Relacionamento interpessoal no trabalho x Home Office

Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, apesar de sem imprescindível, é um grande desafio na maioria das empresas mesmo que trabalhem presencialmente. Então, se para quem não tem que lidar com o fator da distância já é difícil, para as empresas que trabalham no formato Home Office é mais desafiador ainda.

É importante lembrar que manter uma boa comunicação interna e relacionamento interpessoal na organização é um dos pilares para o sucesso da empresa. Portanto, se você ainda não encontrou a melhor maneira de superar esse desafio, continue lendo esse artigo!

Por que é importante?

O relacionamento interpessoal se refere à interação que as pessoas têm entre si no meio social. Em cada meio, essa interação acontece de uma maneira diferente, mas é inegável que ela é importante em todos os âmbitos da vida das pessoas. Afinal, somos seres sociais.

Sendo assim, o relacionamento interpessoal no trabalho está diretamente ligado com a relação entre os colegas de trabalho. E mais do que isso, se refere à forma com a qual os colaboradores interagem e às suas condutas perante as crises, os conflitos, as diferenças, a competitividade etc.

Portanto, podemos dizer que um relacionamento interpessoal no ambiente corporativo é importante para que o clima organizacional se mantenha positivo. E se você está se perguntando o motivo do clima organizacional precisar se manter positivo, eu respondo.

Quando o ambiente e o clima na empresa estão desgastados, os colaboradores não se sentem motivados e muito menos felizes com seu trabalho. A consequência disso é um trabalho completamente improdutivo e ineficiente. Além disso, acontecem desentendimentos, disputas internas e competitividade além da conta.

Tudo isso afeta nos resultados dos profissionais e, consequentemente, nos resultados de lucratividade de empresa. Portanto, ao pontuar os benefícios do relacionamento interpessoal no trabalho, temos:

  • Maior produtividade;
  • clima organizacional mais saudável e positivo;
  • reconhecimento profissional;
  • dá satisfação aos colaboradores;
  • traz vantagem competitiva no mercado;
  • aumenta o respeito entre os colaboradores;
  • melhora o trabalho em equipe;
  • diminui a taxa de turnover;
  • gera mais lucratividade;
  • os profissionais se mantém mais engajados.

Como manter o relacionamento interpessoal no trabalho em Home Office?

Você já sabe a importância do relacionamento interpessoal no trabalho, mas como manter esse relacionamento quando os colaboradores trabalham em Home Office? A resposta desta pergunta é mais simples do que pode parecer, afinal, hoje em dia, estamos cercados de tecnologias que nos ajudam em praticamente tudo.

O primeiro passo então, é se lembrar que existem ferramentas que podem ser usadas no trabalho remoto, próprias para a interação de pessoas, alguns exemplos são:

  • Ferramentas de videoconferência;
  • Rede social da empresa;
  • Grupos de WhatsApp ou Telegram da organização.

Depois de ter conhecimento das ferramentas, tenha em mente que, assim como presencialmente, quando se está a distância também é importante manter a escuta ativa, uma atitude positiva, o respeito, a abertura para críticas e feedbacks e, é claro, limites para evitar que o trabalho fique de lado e a produtividade diminua.

Como o relacionamento interpessoal no trabalho ultrapassa assuntos de cunho somente profissional, é interessante usar os grupos de WhatsApp com moderação no decorrer do dia para conversar sobre assuntos não relacionados ao trabalho. Outra ideia, é marcar uma videoconferência com os colegas de trabalho para fazer uma “reunião informal” e ter conversas que geralmente acontecem no horário de almoço ou no intervalo do trabalho.

Enfim, a solução é usar e abusar das ferramentas tecnológicas a favor da empresa e dos profissionais, sempre se atentando para que nem o profissionalismo e nem a convivência pessoal sejam deixados de lado!

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