Assim como acontece na sociedade em geral, cada empresa também possui sua própria cultura. A cultura organizacional envolve diversos fatores e, no momento da contratação de um novo funcionário, é sempre preciso realizar um teste de fit cultural para se assegurar de que ambos seguem os mesmos princípios e ideias.
Você sabe o que é fit cultural e como fazer o teste na hora de recrutar novos colaboradores? Se não sabe você está no lugar certo! Vamos explicar tudo o que você precisa saber aqui nesse post.
O que é fit cultural?
Você já teve problemas ao contratar colaboradores que não duram muito tempo na empresa mesmo desenvolvendo um bom trabalho e ganhando bom salário e benefícios? Se sim, talvez o problema esteja na falta de fit cultural.
Sempre que estamos em sociedade ou em grupos de pessoas, estamos vivenciando uma cultura. Nas empresas não poderia ser diferente. Cada organização é regida por uma cultura.
Por exemplo, geralmente, em empresas mais tradicionais, a cultura é de hierarquia, em que as pessoas de cargos mais altos e com “mais poder” têm mais voz do que as pessoas em cargos menores e com “menos poder”.
Já empresas mais modernas, como startups, costumam ter uma cultura mais informal, em que todos têm voz e podem opinar e dar ideias. Inclusive, os tipos de liderança também costumar variar em cada empresa de acordo com suas culturas.
Bom, se cada empresa possui uma cultura diferente e cada indivíduo também vem de uma cultura diferente, antes de contratar um profissional é preciso fazer um teste de fit cultural. Ou seja, é preciso testar se a pessoa que está no processo de recrutamento e seleção se enquadra na cultura organizacional em questão.
Resumindo então, fit cultural é quando a cultura de um indivíduo (incluindo crenças, atitudes, forma de pensar etc) combina com a cultura da organização para a qual trabalha.
Como saber se o colaborador se enquadra na empresa?
Depois de ter definido exatamente a cultura da empresa, mapeando seus principais atributos, características, valores e forma de se portar perante as situações do dia a dia, é preciso colocar em prática um teste de fit cultural.
Para te ajudar com isso, elencamos algumas dicas de como testar o fit cultural entre empresa e colaborador:
-
Crie uma página de carreiras
Crie uma página de carreiras completa no seu site e nela, descreva exatamente como funciona a cultura empresarial definida por aí.
-
Elabore uma boa descrição de vaga
Sempre que for elaborar uma descrição de vaga não se esqueça de falar um pouco sobre a cultura da empresa. Isso porque, ao ler a descrição o próprio candidato já pode fazer um pré teste de fit cultural por conta própria.
-
Aplique testes na hora da seleção
No momento da seleção de colaboradores, aplique entrevistas testes comportamentais, procure realizar dinâmicas de grupo e, é claro, avalie o histórico profissional do candidato.
Os testes a serem aplicados podem variar muito dependendo de como é a cultura da empresa. No entanto, ao aplicá-los, assim como as entrevistas e as dinâmicas, é preciso avaliar cuidadosamente as respostas e o comportamento do candidato.
Agora é só aplicar o teste de fit cultural e se assegurar de a empresa reterá os melhores talentos que combinam com ela!