RH na quarentena: pesquisas que ajudam a ouvir

RH na quarentena: pesquisas que ajudam a ouvir

RH na quarentena: pesquisas que ajudam a ouvir

Nossos últimos conteúdos focaram bastante na comunicação mais humanizada nessa quarentena. Conversamos sobre a personalização da mensagem para que o colaborador se sinta mais protagonista e também sobre como as reuniões “olho no olho” são sim fundamentais neste tempo de isolamento social.

E agora, vamos falar sobre outra praticidade que também pode aprimorar sua comunicação com os colaboradores: a pesquisa.

Assim como o pessoal de produto escuta o cliente para saber qual é o real problema para que o produto/serviço consiga resolver ou o que é preciso mudar para melhorar, nós da parte de gestão de pessoas também precisamos ouvir nossos colaboradores para saber se está indo tudo bem.

E, principalmente, se o que implantamos internamente nesta época de isolamento tem trazido as melhorias que estávamos esperando.

Pesquisa em Gestão de Pessoas: quando usar

A pesquisa interna pode ter várias aplicações e vamos citar algumas aqui para você se inspirar e começar a usar esse método de “comunicação” bem eficaz com o seu colaborador.

– Validar alguma ideia antes de aplicar.

Acha que os meios de comunicação não são eficientes? Quer implementar algum processo que você acredita que vá ajudar o time? Bom, então pergunte pra eles antes!

Nossa visão sobre os processos, sobre as atividades da empresa são diferentes daquela dos colaboradores. Por exemplo: eu achava que a maioria do pessoal aqui do Lugarh nem olhava o e-mail, mas em uma pesquisa sobre meios de comunicação percebi que é a ferramenta mais usada!

Antes de sair aplicando suas ideias de melhoria, pergunte se o que você acha que é um problema é realmente um problema. De preferência, deixe as respostas abertas. Nada de “sim ou não”. Deixe que eles escrevam. Quem sabe ali você consiga identificar onde realmente você deveria estar focando sua atenção.

– Acompanhar uma ideia que já está em aplicação.

Seguindo a lógica do tópico anterior, vamos colocar aqui que essa ideia que você quer validar foi construída após ouvir os seus colaboradores.

Mesmo assim, é importante verificar o andamento deste novo projeto. Como ele está sendo aceito e se realmente conseguiu resolver o problema que estava incomodando o time.

Aqui cabe mais uma pesquisa, onde todos podem validar e sugerir melhorias para este projeto interno.

– Co-criar projetos com seu time.

Além de validar ideias e acompanhar a eficácia delas na prática, você também pode criar soluções em conjunto. Por exemplo, você pode fazer a seguinte pergunta: “Como melhorar nossa comunicação interna?”

Depois de receber todas as respostas, filtre o que é mais viável para este momento e coloque em votação as melhores ideias. Assim, a decisão em relação a comunicação interna não foi algo top-down, mas sim co-criado pelo time.

Participações nas pesquisas

Pode acontecer das suas primeiras pesquisas terem um baixo índice de participação – o que é normal. Se o seu time não está acostumado com este tipo de interação, é natural que eles estranhem no começo ou até acreditem que a opinião deles não é tão importante assim.

Por isso, aconselhamos fortemente que você tenha os líderes e colaboradores influenciadores ao seu lado. Mostre a importância das pesquisas, o benefício para o colaborador com esta atitude. Assim, seu número de participantes tendem a aumentar.

Lembre-se: quando mais pessoas participarem, melhor será sua amostragem da realidade. Então, faça campanhas que incentivem os colaboradores a engajarem na sua causa!

Ferramentas 

Por último, mas não menos importante: as ferramentas. Aqui, usamos bastante o Google Formulário para fazer nossas pesquisas. Tanto que já virou até motivo de piadinha interna.

 

Existem outras ferramentas, mas acreditamos que esta seja a mais fácil – além de ser gratuita. Como nos comunicamos pelo Telegram, também fazemos votações por lá, que são bem intuitivas.

E você, como irá utilizar a ferramenta de pesquisa na sua comunicação interna?

assinatura-jesse-lugarh

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: