RH estratégico X RH operacional: quais são as diferenças?

RH estratégico X RH operacional: quais são as diferenças?

RH estratégico X RH operacional: quais são as diferenças?

O Departamento de Recursos Humanos é indispensável em qualquer organização. Afinal, é ele quem cuida das pessoas da empresa, ou seja, o principal ativo de um empreendimento. Apesar de todos saberem da existência dessa área e terem uma certa noção do que ela faz, nem todos conhecem a diferenciação entre RH estratégico e RH operacional.

Ambos têm grande importância dentro da área de RH. Inclusive, podemos dizer que um complementa o outro garantindo todo o desenvolvimento necessário dos funcionários e das empresas, para que as funções sejam exercidas e alinhadas da melhor maneira possível.

Se você quer entender quais são essas diferenças, continue lendo esse artigo. Vamos explicar cada uma dessas subdivisões e deixar claro qual é a importância delas.

O que é RH estratégico

Pelo nome já é possível imaginar qual é o papel do RH estratégico. Esse departamento deve estar sempre focado em planejar e implementar as melhores estratégias e ações para que a empresa possa se desenvolver como um todo.

Para isso, quando se trata de RH estratégico, o profissional da área deve sempre se basear em dados e indicadores. Dessa forma ele pode atuar sobre o foco do problema ou sobre onde a melhoria precisa ser feita, visando a melhor estratégia para o momento.

É muito comum que essa área sempre traga novas soluções e inovações para uma organização. Em sua maioria, são soluções tecnológicas capazes de aumentar a produtividade e multiplicar os resultados dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Mas é claro que tudo isso é sempre feito focando no maior objetivo do Departamento Pessoal: a valorização e o desenvolvimento dos profissionais que trabalham na empresa.

onboarding

O que é RH operacional?

O RH operacional é o departamento conhecido por ter o formato mais tradicional que existe nas empresas. Ao contrário do RH estratégico, é ele quem cuida de toda a parte burocrática da empresa. Ou seja, cuida de todos os procedimentos padrões, como o controle de ponto e jornada, recrutamento e seleção de funcionários, folha de pagamento, etc.

Apesar de trabalhar com procedimentos completamente operacionais, essa área tem sido revolucionada e diversas tecnologias estão surgindo para automatizar e otimizar grande parte dos processos burocráticos. Assim, a área economiza seu tempo com trabalhos manuais e pode se dedicar à parte estratégica do departamento.

Bom exemplo disso é o Lugarh, um sistema de recrutamento, seleção e admissão de colaboradores que facilita todo esse processo integrando os dados e informações dos novos funcionários no momento de admiti-lo. Outro exemplo é o Oitchau, um sistema de controle de jornada que automatiza o processo de fechamento de ponto dos colaboradores.

Enfim, tanto o RH estratégico quanto o RH operacional são imprescindíveis para que a empresa possa desenvolver. E para que isso ocorra de uma forma natural e eficaz, é importante que todo o departamento esteja alinhado e sempre em busca de novas soluções para a melhoria de todas as partes.

Isso porque apesar de haver a divisão, o ideal é que exista uma coexistência dos dois modelos focando no objetivo comum: as pessoas da organização.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: