RH na quarentena: personalizar para aproximar.

RH na quarentena: personalizar para aproximar.

RH na quarentena: personalizar para aproximar.

A pandemia que vivemos atualmente trouxe muitas mudanças para o nosso cotidiano. Nem precisamos citar quais, pois só de ler esta frase já passou um filme em sua cabeça de todas as rotinas que foram alteradas desde a recomendação do isolamento social.

Pois bem, esta mudança também alterou a forma de trabalho de várias empresas, que saíram do presencial e foram para o esquema de trabalho remoto, home office ou teletrabalho – como queira chamar.

Nesta transição, uma coisa mudou drasticamente: a comunicação. E não estamos falando aqui sobre como os departamentos se comunicam ou coisas do gênero. Estamos falando sobre uma comunicação que antes era natural e agora se tornou robótica.

A mudança na comunicação que você nem percebeu

Pense assim: antes, quando alguém do produto precisava solicitar algo ao design, geralmente esses profissionais se encontravam para um bate papo rápido. Além de trabalho, falavam do jogo de ontem, da promoção de uma loja. Falavam de coisas do cotidiano, de coisas humanas.

Este momento, por mais simples que seja, tornava a realidade do trabalho algo mais humano.

Agora, para fazer a mesma solicitação, a pessoa do produto pensa no e-mail que vai mandar ou na mensagem que irá enviar pelo Teams, Telegram, WhatsApp ou qualquer outro meio de mensagem instantânea que vocês utilizem.

A comunicação se torna mais formal, objetiva e deixa o cotidiano, o humano, de lado.

O ser humano é um ser social. Que precisa do contato com o outro. Sim, esta forma objetiva de comunicação é bem melhor se pensarmos do lado profissional, mas do ponto de vista da saúde mental do seu colaborador, é necessário tentar resgatar, de alguma forma, o fator humano.

Não podemos mudar toda a comunicação que acontece na empresa, mas podemos dar uma atenção especial para aquela que atinge todos os colaboradores: a nossa comunicação interna. E é aí que entra a personalização de sua comunicação.

Comunicação personalizada na prática

Aqui no Grupo Employer, do qual o Lugarh faz parte, no dia do trabalhador não conseguimos entregar algo físico aos nossos colaboradores. Temos muitas sedes em vários locais do país, infelizmente ficou inviável.

Entretanto, podemos usar este momento para estabelecer uma comunicação personalizada e resgatar, mesmo que seja um pouco, a humanização no cotidiano dos colaboradores.

A ação foi simples: pedimos para cada líder escrever uma pequena frase, felicitando o seu liderado pelo dia do trabalho e enaltecendo suas qualidades profissionais. Para facilitar ao designers, o layout foi o mesmo para todo mundo, a única alteração foi no texto. Olha só um exemplo:

 

Desta forma, uma comunicação que seria massificada, sem personalidade, se torna mais próxima do colaborador. Esta ação é simples, porém ele se sente mais notado e a felicitação tem um peso muito maior por se tratar dele e não sobre “mais um no meio do todo”.

Como falamos, a ideia é simples, mas como se diz por aí: os pequenos detalhes fazem toda a diferença. E você, já pensou em como pode usar essa comunicação personalizada para a sua comunicação interna?

 

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