Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, apesar de sem imprescindível, é um grande desafio na maioria das empresas mesmo que trabalhem presencialmente. Então, se para quem não tem que lidar com o fator da distância já é difícil, para as empresas que trabalham no formato Home Office é mais desafiador ainda.
É importante lembrar que manter uma boa comunicação interna e relacionamento interpessoal na organização é um dos pilares para o sucesso da empresa. Portanto, se você ainda não encontrou a melhor maneira de superar esse desafio, continue lendo esse artigo!
Por que é importante?
O relacionamento interpessoal se refere à interação que as pessoas têm entre si no meio social. Em cada meio, essa interação acontece de uma maneira diferente, mas é inegável que ela é importante em todos os âmbitos da vida das pessoas. Afinal, somos seres sociais.
Sendo assim, o relacionamento interpessoal no trabalho está diretamente ligado com a relação entre os colegas de trabalho. E mais do que isso, se refere à forma com a qual os colaboradores interagem e às suas condutas perante as crises, os conflitos, as diferenças, a competitividade etc.
Portanto, podemos dizer que um relacionamento interpessoal no ambiente corporativo é importante para que o clima organizacional se mantenha positivo. E se você está se perguntando o motivo do clima organizacional precisar se manter positivo, eu respondo.
Quando o ambiente e o clima na empresa estão desgastados, os colaboradores não se sentem motivados e muito menos felizes com seu trabalho. A consequência disso é um trabalho completamente improdutivo e ineficiente. Além disso, acontecem desentendimentos, disputas internas e competitividade além da conta.
Tudo isso afeta nos resultados dos profissionais e, consequentemente, nos resultados de lucratividade de empresa. Portanto, ao pontuar os benefícios do relacionamento interpessoal no trabalho, temos:
- Maior produtividade;
- clima organizacional mais saudável e positivo;
- reconhecimento profissional;
- dá satisfação aos colaboradores;
- traz vantagem competitiva no mercado;
- aumenta o respeito entre os colaboradores;
- melhora o trabalho em equipe;
- diminui a taxa de turnover;
- gera mais lucratividade;
- os profissionais se mantém mais engajados.
Como manter o relacionamento interpessoal no trabalho em Home Office?
Você já sabe a importância do relacionamento interpessoal no trabalho, mas como manter esse relacionamento quando os colaboradores trabalham em Home Office? A resposta desta pergunta é mais simples do que pode parecer, afinal, hoje em dia, estamos cercados de tecnologias que nos ajudam em praticamente tudo.
O primeiro passo então, é se lembrar que existem ferramentas que podem ser usadas no trabalho remoto, próprias para a interação de pessoas, alguns exemplos são:
- Ferramentas de videoconferência;
- Rede social da empresa;
- Grupos de WhatsApp ou Telegram da organização.
Depois de ter conhecimento das ferramentas, tenha em mente que, assim como presencialmente, quando se está a distância também é importante manter a escuta ativa, uma atitude positiva, o respeito, a abertura para críticas e feedbacks e, é claro, limites para evitar que o trabalho fique de lado e a produtividade diminua.
Como o relacionamento interpessoal no trabalho ultrapassa assuntos de cunho somente profissional, é interessante usar os grupos de WhatsApp com moderação no decorrer do dia para conversar sobre assuntos não relacionados ao trabalho. Outra ideia, é marcar uma videoconferência com os colegas de trabalho para fazer uma “reunião informal” e ter conversas que geralmente acontecem no horário de almoço ou no intervalo do trabalho.
Enfim, a solução é usar e abusar das ferramentas tecnológicas a favor da empresa e dos profissionais, sempre se atentando para que nem o profissionalismo e nem a convivência pessoal sejam deixados de lado!