Reskilling e Upskilling são termos utilizados pelo RH que têm relação com o desenvolvimento de habilidades. Embora eles estejam relacionados com o mesmo ponto principal, eles possuem diferenças no que diz respeito à forma que o desenvolvimento acontece. .
Para entender quais são as diferenças entre os dois, é preciso saber exatamente o que significa esses termos. Então, caso você não saiba, leia este artigo para descobrir!
O que é Reskilling?
Se formos traduzir o te Se formos traduzir o termo Reskilling para o português, temos “requalificação” como tradução. O objetivo do reskilling é fazer com que uma profissional consiga desenvolver sua competência e e adquirir habilidades para que consiga se manter competitivo no mercado de trabalho. rmo Reskilling para o português, temos a palavra “requalificação”
Ou seja, ele se requalifica, aprende sobre novos temas e aprimora sua carreira, tornando possível que, caso queira, mude de função na empresa. A vantagem do reskilling é que esta prática aumenta a empregabilidade do profissional.
Enfim, o reskilling é uma prática que o profissional faz ao adquirir novas habilidades que permitem que ele se reinvente em sua carreira e vida profissional, justamente por estar se requalificando.
O que é Upsklling?
Diferente de Reskilling, Upsklling significa “aprimoramento”. Isso quer dizer que a prática de Upskilling diz respeito à prática que o profissional faz de se desenvolver ainda mais em sua área e seu campo de trabalho.
Ou seja, o profissional aqui, em vez de se requalificar para abrir um leque maior de possibilidades de emprego, se capacita e se desenvolve ainda mais nas habilidades e nas qualificações que ele já possui e deseja melhorar.
Praticar o upskilling agrega valor e torna o profissional mais atrativo em seu ramo no mercado de trabalho.
Quais são as diferenças?
Agora que explicamos separadamente o que é Reskilling e o que é Upskilling, vamos comentar sobre as principais diferenças que existem entre os dois. Assim, ficarão mais claros, todos os pontos que os diferem.
Embora ambos os termos indiquem algum tipo de desenvolvimento na área profissional, eles não tratam do mesmo tipo de desenvolvimento. Isso porque, um aumenta o leque de habilidades do profissional, e outro, aumenta seu grau de aptidão em uma habilidade específica.
Desse modo, para identificar as diferenças entre eles basta observar que, enquanto o Reskilling trata de requalificação profissional para que o indivíduo se aprimore e adquira novas habilidades, o Upskilling diz respeito ao aprimoramento profissional. Sendo assim, no Upskilling, o objetivo de quem o pratica é se tornar mais capacitado e desenvolvido em seu próprio ramo.
Além de que, no Upskilling a ideia é de que o profissional se torne mais atrativo e competitivo em sua área de atuação. Isso agrega valor à organização, pois assim, ela pode contar com um profissional mais qualificado e especializado em seu trabalho.
Por outro lado, o Reskilling tem como objetivo principal, fazer com que a pessoa aprimore sua profissão buscando aprender novas habilidades, aumentando assim, suas chances de empregabilidade. Seria, por exemplo, para um “ajuste de rota” na carreira, ou para se tornar apto para realizar um trabalho diferente do seu.