RH Digital: o que é e quais as suas vantagens?

RH Digital: o que é e quais as suas vantagens?

O RH Digital é uma resposta ao processo de empoderamento deste setor e aos avanços tecnológicos que surgiram na gestão das empresas. 

Planilhas, legislações, assinaturas, prazos e tantos outros processos burocráticos saturaram o RH com demandas operacionais. A consequência disso? O cuidado com os colaboradores da organização acabou ficando para depois.

Essa modernização do RH, por mais estranho que possa parecer, também vem da necessidade do retorno ao foco do setor no que ele precisa cuidar: as pessoas.

Então vamos compreender melhor o que é o RH digital, suas vantagens para as empresas e como você pode começar a modernizar o seu setor.

O que é o RH Digital?

Um RH é  considerado digital quando há a modernização e automação dos processos de RH através da implementação de softwares e ferramentas digitais.

Esta chegada dos softwares de RH e das metodologias ágeis para o setor, ocorreu uma otimização do tempo e uma digitalização dos processos repetitivos, fazendo com que os profissionais da área consigam dar mais atenção para as pessoas da organização e para ações estratégicas do setor.

Mas essa chegada do RH digital não aconteceu da noite para o dia, pois esta área está passando por constantes evoluções. Veja só as fases que o setor de Recursos Humanos já passou:

  • A primeira versão do RH, chamada de RH 1.0, era muito focada nas demandas trabalhistas, que hoje são atendidas pelo Departamento Pessoal.
  • Com a chegada do RH 2.0, também chegou o início da visão mais estratégica do RH, que tirou um pouco da sua atenção das questões trabalhistas e começou a olhar para a atração e retenção de talentos.
  • Continuando a evolução do setor, no RH 3.0 começou a ser implementado ferramentais mais digitais, para automatizar as demandas mais burocráticas e repetitivas. 
  • O RH 4.0 é evolução que estamos hoje, do RH Digital. Atualmente, as ferramentas digitais não são utilizadas apenas para otimização de processos, mas como fornecedoras de dados e métricas para decisões mais estratégicas em outros âmbitos, como Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento e Engajamento. 

Vantagens dessa modernidade no RH

Ações menos pautadas na subjetividade

Antes um departamento muito pautado na subjetividade, o RH vem ganhando espaço dentro das organizações como também parte da estratégia do negócio, por aplicar ferramentas, softwares e métricas para um acompanhamento mais data-driven.

Não queremos descartar a intuição aqui, pois lidar com pessoas requer um pouco desse feeling, com certeza. Mas, esses números trazidos pelas ações do RH Digital são importantes para que possamos direcionar melhor as ações do setor.

Setor menos reativo e mais proativo

Com a implementação de ferramentas digitais, como uma pesquisa regular de engajamento, por exemplo, o RH consegue identificar os setores ou profissionais que precisam de mais atenção. 

Assim, com o RH Digital, o departamento atua menos para reter na hora da saída e mais para manter e engajar durante a vida do colaborador na empresa.

Relevância do setor para o negócio

Com todos esses dados em suas mãos, o RH pode olhar de uma forma mais estratégica para suas ações. Assim consegue engajar, reter e qualificar profissionais para o avanço da organização em que está inserido.

Conformidade perante a Lei

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o armazenamento e recolhimento de dados precisa ser tratado com muito mais cautela pelo RH.

O RH Digital também age nesta questão, trazendo tranquilidade para o seu jurídico através da utilização de softwares de admissão digital. Estes fazem o armazenamento seguro e realizam o controle de acesso e atividades de cada documento lançado na plataforma.

O Lugarh é um software de admissão digital que nasceu para ajudar você a deixar o seu RH ainda mais digital.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: