RH Online

RH online: ferramentas que facilitam a vida do setor

RH online: ferramentas que facilitam a vida do setor

A mudança de hábitos das pessoas com o decorrer dos anos, influenciou todos os campos da sociedade. Nas empresas, é muito fácil notar isso pela maneira a qual os profissionais se comportam e, principalmente, pelas tecnologias e inovações que aparecem diariamente. Com toda essa evolução, nada mais natural do que o surgimento de um RH Online!

Como em qualquer outra área das empresas, o setor de Recursos Humanos está evoluindo e cada vez mais indo em direção à desburocratização e automatização dos processos que antes eram muito engessados e demorados. Você já sabe como tornar o RH da sua empresa mais digital e online? Nesse post vamos listar algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso! Continue lendo.

O que é RH Online?

O RH Digital ou RH Online, pode ser considerado como a revolução dos Recursos Humanos. Isso porque ele visa automatizar todos os processos que antes eram feitos manualmente (e quem trabalha no setor de Recursos Humanos há algum tempo sabe que não são poucos).

Essa automatização de processos traz maior autonomia para o setor e diminui o foco do trabalho operacional, aumentando o foco para o que realmente importa dentro das organizações, que são as pessoas. Sendo assim, o departamento se torna muito mais eficiente, reduz custos e elimina as chances de erros, sempre pensando de forma estratégica!

Ferramentas que tornam um RH online

O RH possui diversas funções, portanto a ideia de modernizar o setor com o RH online, envolve, se não todas, a maioria dessas funções. Por isso, hoje é muito fácil encontrarmos ferramentas no mercado que auxiliam desde o processo de Recrutamento, seleção e admissão, passando pelo controle e gestão de jornadas, até os cálculos de Folha de pagamento, rescisão etc.

Para ilustrar melhor, vou falar sobre cada um dos tipos de ferramenta separadamente. Vamos lá?

Inteligência artificial e o RH Online

Antes de mais nada, é importante falar sobre a importância do uso da inteligência artificial nas ferramentas. Caso você não conheça esse termo, a Inteligência Artificial está baseada numa tecnologia capaz de identificar padrões de comportamento para manter as tomadas de decisão o mais assertivas possível.

Ao aplicar isso no RH online, notamos a importância da tomada de decisões corretas e da constante melhora na gestão em cada um dos processos. É por isso que o uso da inteligência artificial se torna tão importante para o departamento de Recursos Humanos.

People Analytics para o RH online

Usar o People Analytics é usar dados para entender e gerir os colaboradores. Ao fazer isso em uma empresa, é possível tornar os profissionais mais eficientes, engajados, especialistas, criativos etc. Isso porque mensurar cada informação possível sobre os colaboradores permite que tudo seja melhorado.

O People Analytics não é uma ferramenta de RH online propriamente dita, mas usar essa metodologia, fica muito mais fácil com a ajuda de ferramentas digitais. Afinal de contas, essas ferramentas nos entregam informações em tempo real e de maneira muito fácil de serem visualizadas.

Podemos dizer até que quando temos fácil acesso a dados, é instintivo que os analisemos e é por isso que não podíamos de deixar de citar o People Analytics aqui nesse post.

Controle de ponto e jornada

O Controle de Ponto e jornada, sem dúvidas, é uma ferramenta que não pode ficar de fora quando falamos de RH online. Basicamente, o controle de ponto online permite que os colaboradores, por meio de seus próprios celulares ou de algum outro meio disponível (dependendo do serviço contratado), batam ponto para que o RH ou os gestores acompanhem tudo em tempo real.

Existem ferramentas que, além de permitirem a visualização e gestão completa do controle de ponto e de jornada online e em tempo real, fazem os cálculos de horas extras ou banco de horas e o fechamento de ponto automaticamente. Já imaginou poupar todo esse tempo para investir na parte estratégica do RH?

Outra questão que não podemos deixar de lado é que o controle de ponto, quando feito dessa maneira, se torna muito mais seguro e diminui as chances de fraude.

Folha de pagamento online

A Folha de Pagamento é um dos processos mais burocráticos e minuciosos dos Recursos Humanos, já que envolve muitos cálculos que, se feitos erroneamente, podem causar grandes prejuízos. Para a felicidade do setor, com a chegada do RH Online, algumas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar o processo.

A grande vantagem da folha de pagamento online é a agilidade e a precisão na hora de realizar os cálculos. Isso acontece por conta de a ferramenta fazer todo o processo automaticamente utilizando os dados que tem disponível nela.

Recrutamento e seleção online

Existem algumas ferramentas especializadas em Recrutamento e Seleção. Nelas, as empresas podem divulgar vagas de emprego e receber candidaturas de forma digital. Geralmente, a comunicação com os candidatos é feita por meio da própria plataforma.

Além de facilitar todo o processo de divulgação e seleção dos candidatos, muitas dessas ferramentas que ajudam a manter o RH online, contam com bancos de talentos próprios, o que facilita na hora de encontrar o profissional perfeito para cada cargo.

Admissão online

Outro processo muito comum na rotina do setor de Recursos Humanos é o de admissão. Ele costuma envolver uma lista de documentações e etapas a serem cumpridas. Embora seja complicado fazer tudo isso manualmente, o RH online trouxe ferramentas capazes de tornar a admissão muito mais ágil.

Um exemplo disso é o Lugarh, que permite fazer o pedido das documentações de forma online para os candidatos, que também podem enviar todas as cópias digitalizadas diretamente pela plataforma. Depois disso, a empresa só precisa conferir tudo e pronto: a contratação está feita.

Além disso, tudo fica armazenado na nuvem, os dados são automaticamente enviados para o eSocial e o RH pode gerenciar tudo pelo aplicativo.

Enfim, com essas ferramentas é possível desburocratizar o RH online e modernizar o setor. E quando o departamento de Recursos Humanos ganha tempo para dedicar de forma eficaz e estratégica aos profissionais da empresa, todos saem ganhando. Os funcionários se mantém motivados, engajados e em constante evolução, enquanto a empresa obtém melhores resultados em todos os setores!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: