RH 4.0 e a gestão de equipes que trabalham à distância

O Recursos Humanos já passou por diversas fases, desde ser um setor super burocratizado e focado em trabalhos completamente operacionais, até os dias de hoje, em que conta totalmente com a tecnologia para ter cada vez mais tempo focado em estratégias e na gestão de equipes e pessoas. Esse novo momento do setor, é conhecido como RH 4.0.

Você já ouviu falar nesse termo? Se não ouviu, leia esse conteúdo para descobrir o que é e entender como o RH 4.0 pode ajudar as empresas na gestão de equipes à distância.

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 é um RH em que os profissionais do setor têm a capacidade de usar de todos os recursos tecnológicos para trabalhar estrategicamente suas funções. Ou seja, eles ganham abertura e tempo para focar nas pessoas da organização, no clima organizacional, na cultura da empresa, no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados que a empresa gera.

Isso tudo acontece porque todo trabalho processual e operacional que antes ocupava grande parte do tempo do RH, hoje em dia pode ser feito em questão de alguns cliques, poupando o tempo do setor de Recursos Humanos. Por exemplo, até pouco tempo atrás, o processo de admissão era cheio de etapas e muito passível de erros. Já hoje, tudo pode ser feito online e de forma rápida e intuitiva por meio de aplicativos como o Lugarh.

Enfim, graças à evolução da tecnologia, surgiu o RH 4.0, que se resume em um departamento essencial para fazer a gestão de pessoas e equipes, avaliar a situação da empresa, monitorá-la e claro, propor situações e melhorias que façam a diferença na empresa.

Como ele ajuda na gestão à distância?

Já ficou claro que o RH 4.0 é um RH que usa a tecnologia como principal aliado, mas o que tudo isso tem a ver com a gestão de pessoas e de equipe à distância? Para entender a resposta desta pergunta, tenha em mente que na gestão remota, o uso da tecnologia é imprescindível.

Primeiramente, um fator crucial para que o setor de Recursos Humanos tenha a capacidade de aplicar estratégias de gestão, é que ele tenha tempo para isso. É aí que entra toda a tecnologia permitindo que o setor promova benefícios aos colaboradores, crie um sistema de avaliação interna, atraia os melhores profissionais, retenha talentos etc.

Além disso, outro ponto em que a tecnologia se fará muito presente, é no momento de aplicar a gestão do RH 4.0 em si. Pois para manter uma boa gestão de equipes, é preciso manter o contato próximo com os colaboradores e acompanhar de perto as atividades que estão sendo desenvolvidas.

Para manter o contato, ferramentas de comunicação como o Slack, Skype, Google Hangouts, entre outras, se fazem necessárias. Já para acompanhar as atividades e fazer de fato, o trabalho de gestão de equipes e pessoas, existem ferramentas próprias para isso. Por exemplo o Trello ou o Asana.

Fizemos um post no qual elencamos algumas ferramentas que podem ajudar com a gestão e o trabalho remoto. Para conferir é só clicar: Home Office: quais são as melhores ferramentas para trabalhar em casa?

Em suma, o RH 4.0, por ser totalmente tecnológico e estratégico, pode ser a solução para quem precisa gerir uma equipe em Home Office!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: