O recrutamento online é mais uma ferramenta que surgiu para a modernização da área de Recursos Humanos. E com o passar dos anos, está virando mais uma necessidade do que algo da moda.
Com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que traz uma série de regras para o manuseio dos dados pessoais dos colaboradores – e também com o crescimento do trabalho remoto – o recrutamento tradicional traz mais empecilhos e perigos do que facilidades para o RH.
Independente de qual o tipo de contratação que você queira fazer, o recrutamento online transforma os processos de divulgação de vagas, recolhimento de currículos, aprovação de documentos e envio de contratos muito mais fáceis.
O que é o recrutamento online?
Como você já deve ter imaginado, o recrutamento online nada mais é do que a gestão do processo seletivo feito totalmente online. Desde a divulgação das vagas até a coleta das assinaturas dos contratos.
O recrutamento online é implementado com o auxílio de softwares de RH que possibilitam que todos esses processos sejam realizados com toda a segurança e dentro das normas da LGPD.
Como fazer o recrutamento online?
O processo de recrutamento é composto por várias pequenas etapas. Separamos aqui as principais, junto com algumas dicas de como você pode transformar seu recrutamento.
Atração: faça uso de sites de divulgação de vagas, como o BNE e o Trabalha Brasil, por exemplo. Redes sociais corporativas (ou não) também são uma boa maneira de disseminar suas vagas.
Seleção: realize entrevistas online, use os filtros de currículos dos sites de vagas e aproveita os testes disponibilizados em algumas ferramentas de recrutamento para aprimorar sua triagem.
Análise: esta é a parte menos digital do processo, mas que é alimentada pelos dados das etapas que vimos acima. Quanto mais dados, melhor será sua avaliação.
Contratação: utilize de softwares de admissão digital, como o Lugarh, para fazer a coleta, armazenamento e gerenciamento dos documentos de seus colaboradores de acordo com a LGPD. Se possível, também procure realizar a assinatura de contratos de forma online.
Quais são suas vantagens?
Mais agilidade e alcance na divulgação de vagas
O mundo online não tem barreiras! Com sites de divulgação de vagas, como o BNE e o Trabalha Brasil, por exemplo, basta você configurar uma vez a sua vaga e pronto! Caso precise inativá-la ou retomar o processo seletivo, tudo é resolvido muito facilmente.
Para vagas de contrato temporário, que precisam ser preenchidas com agilidade, essa agilidade é essencial!
Acompanhamento mais preciso do processo
Por ser um recrutamento online, o acompanhamento do processo também é feito pelos softwares.
No Lugarh, por exemplo, o recrutador consegue ver quem enviou ou não os documentos – além de ver quais estão ainda faltando, para conseguir acompanhar melhor este processo.
Experiência do candidato melhorada
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Com um recrutamento online, organizado e tecnológico, o candidato tem uma experiência muito melhor de onboarding. Já começa com o pé direito!
Segurança ao lidar com dados sensíveis
O recrutamento online permite um acompanhamento e rastreio das atividades que o tradicional não consegue fornecer. Na plataforma Lugarh, por exemplo, há um registro que acompanha cada alteração, aprovação ou atividade realizada com cada documento guardado na plataforma.
E tem desvantagem então?
Assim como tudo na vida, o recrutamento online também tem sua desvantagem e certamente você já deve ter percebido qual é.
Como este processo é totalmente online, pode ser que ele acabe ficando um pouco impessoal. Mas, isso é facilmente corrigido pela organização.
Basta observar quais processos são eliminatórios e rever a forma de aplicação deles. Será que o teste comportamental deve eliminar o candidato? Ou uma entrevista após esse teste pode ser que mude sua opinião sobre ele?
Lembre-se: a tecnologia está aí para facilitar e não limitar.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! 💙