Salário sob demanda

Salário sob demanda é uma boa ideia?

Existem variadas formas diferentes de uma empresa remunerar seus funcionários. Quem define qual será a melhor forma é a empresa juntamente com o colaborador, já que eles podem negociar como ficará mais viável para os dois lados. Hoje, vamos explicar nesse post o que seria o salário sob demanda.

Você já ouvir falar nesse termo? Se não ouviu, leia para entender melhor do que se trata, mas se já sabe o que é, continue lendo esse artigo para saber se usar o salário sob demanda na sua empresa é, ou não é uma boa ideia!

O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda, também conhecido como pagamento on-demand, é uma forma de pagamento de salário que está ganhando cada vez mais adeptos no meio empresarial. Isso porque, tal forma de remunerar traz algumas vantagens e soluções para problemas com produtividade e absenteísmo.

A ideia do pagamento on-demand é, em vez de manter o pagamento sempre em um dia fixo do mês, sem ter a flexibilidade de pagar adiantamentos ao funcionário, dar a possibilidade ao colaborador de receber o salário pelos dias que já foram trabalhados quando ele solicitar.

Ou seja, nessa forma de remunerar, o pagamento do salário é feito de acordo com os dias já trabalhados mesmo que ainda não tenham sido quitados. Essa medida pode ajudar o colaborador com seu planejamento financeiro ou até mesmo em casos de emergências em que precisa do dinheiro.

A ideia do salário sob demanda é muito parecida com o que acontece em aplicativos como o Uber ou o 99Pop, por exemplo, que permite que os profissionais retirem o dinheiro com uma maior flexibilidade conforme vão acumulando corridas.

Apesar de parecer complicado a princípio por conta do controle da folha de pagamento, o salário sob demanda é mais fácil de fazer do que parece. A princípio, basta apenas que a organização tenha um controle de registro de ponto assertivo. Além disso, contar com um sistema automatizado de controle de horas e de folha de pagamento é a melhor opção aqui.

O processo para fazer o pagamento on-demand é da seguinte forma: O RH calcula as horas trabalhadas do colaborador, transforma essas horas em “saldo disponível” para que o funcionário retire e, por fim, o profissional pode solicitar a retirada do dinheiro quando julgar necessário. Sendo assim, esse valor é descontado do total de seu salário.

Quais são os benefícios do pagamento on-demand?

Além de ajudar os colaboradores com o planejamento mensal e saúde financeira, outras vantagens e benefícios vêm como consequência do salário sob demanda. Ao analisar essas vantagens, é possível entender até que ponto o pagamento on-demand é uma boa ideia para sua empresa. Veja a seguir:

  • Redução do estresse financeiro entre colaboradores, já que conseguem se planejar melhor financeiramente;
  • Melhora na saúde mental dos profissionais da empresa que não se preocupam com problemas financeiros;
  • Por estarem livres de problemas financeiros, o profissionais focam no trabalho ficam mais produtivos;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Diminuição do absenteísmo na organização;
  • Aumento do engajamento entre colaboradores e empresa e melhora na comunicação interna;
  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Diminuição da taxa de turnover ou taxa de rotatividade;

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: