é mais complexo) e se a vacância realmente necessita de novas pessoas.

Nesse sentido, o recrutamento interno é ótimo para motivar colaboradores que almejam subir ou mudar de cargo dentro da empresa. Além de ser simples, rápida e barata. Por isso é um método bastante utilizado pelos departamentos de RH. 

Porém, essa metodologia não agrega novas ideias, propicia a inovação ou causa uma renovação na cultura, pois continua-se tendo as mesmos pessoas de antes.

Dessa forma, se o negócio está se expandindo, não terá outra: será necessário fazer um recrutamento externo. 

Vantagens e desvantagens do recrutamento externo

As principais vantagens são:

  • Novas ideias, que é essencial para a inovação;
  • Aumento do capital humano e intelectual ao trazer novas pessoas com habilidades e experiências diferentes;
  • Renovação de cultura organizacional;

Porém, nem tudo é um mar de flores. Assim, o recrutamento externo provoca:

  • Desestímulo dos atuais funcionários que buscam subir de carreira;
  • Maiores custos;
  • Processo mais demorado;
  • Maior complexidade, necessitando de dedicar tempo ao planejamento dos processos e custos;

 

Apesar das desvantagens, o recrutamento externo é essencial para conseguir integrar sua equipe de profissionais capacitados. Isto é, através dessa solução a empresa poderá ter acesso maior de candidatos para a posição e encontrar o melhor perfil.

Do mesmo modo, trazer novos talentos permite que novas visões de mercados e oportunidades de melhoria sejam apontados, já que o novo profissional da equipe terá uma visão diferente daqueles que já se acostumaram com o modelo da empresa.

A diversificação do time também é importante para garantir uma equipe com sinergia, empatia, produtiva e motivada a atingir todos os objetivos de modo criativo.

Como implementar essa estratégia de recrutamento externo?

O processo de fazer o recrutamento e seleção externo é composto por várias etapas:

  1. Definir as necessidades da vaga;
  2. Divulgar a vaga nos diferentes meios disponíveis;
  3. Selecionar os melhores perfis;
  4. Conduzir entrevistas, dinâmica de grupo e outros;
  5. Contratar e ambientalizar a pessoa na equipe.

recrutamento externo

 

Ou seja, mais complexo e demorado que o processo interno, que será basicamente: identificar o profissional mais indicado, conversar sobre a oportunidade, se ele aceitar, fazer os trâmites burocráticos e integrá-lo na nova equipe.

Enfim, vamos avaliar os passos essenciais para poder implementar um recrutamento externo da maneira correta:

Avalie as necessidades da vaga

Antes de buscar os candidatos, é necessário saber quais habilidades e conhecimentos é esperado do profissional para o bom desempenho da função.

Portanto, converse com o gestor responsável pela área da vaga para entender qual o perfil de profissional ele está precisando.

Ademais, é nessa etapa que é possível definir se o recrutamento será interno ou externo. Através da conversa com o gestor responsável, será possível avaliar se dentro da empresa há aquele profissional que esteja em outra área.

Assim, há três casos:

  1. Não há profissionais dentro da empresa que possam ser alocados na vaga;
  2. Há poucos candidatos dentro da empresa;
  3. Há diversas opções de colaboradores atuais que podem preencher a vaga;

No primeiro caso o recrutamento externo é a única solução, pois não há colaboradores dentro da empresa para preencher a vacância.

Nesse sentido, no cenário 2 pode ser interessante um processo misto. Ou seja, ampliar as opções de candidatos através de um recrutamento externo, mas a decisão final irá depender dos perfis encontrados.

Contudo, caso haja funcionários atuais que possam preencher a posição e que não causará desfalque significativo na sua equipe atual, o recrutamento interno será a melhor opção.

Divulgue a oportunidade nos diferentes meios escolhidos

Tendo em mãos a descrição da vaga e conhecendo melhor o tipo de profissional buscado, é o momento de divulgar.

Assim, há diversas opções de serviços e plataformas para recrutamento, como:

  • Contratação de agências de recrutamento;
  • Contratação dos headhunters
  • Anúncios em jornais, revistas e rede sociais
  • Publicar a vaga em sites de recrutamento;
  • Através de indicações;
  • Parceria com instituições de ensino;
  • Uso do bancos de dados de processos de contratação anteriores;
  • Participação de feiras de emprego e de negócios.

Seleção

Na sequência, com os currículos e contatos de candidatos angariados na etapa anterior, é o momento de finalmente fazer as entrevistas e conhecer melhor qual será o próximo profissional da sua empresa.

O mais importante dessa fase e da próxima é que não seja um processo engessado. 

Assim, busque ser criativo e flexível, de modo a desafiar os candidatos de maneira associada e precisa ao cargo em questão. Isso permitirá em uma escolha mais acertada.

Processo de admissão

Por fim, com a escolha do novo integrante é hora de fazer os trâmites burocráticos e integralizar a nova pessoa na equipe.

Ademais, o processo de admissão pode ser bastante demorado engessado. Tendo que pedir documentos para o novo colaborador, esperar ele ir na empresa entregar a papelada, várias assinaturas… Enfim, algo que tira muito da produtividade de seu departamento de RH.

Portanto, a otimização do processo de admissão não deve ser esquecida. Assim, sua empresa poderá se beneficiar e muito de plataformas como a Lugarh que em 3 passos consegue finalizar a contratação. Saiba mais clicando aqui!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: