RH Tech: a mais nova tendência do setor de Recursos Humanos
Saiba que o RH Tech é a mais nova tendência do setor de RH, diante de tantas mudanças no mundo dos negócios. Por certo, a transformação digital das empresas e o aumento da complexidade das funções de RH influenciaram diretamente nesse processo.
Isso porque a necessidade de maior eficiência na gestão dos colaboradores tornou-se essencial para gerar maior produtividade e engajamento com a empresa. Além de ser necessário obter maior assertividade nos processos de recrutamento e seleção.
Para entender como o RH Tech lida com todas essas demandas, continue lendo esse artigo que mostra como funciona um RH tecnológico. Além de explicar quais são as soluções tecnológicas inovadoras adotadas pelo setor de RH em transformação digital.
O que é e como funciona um setor de RH Tech?
Certamente, o termo RH Tech está associado com a adoção das inovações tecnológicas pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa. De fato, o aumento da complexidade das atividades de RH demonstraram a necessidade de melhorar os processos, tornando-os mais eficientes.
Como também adquirir maior agilidade e assertividade na realização de processos de recrutamento e seleção, além de aprimorar a forma de desenvolver a gestão de pessoas. Nesse sentido, a inovação e modernização do setor de RH tornou-se uma necessidade.
Sem dúvida, o advento da tecnologia da informação e da Internet propiciaram os meios para gerar a inovação do setor com a aplicação da tecnologia. Ou seja, adotar soluções tecnológicas para desenvolver as funções do setor de RH.
Assim, é fácil perceber que o objetivo de um RH Tech é inserir-se no processo de transformação digital, adotando soluções para potencializar as suas funções. Assim como aumentar a eficiência e eficácia de todos os processos da gestão de pessoas.
O que foi possível graças à automatização das rotinas e processos, que ao elevar a produtividade e assertividade do setor, liberou parte do tempo dos profissionais de RH. Com isso, foi possível dedicar mais tempo para desenvolver ações estratégicas para a área.
Principalmente, planejar as ações futuras e dar mais atenção para o gerenciamento dos colaboradores, visando melhorar o desempenho dos mesmos. Como resultado, ocorreu a redução de custos e a elevação da taxa de retorno sobre os investimentos no setor de RH.
O que é preciso para ser um RH Tech?
Certamente, não se trata apenas da adoção de inovações tecnológicas para ser considerado um RH Tech. De fato, é necessário que os objetivos e as metas do setor sejam alcançados por meio da adoção dessas ferramentas, gerando a modernização do mesmo.
Assim, ao incorporar as soluções tecnológicas específicas, o setor de RH assume características voltadas para o processo de transformação digital, tais como:
- otimização das rotinas com a automatização;
- diminuição dos processos burocráticos do setor;
- integração de processos de diferentes setores;
- alocação de todos os processos em uma única plataforma;
- análise e acompanhamento de métricas;
- otimização da experiência dos colaboradores;
- uso de redes sociais colaborativas;
- adoção da análise de dados para geração de valor para a empresa.
Como também implica na disseminação de uma nova cultura organizacional a partir de uma mudança de mentalidade. Isto é, que todos os membros da empresa passem a perceber o setor de RH inserido no processo de transformação digital.
O que envolve uma completa mudança de perspectiva para a gestão de pessoas, que tem o propósito de gerar maior produtividade do setor e engajamento dos colaboradores. Além disso, tende a favorecer a retenção de talentos e potencializar os resultados da empresa.
Por que RH Tech é a mais nova tendência para o setor de RH?
O RH Tech é a mais nova tendência para o setor de Recursos Humanos por estar na base de todas as tendências que são apontadas para o desenvolvimento da área. Para tornar isso mais claro, veja a seguir as principais tendências apontadas por especialistas para o setor de RH:
1.º – Maior utilização da Inteligência Artificial (IA) e automação, tendo em vista a crescente sofisticação dos sistemas de IA para o processo de recrutamento.
2.º – Uso de chatbots para o processo de recrutamento, realizando tarefas como responder às dúvidas dos candidatos e sendo aplicado nos processos iniciais de entrevistas.
3.º – Uso de ferramentas como Microsoft Teams, Slack, Trello e WhatsApp para manter contato com colaboradores e candidatos, além de organizar processos e atividades.
4.º – Melhoria das formas de gestão do trabalho remoto, exigindo que os profissionais de Recursos Humanos identifiquem as ferramentas mais adequadas para o gerenciamento do trabalho a distância.
5.º – Uso de ferramentas para controle e registro do ponto digital, que otimiza o trabalho do setor de RH, além de reduzir os erros em função dos processos manuais.
6.º – Utilização da gamificação em treinamentos de equipes, que facilita a retenção de informações de forma atraente e descontraída.
7.º – Maior enfoque na estratégia de Employee Experience, em que o setor de Recursos Humanos foca sua atenção em ações para melhorar a experiência dos colaboradores na empresa.
8.º – Maior ênfase para a realização de treinamento online, que permite potencializar as competências dos colaboradores da empresa, com maior flexibilidade e praticidade.
