Saiba como fazer um teste de fit cultural no recrutamento e seleção!

Saiba como fazer um teste de fit cultural no recrutamento e seleção!

Assim como acontece na sociedade em geral, cada empresa também possui sua própria cultura. A cultura organizacional envolve diversos fatores e, no momento da contratação de um novo funcionário, é sempre preciso realizar um teste de fit cultural para se assegurar de que ambos seguem os mesmos princípios e ideias.

Você sabe o que é fit cultural e como fazer o teste na hora de recrutar novos colaboradores? Se não sabe você está no lugar certo! Vamos explicar tudo o que você precisa saber aqui nesse post.

O que é fit cultural?

Você já teve problemas ao contratar colaboradores que não duram muito tempo na empresa mesmo desenvolvendo um bom trabalho e ganhando bom salário e benefícios? Se sim, talvez o problema esteja na falta de fit cultural.

Sempre que estamos em sociedade ou em grupos de pessoas, estamos vivenciando uma cultura. Nas empresas não poderia ser diferente. Cada organização é regida por uma cultura.

Por exemplo, geralmente, em empresas mais tradicionais, a cultura é de hierarquia, em que as pessoas de cargos mais altos e com “mais poder” têm mais voz do que as pessoas em cargos menores e com “menos poder”.

Já empresas mais modernas, como startups, costumam ter uma cultura mais informal, em que todos têm voz e podem opinar e dar ideias. Inclusive, os tipos de liderança também costumar variar em cada empresa de acordo com suas culturas.

Bom, se cada empresa possui uma cultura diferente e cada indivíduo também vem de uma cultura diferente, antes de contratar um profissional é preciso fazer um teste de fit cultural. Ou seja, é preciso testar se a pessoa que está no processo de recrutamento e seleção se enquadra na cultura organizacional em questão.

Resumindo então, fit cultural é quando a cultura de um indivíduo (incluindo crenças, atitudes, forma de pensar etc) combina com a cultura da organização para a qual trabalha.

Como saber se o colaborador se enquadra na empresa?

Depois de ter definido exatamente a cultura da empresa, mapeando seus principais atributos, características, valores e forma de se portar perante as situações do dia a dia, é preciso colocar em prática um teste de fit cultural.

Para te ajudar com isso, elencamos algumas dicas de como testar o fit cultural entre empresa e colaborador:

 

  1. Crie uma página de carreiras

    Crie uma página de carreiras completa no seu site e nela, descreva exatamente como funciona a cultura empresarial definida por aí.

  2. Elabore uma boa descrição de vaga

    Sempre que for elaborar uma descrição de vaga não se esqueça de falar um pouco sobre a cultura da empresa. Isso porque, ao ler a descrição o próprio candidato já pode fazer um pré teste de fit cultural por conta própria.

  3. Aplique testes na hora da seleção

    No momento da seleção de colaboradores, aplique entrevistas testes comportamentais, procure realizar dinâmicas de grupo e, é claro, avalie o histórico profissional do candidato.

Os testes a serem aplicados podem variar muito dependendo de como é a cultura da empresa. No entanto, ao aplicá-los, assim como as entrevistas e as dinâmicas, é preciso avaliar cuidadosamente as respostas e o comportamento do candidato.

Agora é só aplicar o teste de fit cultural e se assegurar de a empresa reterá os melhores talentos que combinam com ela!

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