O que vem à sua mente quando falamos em recrutamento inteligente? Talvez aquele processo de R&S automatizado, que visa sempre encontrar o melhor talento para a empresa – e o mais estratégico também.
E é por aí mesmo! Essa tendência, que já é uma realidade para muitos RHs, traz para as empresas um recrutamento muito mais assertivo e estratégico, que é o sonho de qualquer recrutador ou empreendedor. Afinal, quanto menos erros se comete neste processo, menos se gasta no futuro com demissões, turnover e um novo processo de contratação.
Então vamos conhecer mais sobre o recrutamento inteligente?
O que é o recrutamento inteligente?
O recrutamento inteligente é aquele que utiliza de diversas ferramentas – principalmente as digitais – para localizar, atrair e engajar candidatos para uma vaga que está sendo divulgada. Essas ferramentas fazem uma triagem customizada a partir das necessidades do recrutador através de análise de currículo, testes comportamentais, de lógica, entre outros.
A tecnologia está muito presente no recrutamento inteligente, pois é por meio dela que os recrutadores usam dos testes online e da inteligência artificial para selecionar os melhores currículos para a vaga.
Esta abordagem, além de buscar automatizar ainda mais o recrutamento e seleção, também visa a redução de vieses inconscientes na contratação, que podem eliminar o melhor candidato da vaga por questões que não lhe cabem.
Vantagens do recrutamento inteligente para o tradicional
Coleta de documentos de forma digital
Já é tradição, durante a contratação de um candidato, o RH ficar cheio de cópias e mais cópias de documentos. Fora o trabalho que dá quando algo vem errado e o colaborador precisa voltar e entregar a cópia certa.
No recrutamento inteligente, ferramentas como o Lugarh eliminam esses processos através da admissão digital. Todos os documentos são enviados, recebidos, aprovados e armazenados de forma online e de acordo com as normas da LGPD.
Avaliação mais profunda do candidato
No recrutamento tradicional, pelas ações serem feitas praticamente todas de forma manual, há pouco tempo para aplicação, correção e avaliação de testes complementares, como o de lógica e o comportamental.
Já no recrutamento inteligente, esses testes são aplicados, corrigidos e analisados pela própria ferramenta, dando mais informações para que o recrutador consiga avaliar o candidato além das informações do currículo – sem gastar um tempo a mais do recrutador.
Acompanhamento do processo seletivo
Será que você já mandou um retorno para o candidato? E o teste de lógica, quem ainda não respondeu? Essas perguntas fazem parte do recrutamento tradicional, pois o acompanhamento não é automatizado.
Já no recrutamento inteligente, esse acompanhamento dos candidatos é feito pelas próprias ferramentas, deixando claro para o recrutador em que fase cada um está, quantos avançaram, entre outras informações.
Melhores resultados
Ao analisar melhor o candidato com o auxílio de testes complementares e com o apoio da inteligência artificial para análises de resultados, o recrutamento inteligente está menos sujeito a erros e vieses inconscientes no momento da seleção.
O recrutamento tradicional, por ser conduzido 100% por mãos humanas, está muito sujeito ao erro, além de contaminar as informações recolhidas por análises subjetivas.
Tudo começa com o primeiro passo
Quer transformar seus processos de R&S e começar a dizer adeus para o recrutamento tradicional?
Então comece pela admissão digital! Assim você ganha muito mais tempo para aplicar os outros processos do recrutamento inteligente para modernizar o seu RH.
Receba, aprove e organize os documentos dos novos contratados de forma online, deixando de lado as inúmeras cópias físicas e adequando o seu RH na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! 💙