Conheça alguns dos benefícios de um RH Tech
Com toda a certeza, são inúmeros os benefícios de um RH Tech para as empresas, principalmente ao liberar os profissionais da área para atividades mais estratégicas. Nesse sentido, alguns dos benefícios obtidos com um RH tecnológico são os seguintes:
1.º – Maior eficiência com a automação de tarefas repetitivas e de rotinas, permitindo economizar tempo e liberar os profissionais para atividades estratégicas;
2.º – Permite o gerenciamento eficiente de um maior número de colaboradores, com otimização do tempo e rendimento da equipe;
3.º – Fornece insights valiosos para a tomada de decisão, ajudando os gestores de RH a identificarem tendências, problemas e oportunidades para a área;
4.º – Facilita o acesso às informações pelos colaboradores, além de permitir que aprendam novas habilidades, alterem informações pessoais, dentre outras possibilidades;
5.º – Auxilia para garantir que as políticas e práticas de RH estejam em conformidade com as leis e regulamentos relevantes;
6.º – Facilita o recrutamento e contratação de talentos, tornando o processo mais eficiente e eficaz, além de ser realizado com maior assertividade;
7.º – Maior precisão e exatidão das informações com a redução de erros operacionais e a existência de inconsistências;
8.º – Redução de custos com rotinas automatizadas e equipes mais ágeis, tendo mais assertividade na realização dos processos de RH.
As inovações tecnológicas adotadas pelo RH Tech
Certamente, existem muitas inovações tecnológicas disponíveis para o setor de Recursos Humanos para auxiliar as empresas em diversas funções. Desse modo, algumas das mais importantes e adotadas pelo RH Tech são os seguintes:
Sistemas de Informações de Recursos Humanos (HRIS)
Saiba que HRIS é a sigla para Human Resource Information System, que reúne os principais processos de Recursos Humanos em uma plataforma digital. Desse modo, serve para gerenciar informações e operações de RH dentro de uma organização.
De fato, é projetado para ajudar as empresas a planejar, controlar e gerenciar os colaboradores, reduzir o tempo e esforço necessário para administrar o pessoal e aumentar a eficácia das funções de recursos humanos.
Sistemas de Folha de Pagamento
O gerenciamento da folha de pagamento é uma das principais tarefas do setor de RH, sendo que concentra informações relevantes, envolvendo diversas áreas. Por exemplo, movimentação dos colaboradores, comissionamento e promoções, dentre outros.
Devido a sua importância deve ser integrada com o HRIS, visando assegurar o acesso a informações confiáveis. Isso porque realiza os cálculos e descontos que envolvem a remuneração dos colaboradores. Sem dúvida, é essencial para um RH Tech eficiente.
Sistemas de Gestão do Talento
São sistemas que ajudam as empresas no gerenciamento de todo processo de recrutamento, seleção e desenvolvimento dos talentos da empresa. Isto é, são softwares projetados para atrair, identificar, desenvolver, engajar e reter indivíduos talentosos.
O objetivo desses sistemas é gerenciar e potencializar o talento de funcionários para alcançar os objetivos estratégicos da organização. Nesse sentido, englobam vários módulos diferentes, cada um dedicado a um aspecto específico da gestão de talentos.
Sistemas de Rastreamento de Candidatos
Os Applicant Tracking System (ATS) correspondem a Sistemas de Rastreamento de Candidatos em sua tradução para o português. De fato, são sistemas que ajudam no rastreamento das candidaturas e automatização de partes do processo de contratação.
Sem dúvida, é uma ferramenta valiosa para um RH Tech, que pode ajudar as empresas a gerenciar de maneira mais eficiente e eficaz o processo de recrutamento e contratação.
Sistemas de Plataformas de Aprendizado e Desenvolvimento
Saiba que estas plataformas são também conhecidas como Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS, do inglês Learning Management System). De fato, são sistemas que fornecem plataformas de aprendizado online para treinamento e desenvolvimento contínuo.
Ou seja, é um tipo de software projetado para criar, administrar, rastrear, relatar e entregar programas de treinamento ou programas educacionais.
Sistemas de Gestão de Performance
São ferramentas que ajudam as empresas a realizarem a gestão de desempenho como um processo contínuo. De fato, os gestores se envolvem para planejar, monitorar e revisar o trabalho de um colaborador ou equipe e sua contribuição para a performance empresarial.
O principal objetivo da gestão de performance é promover a melhoria da eficácia dos colaboradores, motivando-os a um maior engajamento com a empresa. Por isso, é um componente chave da gestão eficaz de pessoas e retenção de talentos pelo RH Tech.
Sistemas de Análise de Dados de RH (People Analytics)
Saiba que as ferramentas de análise de dados de RH, também conhecidas como People Analytics, referem-se a técnicas e softwares que são usados para coletar, processar e analisar os dados de RH.
O objetivo dessas ferramentas é subsidiar as decisões das empresas com informações confiáveis sobre a gestão de pessoas. Com isso, conseguem melhorar a eficiência, a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
Sistemas de Engajamento dos colaboradores
São softwares destinados a melhorar a satisfação, a produtividade e a retenção de funcionários nas empresas. Por isso, são projetados para auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais envolvente e produtivo pelo RH Tech.
Além de oferecer uma variedade de recursos para estimular a comunicação, o reconhecimento, a colaboração e o desenvolvimento profissional. Uma vez que visam um ambiente de trabalho mais envolvente e produtivo.
Sistemas de Gestão de Benefícios
São sistemas que servem para administrar e rastrear os benefícios dos colaboradores, visando simplificar o processo de gestão de benefícios. Além disso, buscam melhorar a eficiência, reduzir os erros e garantir a conformidade com as regulamentações.
Sistemas de controle do tempo ou sistemas de registro de tempo
São softwares que servem para rastrear as horas trabalhadas pelos colaboradores, visando substituir os métodos tradicionais de controle de ponto. De fato, tornam o processo mais eficiente e preciso, além de evitar erros e otimizar os resultados.
Portanto, o RH Tech é a mais nova tendência do setor de RH, que engloba todos os avanços tecnológicos dos últimos tempos. Com certeza, gera maior assertividade e eficiência para a gestão de pessoas e crescimento da empresa.
Se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre RH Tech e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!