Retenção de talentos: como manter os talentos na empresa?

Retenção de talentos: como manter os talentos na empresa?

Retenção de talentos: como manter os talentos na empresa?

Encontrar bons profissionais no mercado pode ser uma tarefa difícil, mas depois de encontrá-los, o grande desafio é mantê-los na empresa. O departamento de Recursos Humanos e os gestores de cada equipe têm papeis fundamentais para que a organização consiga manter uma boa taxa de retenção de talentos. Mas como fazer isso?

Bom, para conseguir reter talentos é preciso aplicar estratégias e práticas diárias na empresa sempre visando manter a os colaboradores motivados e principalmente se sentindo valorizados no cargo em que ocupam. Nesse post vamos explicar tudo sobre como reter os melhores talentos!

O que é retenção de talentos?

Todas as empresas, independente do tamanho ou do nicho em que atuam, possuem algo em comum: a importância das pessoas que trabalham nela! Isso mesmo, as pessoas são o que as organizações têm de maior valor, até porque sem elas não seria possível executar nenhum tipo de trabalho.

É aí que entra a retenção de talentos, que nada mais é do que um conjunto de ações estratégicas que buscam manter os bons profissionais dentro de uma empresa. Afinal, nos dias de hoje a concorrência do mercado vai além da conquista de clientes. Ela se estende para a conquista dos colaboradores também.

Isso quer dizer que caso a empresa não cuide bem de seus talentos, ela com certeza não conseguirá mantê-los por perto por muito tempo!

Por que a retenção de talentos é importante?

Quem já participou de processos seletivos na posição de recrutador, sabe o quanto é difícil encontrar profissionais que, além de terem todo o conhecimento técnico necessário para o cargo, estejam alinhados com as expectativas e com os valores da empresa.

Esse é um dos pontos principais a serem observados quando falamos de retenção de talentos. Mas é claro que conseguir ter uma boa taxa de retenção de profissionais tem diversas outras vantagens importantes para a organização. Algumas delas são:

O ambiente organizacional se torna saudável

Para conseguir uma boa taxa de retenção de talentos, provavelmente a empresa proporciona boas condições de trabalho para seus colaboradores e, consequentemente, eles se tornam pessoas satisfeitas no trabalho. Quando os profissionais estão satisfeitos, o clima do ambiente de trabalho se torna muito mais leve e agradável.

E como é de se esperar o contrário também acontece. Um clima organizacional saudável e harmonioso também proporciona satisfação para os colaboradores que não terão motivos para querer sair da empresa!

A produtividade aumenta

O ambiente organizacional saudável faz com que as pessoas trabalhem com satisfação, certo? E como já estamos cansados de saber, profissionais satisfeitos com seu trabalho costumam sentir gosto por trabalhar e entregar mais resultados.

Então, entrando na cadeia de benefícios que a Retenção de talentos traz, a produtividade dos colaboradores aumenta, o que é benéfico para os funcionários e para a empresa também.

A empresa tem menos gastos

Uma baixa retenção de talentos está diretamente ligada com a alta taxa de Turnover. Ou seja, muitos funcionários são desligados da empresa, já que não se sentem satisfeitos em trabalhar nela.

E como todos sabem, cada desligamento gera gastos e gera também a necessidade de realizar novas contratações, que por sua vez, também gera mais gastos. Sendo assim, quando a organização consegue reter talentos ela economiza mais!

Como reter talentos?

Ao contrário do que muitos pensam, a retenção de talentos não está ligada somente a oferecer um salário alto. Apesar de ser um bom atrativo, hoje em dia as pessoas buscam muito mais do que isso nas vagas de emprego. Confira só essas dicas de como reter mais talentos:

  • Mantenha um ambiente agradável e livre de intrigas entre os colaboradores;
  • reforce a importância de uma boa gestão e liderança livre de intolerâncias desnecessárias;
  • se atente ao processo de Recrutamento e Seleção para sempre contratar as pessoas certas;
  • crie planos de carreira que façam sentido para os profissionais;
  • garanta que o ambiente de trabalho seja seguro;
  • ofereça salários e benefícios justos;
  • sempre reconheça o esforço e os resultados dos colaboradores;
  • proporcione crescimento e aprendizados para que os profissionais evoluam.

Essas são as premissas básicas para conseguir reter bons talentos na empresa. Entenda que a retenção de talentos deve ser uma preocupação diária para quem trabalha com gestão de pessoas e, por isso, deve sempre ser uma das prioridades!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: